Avaliação da deformação em lajes bidirecionais de concreto armado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Marcio Wrague
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Marcellino, Narbal Ataliba
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/6338
Resumo: A avaliação da deformação excessiva para peças fletidas de concreto armado é abordada pela norma em vigor. O texto conclusivo do projeto de revisão de 2001 adota para o cálculo de deformações em vigas, a inércia equivalente, que leva em consideração a contribuição do concreto não fissurado e entre as fissuras, que implica na consideração do aumento da rigidez da peça. Já para o caso das lajes bidirecionais de concreto armado, não é apresentada nenhuma formulação de inércia equivalente. O cálculo de flechas com inércia do estádio I fornece resultados contra a segurança nos casos de laje onde o momento de fissuração é ultrapassado em serviço e portanto a laje está fissurada. Já o cálculo com inércia do estádio II fornece resultados com flechas excessivas pois não considera a parte íntegra da peça e sua contribuição para o aumento da rigidez. Neste trabalho são apresentadas considerações para o cálculo do estado limite de deformação excessiva para as lajes bidirecionais. Como exemplo foram obtidas as flechas variando de 0,5 m para as dimensões 4x4 até 8x8 m adotando a inércia equivalente e considerando o momento de serviço para a definição do estádio a considerar no cálculo da flecha.
id FURG_8e6af8e1e64d8398b142073b50e71aa2
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/6338
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Avaliação da deformação em lajes bidirecionais de concreto armadoA avaliação da deformação excessiva para peças fletidas de concreto armado é abordada pela norma em vigor. O texto conclusivo do projeto de revisão de 2001 adota para o cálculo de deformações em vigas, a inércia equivalente, que leva em consideração a contribuição do concreto não fissurado e entre as fissuras, que implica na consideração do aumento da rigidez da peça. Já para o caso das lajes bidirecionais de concreto armado, não é apresentada nenhuma formulação de inércia equivalente. O cálculo de flechas com inércia do estádio I fornece resultados contra a segurança nos casos de laje onde o momento de fissuração é ultrapassado em serviço e portanto a laje está fissurada. Já o cálculo com inércia do estádio II fornece resultados com flechas excessivas pois não considera a parte íntegra da peça e sua contribuição para o aumento da rigidez. Neste trabalho são apresentadas considerações para o cálculo do estado limite de deformação excessiva para as lajes bidirecionais. Como exemplo foram obtidas as flechas variando de 0,5 m para as dimensões 4x4 até 8x8 m adotando a inércia equivalente e considerando o momento de serviço para a definição do estádio a considerar no cálculo da flecha.2016-08-16T15:10:13Z2016-08-16T15:10:13Z2002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMOURA, Marcio Wrague; MARCELLINO, Narbal Ataliba. Avaliação da deformação em lajes bidirecionais de concreto armado. In: V SIMPÓSIO EPUSP SOBRE ESTRUTURAS DE CONCRETO, 5., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo, 2002. Disponível em: <http://engipapers.com.br/artigos/00516ESPR2003.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/6338porMoura, Marcio WragueMarcellino, Narbal Atalibainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2016-08-16T15:10:13Zoai:repositorio.furg.br:1/6338Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2016-08-16T15:10:13Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da deformação em lajes bidirecionais de concreto armado
title Avaliação da deformação em lajes bidirecionais de concreto armado
spellingShingle Avaliação da deformação em lajes bidirecionais de concreto armado
Moura, Marcio Wrague
title_short Avaliação da deformação em lajes bidirecionais de concreto armado
title_full Avaliação da deformação em lajes bidirecionais de concreto armado
title_fullStr Avaliação da deformação em lajes bidirecionais de concreto armado
title_full_unstemmed Avaliação da deformação em lajes bidirecionais de concreto armado
title_sort Avaliação da deformação em lajes bidirecionais de concreto armado
author Moura, Marcio Wrague
author_facet Moura, Marcio Wrague
Marcellino, Narbal Ataliba
author_role author
author2 Marcellino, Narbal Ataliba
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Marcio Wrague
Marcellino, Narbal Ataliba
description A avaliação da deformação excessiva para peças fletidas de concreto armado é abordada pela norma em vigor. O texto conclusivo do projeto de revisão de 2001 adota para o cálculo de deformações em vigas, a inércia equivalente, que leva em consideração a contribuição do concreto não fissurado e entre as fissuras, que implica na consideração do aumento da rigidez da peça. Já para o caso das lajes bidirecionais de concreto armado, não é apresentada nenhuma formulação de inércia equivalente. O cálculo de flechas com inércia do estádio I fornece resultados contra a segurança nos casos de laje onde o momento de fissuração é ultrapassado em serviço e portanto a laje está fissurada. Já o cálculo com inércia do estádio II fornece resultados com flechas excessivas pois não considera a parte íntegra da peça e sua contribuição para o aumento da rigidez. Neste trabalho são apresentadas considerações para o cálculo do estado limite de deformação excessiva para as lajes bidirecionais. Como exemplo foram obtidas as flechas variando de 0,5 m para as dimensões 4x4 até 8x8 m adotando a inércia equivalente e considerando o momento de serviço para a definição do estádio a considerar no cálculo da flecha.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2016-08-16T15:10:13Z
2016-08-16T15:10:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Marcio Wrague; MARCELLINO, Narbal Ataliba. Avaliação da deformação em lajes bidirecionais de concreto armado. In: V SIMPÓSIO EPUSP SOBRE ESTRUTURAS DE CONCRETO, 5., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo, 2002. Disponível em: <http://engipapers.com.br/artigos/00516ESPR2003.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/6338
identifier_str_mv MOURA, Marcio Wrague; MARCELLINO, Narbal Ataliba. Avaliação da deformação em lajes bidirecionais de concreto armado. In: V SIMPÓSIO EPUSP SOBRE ESTRUTURAS DE CONCRETO, 5., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo, 2002. Disponível em: <http://engipapers.com.br/artigos/00516ESPR2003.pdf>. Acesso em: 07 jul. 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/6338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384359052771329