O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do Ensino Médio em escolas no norte de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Amanda Emanuele Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ramalho, Carla Chagas, Matos Sobrinho, José de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10837
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v.8, n.1,p.96-126, Jan./Jun. 2020.
id FURG_8e7ae611f3e003a591c6f86c33bf0549
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10837
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do Ensino Médio em escolas no norte de Minas GeraisTrabajo docente y cuestiones de género en las clases de educación física de secundaria en escuelas del norte de Minas GeraisTeaching work and gender issues in high school physical education classes in schools in northern Minas GeraisGêneroProfessoras(es)DesigualdadesGéneroMaestrosGenderTeachersInequalitiesRevista Diversidade e Educação, v.8, n.1,p.96-126, Jan./Jun. 2020.O gênero e suas expressões ocorrem através de construções sociais em diversos espaços, incluindo a escola. Com este entendimento, esta pesquisa teve como objetivo analisar como professoras(es) de Educação Física encaram as estruturas de gênero no contexto das suas aulas no Ensino Médio, em três escolas do norte de Minas Gerais. Utilizamos como metodologia a observação livre e a entrevista semi-estruturada. Categorizamos o resultado em cinco campos: Gênero e sexo biológico; Desigualdade de gênero na sociedade; Desigualdade de gênero nas aulas de Educação Física; Gênero como conteúdo nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e Aulas mistas ou co-educativas. Concluímos que se os(as) professores(as) não trabalharem com um olhar crítico em relação às questões de gênero, suas aulas são capazes de gerar e reforçar desigualdades que colocam homens e mulheres em posições diferentes socialmente. Assim, compreendemos como o trabalho docente deve ser permeado por debates críticos sobre gênero.El género y sus expresiones se producen a través de construccionessociales en diferentes espacios, incluida la escuela. Con este entendimiento, esta investigacióntuvo como objetivo analizarcómolos maestros de Educación Física enfrentanestructuras de género en el contexto de sus clases de secundaria, en tresescuelas en el norte de Minas Gerais. Utilizamos como metodología la observación libre y la entrevista semiestructurada. Clasificamos el resultado en cinco campos: género y sexo biológico; Desigualdad de género en la sociedad; Desigualdad de género en las clases de educación física; El género como contenido en las clases de educación física en la escuela secundaria y las clasesmixtas o mixtas. Concluimos que si los maestros no trabajanconunojo crítico en relaciónconlos temas de género, sus clasessoncapaces de generar y reforzar desigualdades que colocan a hombres y mujeres en diferentes posiciones sociales. Por lo tanto, entendemos cómo el trabajo de enseñanzadebe estar impregnado de debates críticos sobre el género.Gender and its expressions occur through social constructions in different spaces, including the school. With this understanding, this research aimed to analyze how Physical Education teachers (s) face gender structures in the context of their high school classes, in three schools in the north of Minas Gerais. We used as methodology the free observation and the semi-structured interview. We categorized the result into five fields: Gender and biological sex; Gender inequality in society; Gender inequality in Physical Education classes; Gender as content in Physical Education classes in High School and Mixed or co-educational classes. We conclude that if teachers do not work with a critical eye in relation to gender issues, their classes are capable of generating and reinforcing inequalities that place men and women in different social positions. Thus, we understand how the teaching work should be permeated by critical debates about gender.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-13T23:23:06Z2023-04-13T23:23:06Z2020-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONÇALVES, A. E. P.; RAMALHO, C. C.; MATOS SOBRINHO, J. A. O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do ensino médio em escolas no norte de Minas Gerais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 96–126, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11247. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11247. Acesso em: 12 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1083710.14295/de.v8i1.11247porGonçalves, Amanda Emanuele PereiraRamalho, Carla ChagasMatos Sobrinho, José de Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-13T23:23:06Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10837Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-13T23:23:06Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do Ensino Médio em escolas no norte de Minas Gerais
Trabajo docente y cuestiones de género en las clases de educación física de secundaria en escuelas del norte de Minas Gerais
Teaching work and gender issues in high school physical education classes in schools in northern Minas Gerais
title O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do Ensino Médio em escolas no norte de Minas Gerais
spellingShingle O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do Ensino Médio em escolas no norte de Minas Gerais
Gonçalves, Amanda Emanuele Pereira
Gênero
Professoras(es)
Desigualdades
Género
Maestros
Gender
Teachers
Inequalities
title_short O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do Ensino Médio em escolas no norte de Minas Gerais
title_full O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do Ensino Médio em escolas no norte de Minas Gerais
title_fullStr O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do Ensino Médio em escolas no norte de Minas Gerais
title_full_unstemmed O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do Ensino Médio em escolas no norte de Minas Gerais
title_sort O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do Ensino Médio em escolas no norte de Minas Gerais
author Gonçalves, Amanda Emanuele Pereira
author_facet Gonçalves, Amanda Emanuele Pereira
Ramalho, Carla Chagas
Matos Sobrinho, José de Andrade
author_role author
author2 Ramalho, Carla Chagas
Matos Sobrinho, José de Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Amanda Emanuele Pereira
Ramalho, Carla Chagas
Matos Sobrinho, José de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Professoras(es)
Desigualdades
Género
Maestros
Gender
Teachers
Inequalities
topic Gênero
Professoras(es)
Desigualdades
Género
Maestros
Gender
Teachers
Inequalities
description Revista Diversidade e Educação, v.8, n.1,p.96-126, Jan./Jun. 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-16
2023-04-13T23:23:06Z
2023-04-13T23:23:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, A. E. P.; RAMALHO, C. C.; MATOS SOBRINHO, J. A. O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do ensino médio em escolas no norte de Minas Gerais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 96–126, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11247. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11247. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10837
10.14295/de.v8i1.11247
identifier_str_mv GONÇALVES, A. E. P.; RAMALHO, C. C.; MATOS SOBRINHO, J. A. O trabalho docente e as questões de gênero nas aulas de educação física do ensino médio em escolas no norte de Minas Gerais. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 96–126, 2020. DOI: 10.14295/de.v8i1.11247. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11247. Acesso em: 12 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v8i1.11247
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384376690868224