Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonini, Fátima Aparecida Coelho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Petrenas, Rita de Cássia, Mokwa, Valéria Marta Nonato Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10977
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 71-80, Jul./Dez. 2018.
id FURG_91e887b76e5433466458e8f73f9a7f26
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10977
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarizaçãoEstán aquí para quedarse? Los hombres como professores en los años iniciales de la escuelaAre they back to stay? Men in the official teaching of the initial years of schoolingFormação docentePráticas escolaresGêneroFormación del profesoradoPrácticas escolaresGéneroTeacher trainingSchool practicesGenderRevista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 71-80, Jul./Dez. 2018.Buscamos refletir sobre a presença de homens no curso de Pedagogia, caracterizado como curso feminino, nas últimas décadas, em nosso país. Para atingir o objetivo, realizamos levantamento bibliográfico e aplicamos um questionário com quatro participantes, sendo a análise do material feita através da Análise de Conteúdo Temática. A análise procedeu a partir das questões respondidas, realizando agrupamentos de temas considerados análogos, através de aspectos relevantes destacamos a valorização dos participantes por cursarem o ensino superior, a vontade de continuar estudando em áreas da educação, a consciência que podem fazer a diferença na mudança da sociedade e que a temática de gênero é pouco discutida nos cursos de formação docente.Buscamos reflexionar sobre la presencia de hombres en el curso de Pedagogía, siempre caracterizado como un curso femenino durante las últimas décadas en nuestro país. Para alcanzar la meta, llevamos a cabo un enfoque bibliográfico y aplicamos un cuestionario realizado por cuatro participantes, y el análisis del material se llevó a cabo a través del análisis de contenido. El análisis procedió de las preguntas que fueron respondidas, haciendo grupos de temas similares. Como aspectos relevantes que surgieron, podemos destacar el valor que los participantes asignaron a la educación superior, la voluntad de continuar estudiando en áreas relacionadas con la educación, la idea de que pueden hacer una diferencia en la sociedad y que el tema del género es muy poco discutido en los cursos de formación docente.We sought to reflect about the presence of men in the Pedagogy course, always characterized as a female course for the last decades in our country. In order to reach the goal, we carried out a bibliographic approach and applied a questionnaire taken by four participants, and the analysis of the material was carried out through content analysis. The analysis proceeded from the questions that were answered, by making groups of similar themes. As relevant aspects that rose, we can highlight the value that the participants placed in higher education, the will to continue studying in areas related to education, the idea that they can make a difference in society, and that the gender theme is very little discussed in the teacher formation courses.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-17T22:39:44Z2023-05-17T22:39:44Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPETRENAS, R. C.; GONINI, F. A. C.; MOKWA, V. M. N. F. Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 71–80, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8454. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8454. Acesso em: 16 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1097710.14295/de.v6i2.8454porGonini, Fátima Aparecida CoelhoPetrenas, Rita de CássiaMokwa, Valéria Marta Nonato Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-17T22:39:45Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10977Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-17T22:39:45Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização
Están aquí para quedarse? Los hombres como professores en los años iniciales de la escuela
Are they back to stay? Men in the official teaching of the initial years of schooling
title Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização
spellingShingle Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização
Gonini, Fátima Aparecida Coelho
Formação docente
Práticas escolares
Gênero
Formación del profesorado
Prácticas escolares
Género
Teacher training
School practices
Gender
title_short Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização
title_full Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização
title_fullStr Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização
title_full_unstemmed Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização
title_sort Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização
author Gonini, Fátima Aparecida Coelho
author_facet Gonini, Fátima Aparecida Coelho
Petrenas, Rita de Cássia
Mokwa, Valéria Marta Nonato Fernandes
author_role author
author2 Petrenas, Rita de Cássia
Mokwa, Valéria Marta Nonato Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonini, Fátima Aparecida Coelho
Petrenas, Rita de Cássia
Mokwa, Valéria Marta Nonato Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Práticas escolares
Gênero
Formación del profesorado
Prácticas escolares
Género
Teacher training
School practices
Gender
topic Formação docente
Práticas escolares
Gênero
Formación del profesorado
Prácticas escolares
Género
Teacher training
School practices
Gender
description Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 71-80, Jul./Dez. 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2023-05-17T22:39:44Z
2023-05-17T22:39:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PETRENAS, R. C.; GONINI, F. A. C.; MOKWA, V. M. N. F. Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 71–80, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8454. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8454. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10977
10.14295/de.v6i2.8454
identifier_str_mv PETRENAS, R. C.; GONINI, F. A. C.; MOKWA, V. M. N. F. Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 71–80, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8454. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8454. Acesso em: 16 maio. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v6i2.8454
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384358966788096