Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10977 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 71-80, Jul./Dez. 2018. |
id |
FURG_91e887b76e5433466458e8f73f9a7f26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10977 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarizaçãoEstán aquí para quedarse? Los hombres como professores en los años iniciales de la escuelaAre they back to stay? Men in the official teaching of the initial years of schoolingFormação docentePráticas escolaresGêneroFormación del profesoradoPrácticas escolaresGéneroTeacher trainingSchool practicesGenderRevista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 71-80, Jul./Dez. 2018.Buscamos refletir sobre a presença de homens no curso de Pedagogia, caracterizado como curso feminino, nas últimas décadas, em nosso país. Para atingir o objetivo, realizamos levantamento bibliográfico e aplicamos um questionário com quatro participantes, sendo a análise do material feita através da Análise de Conteúdo Temática. A análise procedeu a partir das questões respondidas, realizando agrupamentos de temas considerados análogos, através de aspectos relevantes destacamos a valorização dos participantes por cursarem o ensino superior, a vontade de continuar estudando em áreas da educação, a consciência que podem fazer a diferença na mudança da sociedade e que a temática de gênero é pouco discutida nos cursos de formação docente.Buscamos reflexionar sobre la presencia de hombres en el curso de Pedagogía, siempre caracterizado como un curso femenino durante las últimas décadas en nuestro país. Para alcanzar la meta, llevamos a cabo un enfoque bibliográfico y aplicamos un cuestionario realizado por cuatro participantes, y el análisis del material se llevó a cabo a través del análisis de contenido. El análisis procedió de las preguntas que fueron respondidas, haciendo grupos de temas similares. Como aspectos relevantes que surgieron, podemos destacar el valor que los participantes asignaron a la educación superior, la voluntad de continuar estudiando en áreas relacionadas con la educación, la idea de que pueden hacer una diferencia en la sociedad y que el tema del género es muy poco discutido en los cursos de formación docente.We sought to reflect about the presence of men in the Pedagogy course, always characterized as a female course for the last decades in our country. In order to reach the goal, we carried out a bibliographic approach and applied a questionnaire taken by four participants, and the analysis of the material was carried out through content analysis. The analysis proceeded from the questions that were answered, by making groups of similar themes. As relevant aspects that rose, we can highlight the value that the participants placed in higher education, the will to continue studying in areas related to education, the idea that they can make a difference in society, and that the gender theme is very little discussed in the teacher formation courses.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-05-17T22:39:44Z2023-05-17T22:39:44Z2018-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPETRENAS, R. C.; GONINI, F. A. C.; MOKWA, V. M. N. F. Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 71–80, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8454. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8454. Acesso em: 16 maio. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1097710.14295/de.v6i2.8454porGonini, Fátima Aparecida CoelhoPetrenas, Rita de CássiaMokwa, Valéria Marta Nonato Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-05-17T22:39:45Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10977Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-05-17T22:39:45Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização Están aquí para quedarse? Los hombres como professores en los años iniciales de la escuela Are they back to stay? Men in the official teaching of the initial years of schooling |
title |
Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização |
spellingShingle |
Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização Gonini, Fátima Aparecida Coelho Formação docente Práticas escolares Gênero Formación del profesorado Prácticas escolares Género Teacher training School practices Gender |
title_short |
Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização |
title_full |
Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização |
title_fullStr |
Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização |
title_full_unstemmed |
Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização |
title_sort |
Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização |
author |
Gonini, Fátima Aparecida Coelho |
author_facet |
Gonini, Fátima Aparecida Coelho Petrenas, Rita de Cássia Mokwa, Valéria Marta Nonato Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Petrenas, Rita de Cássia Mokwa, Valéria Marta Nonato Fernandes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonini, Fátima Aparecida Coelho Petrenas, Rita de Cássia Mokwa, Valéria Marta Nonato Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Práticas escolares Gênero Formación del profesorado Prácticas escolares Género Teacher training School practices Gender |
topic |
Formação docente Práticas escolares Gênero Formación del profesorado Prácticas escolares Género Teacher training School practices Gender |
description |
Revista Diversidade e Educação, v. 6, n. 2, p. 71-80, Jul./Dez. 2018. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2023-05-17T22:39:44Z 2023-05-17T22:39:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PETRENAS, R. C.; GONINI, F. A. C.; MOKWA, V. M. N. F. Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 71–80, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8454. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8454. Acesso em: 16 maio. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10977 10.14295/de.v6i2.8454 |
identifier_str_mv |
PETRENAS, R. C.; GONINI, F. A. C.; MOKWA, V. M. N. F. Será que eles voltaram para ficar? Homens na docência dos anos iniciais de escolarização. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 71–80, 2019. DOI: 10.14295/de.v6i2.8454. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/8454. Acesso em: 16 maio. 2023. E-ISSN 2358-8853 10.14295/de.v6i2.8454 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384358966788096 |