Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/9101 |
Resumo: | Esta dissertação busca voltar à atenção dos educadores para a utilização de quatro metodologias de ensino: Situações Problema, Tecnologias da Informação e Comunicação, História da Matemática e Material Concreto, tendo como objetivo apresentar atividades diferenciadas envolvendo o estudo de funções exponenciais e logarítmicas. Estas ferramentas visam despertar o interesse e a participação dos discentes no processo de ensino e aprendizagem. Com o intuito de verificar a eficiência de tais estratégias didáticas no ensino da Matemática, realizou-se uma pesquisa com alunos do primeiro ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os resultados obtidos sugerem que os recursos didáticos utilizados são cativantes e capazes de aproximar o mundo matemático dos discentes. |
id |
FURG_93d6c12b6f43dfdd951982db349100e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/9101 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicasSituações problemaTecnologia da informação e comunicaçãoHistória da matemáticaMaterial concretoRégua de cálculoFunções exponenciaisFunções logarítmicasProblem situationsInformation and communication technologiesHistory of mathematicsConcrete materialSlide ruleExponential functionsLogarithmic functionsEsta dissertação busca voltar à atenção dos educadores para a utilização de quatro metodologias de ensino: Situações Problema, Tecnologias da Informação e Comunicação, História da Matemática e Material Concreto, tendo como objetivo apresentar atividades diferenciadas envolvendo o estudo de funções exponenciais e logarítmicas. Estas ferramentas visam despertar o interesse e a participação dos discentes no processo de ensino e aprendizagem. Com o intuito de verificar a eficiência de tais estratégias didáticas no ensino da Matemática, realizou-se uma pesquisa com alunos do primeiro ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os resultados obtidos sugerem que os recursos didáticos utilizados são cativantes e capazes de aproximar o mundo matemático dos discentes.This dissertation intends to show the use of four teaching methodologies: problem solving, information and communication technologies, History of Mathematics and manipulatives. This study aims to present differentiated activities involving the teaching of exponential and logarithmic functions. The use of these methodologies should enhance students interest on the learning process. In order to verify the efficiency of the practice and the didactic strategies applied to build the activities, students of the first year of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) were invited to solve them. The results obtained suggest that the didactic resources used are attractive and capable of bringing the mathematical world closer to the students.Poffal, Cristiana AndradeD Ávila, Cássia Gonçalves2020-10-04T22:13:38Z2020-10-04T22:13:38Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfD ÁVILA, Cássia Gonçalves. Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas. 2018. 99f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.http://repositorio.furg.br/handle/1/9101porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-10-04T22:13:38Zoai:repositorio.furg.br:1/9101Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-10-04T22:13:38Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas |
title |
Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas |
spellingShingle |
Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas D Ávila, Cássia Gonçalves Situações problema Tecnologia da informação e comunicação História da matemática Material concreto Régua de cálculo Funções exponenciais Funções logarítmicas Problem situations Information and communication technologies History of mathematics Concrete material Slide rule Exponential functions Logarithmic functions |
title_short |
Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas |
title_full |
Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas |
title_fullStr |
Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas |
title_full_unstemmed |
Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas |
title_sort |
Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas |
author |
D Ávila, Cássia Gonçalves |
author_facet |
D Ávila, Cássia Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Poffal, Cristiana Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D Ávila, Cássia Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Situações problema Tecnologia da informação e comunicação História da matemática Material concreto Régua de cálculo Funções exponenciais Funções logarítmicas Problem situations Information and communication technologies History of mathematics Concrete material Slide rule Exponential functions Logarithmic functions |
topic |
Situações problema Tecnologia da informação e comunicação História da matemática Material concreto Régua de cálculo Funções exponenciais Funções logarítmicas Problem situations Information and communication technologies History of mathematics Concrete material Slide rule Exponential functions Logarithmic functions |
description |
Esta dissertação busca voltar à atenção dos educadores para a utilização de quatro metodologias de ensino: Situações Problema, Tecnologias da Informação e Comunicação, História da Matemática e Material Concreto, tendo como objetivo apresentar atividades diferenciadas envolvendo o estudo de funções exponenciais e logarítmicas. Estas ferramentas visam despertar o interesse e a participação dos discentes no processo de ensino e aprendizagem. Com o intuito de verificar a eficiência de tais estratégias didáticas no ensino da Matemática, realizou-se uma pesquisa com alunos do primeiro ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Os resultados obtidos sugerem que os recursos didáticos utilizados são cativantes e capazes de aproximar o mundo matemático dos discentes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-10-04T22:13:38Z 2020-10-04T22:13:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
D ÁVILA, Cássia Gonçalves. Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas. 2018. 99f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. http://repositorio.furg.br/handle/1/9101 |
identifier_str_mv |
D ÁVILA, Cássia Gonçalves. Uma estratégia didática para o ensino de funções exponenciais e logarítmicas. 2018. 99f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187246622244864 |