Restrição calórica e fico cianina no processo do envelhecimento de ratos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Centenaro, Andressa
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Amaral, Francieli Ubirajara India, Guarienti, Cíntia, Viganó, Gabriela Sara, Colla, Luciane Maria, Costa, Jorge Alberto Vieira, Bertolin, Telma Elita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4392
Resumo: O envelhecimento da sociedade tem aumentado de forma significativa e, para explicar este fenômeno, a teoria do envelhecimento pelos radicais livres (RL) é uma das mais abrangentes e aceita na atualidade. Estratégias como a restrição calórica e o uso de antioxidantes podem contribuir na atenuação de RL e no retardo do processo do envelhecimento. Objetivou-se avaliar os efeitos da restrição calórica e da ficocianina no processo de envelhecimento de ratos. Foram utilizados quarenta ratos Wistar, machos, subadultos, distribuídos em quatro grupos: (1) de controle; (2) restrição calórica; (3) ficocianina; (4) restrição calórica e ficocianina. O período experimental foi de noventa dias durante os quais os ratos foram submetidos à pesagem semanal para análise de eficiência alimentar. No tempo final, os ratos foram sacrificados e tiveram seu córtex cerebral removido para dosagem de peroxidação lipídica pelo método de TBARS. O consumo alimentar entre os grupos não apresentou diferença, no entanto os resultados de eficiência alimentar mostraram que o tratamento aplicado aos grupos restrição calórica acrescido de ficocianina comprometeu o ganho de peso dos animais. Os tratamentos isolados de restrição calórica e de ficocianina mostraram valores de TBARS significativamente menores quando comparados ao de controle, assim como o grupo restrição calórica cujos valores obtidos foram menores que o grupo de controle e o restrição acrescido de ficocianina. Já o tratamento combinado da restrição e da ficocianina não apresentou diferença significativa quando comparado ao grupo de controle. Estes resultados sugerem ação sinérgica da restrição calórica e do antioxidante, que podem ter atuado de forma pró-oxidante.
id FURG_94a1140d673c0c17ad2c96cda18dc9bf
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4392
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Restrição calórica e fico cianina no processo do envelhecimento de ratosAntioxidantesEnvelhecimentoEstresse oxidativoO envelhecimento da sociedade tem aumentado de forma significativa e, para explicar este fenômeno, a teoria do envelhecimento pelos radicais livres (RL) é uma das mais abrangentes e aceita na atualidade. Estratégias como a restrição calórica e o uso de antioxidantes podem contribuir na atenuação de RL e no retardo do processo do envelhecimento. Objetivou-se avaliar os efeitos da restrição calórica e da ficocianina no processo de envelhecimento de ratos. Foram utilizados quarenta ratos Wistar, machos, subadultos, distribuídos em quatro grupos: (1) de controle; (2) restrição calórica; (3) ficocianina; (4) restrição calórica e ficocianina. O período experimental foi de noventa dias durante os quais os ratos foram submetidos à pesagem semanal para análise de eficiência alimentar. No tempo final, os ratos foram sacrificados e tiveram seu córtex cerebral removido para dosagem de peroxidação lipídica pelo método de TBARS. O consumo alimentar entre os grupos não apresentou diferença, no entanto os resultados de eficiência alimentar mostraram que o tratamento aplicado aos grupos restrição calórica acrescido de ficocianina comprometeu o ganho de peso dos animais. Os tratamentos isolados de restrição calórica e de ficocianina mostraram valores de TBARS significativamente menores quando comparados ao de controle, assim como o grupo restrição calórica cujos valores obtidos foram menores que o grupo de controle e o restrição acrescido de ficocianina. Já o tratamento combinado da restrição e da ficocianina não apresentou diferença significativa quando comparado ao grupo de controle. Estes resultados sugerem ação sinérgica da restrição calórica e do antioxidante, que podem ter atuado de forma pró-oxidante.2014-06-29T18:19:18Z2014-06-29T18:19:18Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCENTENARO, Andressa. et al. Restrição calórica e fico cianina no processo do envelhecimento de ratos. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v. 7, p. 80-89, 2010. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/view/1459/pdf>. Acesso em: 27 jun. 2014.1679-7930http://repositorio.furg.br/handle/1/4392porCentenaro, AndressaAmaral, Francieli Ubirajara IndiaGuarienti, CíntiaViganó, Gabriela SaraColla, Luciane MariaCosta, Jorge Alberto VieiraBertolin, Telma Elitainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2014-09-11T18:26:48Zoai:repositorio.furg.br:1/4392Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2014-09-11T18:26:48Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Restrição calórica e fico cianina no processo do envelhecimento de ratos
title Restrição calórica e fico cianina no processo do envelhecimento de ratos
spellingShingle Restrição calórica e fico cianina no processo do envelhecimento de ratos
Centenaro, Andressa
Antioxidantes
Envelhecimento
Estresse oxidativo
title_short Restrição calórica e fico cianina no processo do envelhecimento de ratos
title_full Restrição calórica e fico cianina no processo do envelhecimento de ratos
title_fullStr Restrição calórica e fico cianina no processo do envelhecimento de ratos
title_full_unstemmed Restrição calórica e fico cianina no processo do envelhecimento de ratos
title_sort Restrição calórica e fico cianina no processo do envelhecimento de ratos
author Centenaro, Andressa
author_facet Centenaro, Andressa
Amaral, Francieli Ubirajara India
Guarienti, Cíntia
Viganó, Gabriela Sara
Colla, Luciane Maria
Costa, Jorge Alberto Vieira
Bertolin, Telma Elita
author_role author
author2 Amaral, Francieli Ubirajara India
Guarienti, Cíntia
Viganó, Gabriela Sara
Colla, Luciane Maria
Costa, Jorge Alberto Vieira
Bertolin, Telma Elita
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Centenaro, Andressa
Amaral, Francieli Ubirajara India
Guarienti, Cíntia
Viganó, Gabriela Sara
Colla, Luciane Maria
Costa, Jorge Alberto Vieira
Bertolin, Telma Elita
dc.subject.por.fl_str_mv Antioxidantes
Envelhecimento
Estresse oxidativo
topic Antioxidantes
Envelhecimento
Estresse oxidativo
description O envelhecimento da sociedade tem aumentado de forma significativa e, para explicar este fenômeno, a teoria do envelhecimento pelos radicais livres (RL) é uma das mais abrangentes e aceita na atualidade. Estratégias como a restrição calórica e o uso de antioxidantes podem contribuir na atenuação de RL e no retardo do processo do envelhecimento. Objetivou-se avaliar os efeitos da restrição calórica e da ficocianina no processo de envelhecimento de ratos. Foram utilizados quarenta ratos Wistar, machos, subadultos, distribuídos em quatro grupos: (1) de controle; (2) restrição calórica; (3) ficocianina; (4) restrição calórica e ficocianina. O período experimental foi de noventa dias durante os quais os ratos foram submetidos à pesagem semanal para análise de eficiência alimentar. No tempo final, os ratos foram sacrificados e tiveram seu córtex cerebral removido para dosagem de peroxidação lipídica pelo método de TBARS. O consumo alimentar entre os grupos não apresentou diferença, no entanto os resultados de eficiência alimentar mostraram que o tratamento aplicado aos grupos restrição calórica acrescido de ficocianina comprometeu o ganho de peso dos animais. Os tratamentos isolados de restrição calórica e de ficocianina mostraram valores de TBARS significativamente menores quando comparados ao de controle, assim como o grupo restrição calórica cujos valores obtidos foram menores que o grupo de controle e o restrição acrescido de ficocianina. Já o tratamento combinado da restrição e da ficocianina não apresentou diferença significativa quando comparado ao grupo de controle. Estes resultados sugerem ação sinérgica da restrição calórica e do antioxidante, que podem ter atuado de forma pró-oxidante.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2014-06-29T18:19:18Z
2014-06-29T18:19:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CENTENARO, Andressa. et al. Restrição calórica e fico cianina no processo do envelhecimento de ratos. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v. 7, p. 80-89, 2010. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/view/1459/pdf>. Acesso em: 27 jun. 2014.
1679-7930
http://repositorio.furg.br/handle/1/4392
identifier_str_mv CENTENARO, Andressa. et al. Restrição calórica e fico cianina no processo do envelhecimento de ratos. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, v. 7, p. 80-89, 2010. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/view/1459/pdf>. Acesso em: 27 jun. 2014.
1679-7930
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384363878318080