Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Freitas, André Luis Castro de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4762
Resumo: Considerando que Hegel tenha elaborado sua concepção de dialética tendo com ponto de partida o movimento compreende-se que o fez a partir de seus pressupostos idealistas, levando ao aprisionamento da existência a consciência oriunda da pura abstração. De outra forma, a proposta marxiana compreende a passagem do culto ao homem abstrato, definido por Hegel, a problematização desse homem pela ciência do real e de seu desenvolvimento histórico, realizando a inversão da dialética, quando a análise passa a viabilizar uma visão de que o universo vai se revelando tal como é. Compreende-se que as raízes do método dialético do conhecimento freiriano partem da influência da dialética proveniente do materialismo histórico proposto por Marx. O presente trabalho tem como objetivo problematizar o pensamento educacional de Paulo Freire, o qual encharcado pelo método dialético constituiu seu modo de pensar e fazer a educação. A partir de um estudo descritivo crítico intenciona-se elencar categorias que venham a demonstrar o trânsito do autor por entre diferentes visões de mundo, na busca de uma educação humana e libertária, apoiada no conceito marxiano de dialética. Nesse sentido, compreende-se inicialmente um estudo sobre as relações dialógicas e o método dialético freiriano. Essas relações promovem o encontro dos homens que pronunciam o mundo, com o intuito de (re) criar a história, onde o foco permanente é a reflexão sobre a realidade a qual não é entendida como abstrata e estática, mas sim como uma realidade concreta e processual da qual o sujeito faz parte e intervém.
id FURG_9e4085269cc585e77f34bacd1557448d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4762
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformaçãoDialéticaDiálogoConscientizaçãoEducação LibertadoraConsiderando que Hegel tenha elaborado sua concepção de dialética tendo com ponto de partida o movimento compreende-se que o fez a partir de seus pressupostos idealistas, levando ao aprisionamento da existência a consciência oriunda da pura abstração. De outra forma, a proposta marxiana compreende a passagem do culto ao homem abstrato, definido por Hegel, a problematização desse homem pela ciência do real e de seu desenvolvimento histórico, realizando a inversão da dialética, quando a análise passa a viabilizar uma visão de que o universo vai se revelando tal como é. Compreende-se que as raízes do método dialético do conhecimento freiriano partem da influência da dialética proveniente do materialismo histórico proposto por Marx. O presente trabalho tem como objetivo problematizar o pensamento educacional de Paulo Freire, o qual encharcado pelo método dialético constituiu seu modo de pensar e fazer a educação. A partir de um estudo descritivo crítico intenciona-se elencar categorias que venham a demonstrar o trânsito do autor por entre diferentes visões de mundo, na busca de uma educação humana e libertária, apoiada no conceito marxiano de dialética. Nesse sentido, compreende-se inicialmente um estudo sobre as relações dialógicas e o método dialético freiriano. Essas relações promovem o encontro dos homens que pronunciam o mundo, com o intuito de (re) criar a história, onde o foco permanente é a reflexão sobre a realidade a qual não é entendida como abstrata e estática, mas sim como uma realidade concreta e processual da qual o sujeito faz parte e intervém.Centro Paulo Freire - Estudos e pesquisas2015-03-03T17:02:16Z2015-03-03T17:02:16Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfFREITAS, Luciane Albernaz de Araujo; FREITAS, André Luiz Castro. Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE - Educação como prática da liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire, 8., 2013, Recife. Anais... Recife: Centro Paulo Freire - Estudos e pesquisas, 2013. Disponível em: <http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/viii-coloquio/paper/view/395/116>. Acesso em: 23 fev. 2015.http://repositorio.furg.br/handle/1/4762porFreitas, Luciane Albernaz de AraujoFreitas, André Luis Castro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2022-10-25T19:20:56Zoai:repositorio.furg.br:1/4762Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2022-10-25T19:20:56Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação
title Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação
spellingShingle Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação
Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
Dialética
Diálogo
Conscientização
Educação Libertadora
title_short Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação
title_full Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação
title_fullStr Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação
title_full_unstemmed Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação
title_sort Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação
author Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
author_facet Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
Freitas, André Luis Castro de
author_role author
author2 Freitas, André Luis Castro de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Luciane Albernaz de Araujo
Freitas, André Luis Castro de
dc.subject.por.fl_str_mv Dialética
Diálogo
Conscientização
Educação Libertadora
topic Dialética
Diálogo
Conscientização
Educação Libertadora
description Considerando que Hegel tenha elaborado sua concepção de dialética tendo com ponto de partida o movimento compreende-se que o fez a partir de seus pressupostos idealistas, levando ao aprisionamento da existência a consciência oriunda da pura abstração. De outra forma, a proposta marxiana compreende a passagem do culto ao homem abstrato, definido por Hegel, a problematização desse homem pela ciência do real e de seu desenvolvimento histórico, realizando a inversão da dialética, quando a análise passa a viabilizar uma visão de que o universo vai se revelando tal como é. Compreende-se que as raízes do método dialético do conhecimento freiriano partem da influência da dialética proveniente do materialismo histórico proposto por Marx. O presente trabalho tem como objetivo problematizar o pensamento educacional de Paulo Freire, o qual encharcado pelo método dialético constituiu seu modo de pensar e fazer a educação. A partir de um estudo descritivo crítico intenciona-se elencar categorias que venham a demonstrar o trânsito do autor por entre diferentes visões de mundo, na busca de uma educação humana e libertária, apoiada no conceito marxiano de dialética. Nesse sentido, compreende-se inicialmente um estudo sobre as relações dialógicas e o método dialético freiriano. Essas relações promovem o encontro dos homens que pronunciam o mundo, com o intuito de (re) criar a história, onde o foco permanente é a reflexão sobre a realidade a qual não é entendida como abstrata e estática, mas sim como uma realidade concreta e processual da qual o sujeito faz parte e intervém.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-03-03T17:02:16Z
2015-03-03T17:02:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo; FREITAS, André Luiz Castro. Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE - Educação como prática da liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire, 8., 2013, Recife. Anais... Recife: Centro Paulo Freire - Estudos e pesquisas, 2013. Disponível em: <http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/viii-coloquio/paper/view/395/116>. Acesso em: 23 fev. 2015.
http://repositorio.furg.br/handle/1/4762
identifier_str_mv FREITAS, Luciane Albernaz de Araujo; FREITAS, André Luiz Castro. Freire e Marx, os caminhos da dialética: ação e reflexão para transformação. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL PAULO FREIRE - Educação como prática da liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire, 8., 2013, Recife. Anais... Recife: Centro Paulo Freire - Estudos e pesquisas, 2013. Disponível em: <http://coloquio.paulofreire.org.br/participacao/index.php/coloquio/viii-coloquio/paper/view/395/116>. Acesso em: 23 fev. 2015.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Paulo Freire - Estudos e pesquisas
publisher.none.fl_str_mv Centro Paulo Freire - Estudos e pesquisas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384409765052416