As hierarquias de gênero no ensino da educação física: a prática pedagógica nos olhares de alunos/as e professores do Ensino Fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Tatiana Roberta
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rosa, Marcelo Victor da, Castro, Jeimis Nogueira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10720
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 213-242, 2022.
id FURG_a5dae77261ade42d54347717933c8c7d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10720
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling As hierarquias de gênero no ensino da educação física: a prática pedagógica nos olhares de alunos/as e professores do Ensino Fundamental IIJerarquías de género en la enseñanza de la educación física: la práctica pedagógica en la opinión de estudiantes y profesores escuela primariaGender hierarchies in physical education teaching: pedgogical practice in the views of students and teachers elementary schoolEducação FísicaGêneroCurrículoPrática PedagógicaEducación FísicaGéneroReanudarPráctica PedagógicaPhysical EducationGenreResumePedagogical PracticeRevista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 213-242, 2022.O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi realizado um estudo com 96 alunos e alunas do nono ano do Ensino Fundamental com idade média de 15 a 17 anos e três professores homens de Educação Física. Metodologicamente o estudo se configura como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa e usou uma entrevista semiestruturada para obtenção dos dados, que foram trabalhados pela análise de conteúdo. A partir dos dados encontrados, verificamos que, apesar dos docentes trabalharem com aulas coeducativas, não significa que acontece a equidade de gênero, pois, percebemos que os conteúdos em sua maioria são esportivistas e repetitivos contribuindo para a perpetuação da hierarquia de gênero nas aulas de Educação Física, onde os meninos exibem discursos e atitudes sexistas.El artículo presenta parte de los resultados de una investigación que buscó investigar las prácticas pedagógicas y las jerarquías de género de estudiantes del noveno año de la enseñanza fundamental de la red municipal de Quatis (RJ). Se realizó un estudio con 96 alumnos y alumnas del noveno año de la Enseñanza Básica con una edad promedio de 15 a 17 años y tres profesores de Educación Física del sexo masculino. Metodológicamente, el estudio se configura como una investigación exploratoria de carácter cualitativo y utilizó la entrevista semiestructurada para la obtención de los datos, los cuales fueron trabajados mediante análisis de contenido. Con base en los datos encontrados, verificamos que, aunque los profesores trabajan con clases mixtas, esto no significa que la equidad de género ocurra, ya que percibimos que los contenidos son mayoritariamente deportivos y repetitivos, contribuyendo a la perpetuación de la jerarquía de género en las clases Educación Física, donde los chicos exhiben discursos y actitudes sexistas.The article presents part of the results of a research that sought to investigate the pedagogical practices and gender hierarchies of students in the ninth year of elementary school in the municipal network of Quatis (RJ). A study was carried out with 96 male and female students of the ninth year of Elementary School with an average age of 15 to 17 years and three male Physical Education teachers. Methodologically, the study is configured as an exploratory research of a qualitative nature and used a semi-structured interview to obtain the data, which were worked on by content analysis. Based on the data found, we verified that, although the professors work with coeducational classes, this does not mean that gender equity happens, as we perceive that the contents are mostly sportive and repetitive, contributing to the perpetuation of the gender hierarchy in the classes of gender. Physical Education, where boys display sexist speeches and attitudes.2023-03-15T22:00:16Z2023-03-15T22:00:16Z2023-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMEDEIROS, T. R.; ROSA, M. V.; CASTRO, J. N. AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 213–242, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14911. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14911. Acesso em: 14 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1072010.14295/de.v10i2.14911porMedeiros, Tatiana RobertaRosa, Marcelo Victor daCastro, Jeimis Nogueira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-15T22:00:16Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10720Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-15T22:00:16Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv As hierarquias de gênero no ensino da educação física: a prática pedagógica nos olhares de alunos/as e professores do Ensino Fundamental II
Jerarquías de género en la enseñanza de la educación física: la práctica pedagógica en la opinión de estudiantes y profesores escuela primaria
Gender hierarchies in physical education teaching: pedgogical practice in the views of students and teachers elementary school
title As hierarquias de gênero no ensino da educação física: a prática pedagógica nos olhares de alunos/as e professores do Ensino Fundamental II
spellingShingle As hierarquias de gênero no ensino da educação física: a prática pedagógica nos olhares de alunos/as e professores do Ensino Fundamental II
Medeiros, Tatiana Roberta
Educação Física
Gênero
Currículo
Prática Pedagógica
Educación Física
Género
Reanudar
Práctica Pedagógica
Physical Education
Genre
Resume
Pedagogical Practice
title_short As hierarquias de gênero no ensino da educação física: a prática pedagógica nos olhares de alunos/as e professores do Ensino Fundamental II
title_full As hierarquias de gênero no ensino da educação física: a prática pedagógica nos olhares de alunos/as e professores do Ensino Fundamental II
title_fullStr As hierarquias de gênero no ensino da educação física: a prática pedagógica nos olhares de alunos/as e professores do Ensino Fundamental II
title_full_unstemmed As hierarquias de gênero no ensino da educação física: a prática pedagógica nos olhares de alunos/as e professores do Ensino Fundamental II
title_sort As hierarquias de gênero no ensino da educação física: a prática pedagógica nos olhares de alunos/as e professores do Ensino Fundamental II
author Medeiros, Tatiana Roberta
author_facet Medeiros, Tatiana Roberta
Rosa, Marcelo Victor da
Castro, Jeimis Nogueira de
author_role author
author2 Rosa, Marcelo Victor da
Castro, Jeimis Nogueira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Tatiana Roberta
Rosa, Marcelo Victor da
Castro, Jeimis Nogueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Gênero
Currículo
Prática Pedagógica
Educación Física
Género
Reanudar
Práctica Pedagógica
Physical Education
Genre
Resume
Pedagogical Practice
topic Educação Física
Gênero
Currículo
Prática Pedagógica
Educación Física
Género
Reanudar
Práctica Pedagógica
Physical Education
Genre
Resume
Pedagogical Practice
description Revista Diversidade e Educação, v. 10, n. 2, p. 213-242, 2022.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-15T22:00:16Z
2023-03-15T22:00:16Z
2023-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, T. R.; ROSA, M. V.; CASTRO, J. N. AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 213–242, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14911. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14911. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10720
10.14295/de.v10i2.14911
identifier_str_mv MEDEIROS, T. R.; ROSA, M. V.; CASTRO, J. N. AS HIERARQUIAS DE GÊNERO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA : A PRÁTICA PEDAGÓGICA NOS OLHARES DE ALUNOS/AS E PROFESSORES/AS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 213–242, 2023. DOI: 10.14295/de.v10i2.14911. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/14911. Acesso em: 14 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v10i2.14911
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10720
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384370127831040