Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4828
Resumo: Os Encontros sobre Investigação na Escola constituem-se numa proposta de formação de professores que agrega licenciandos, professores da educação básica, professores da universidade e pós-graduandos num movimento de formação acadêmico-profissional do professor (DINIZ-PEREIRA, 2008). Os encontros foram propostos necessariamente pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) em Lajeado – RS. No decorrer dos anos o encontro agregou professores de todas as áreas do conhecimento e proporcionou a integração de diferentes níveis de ensino. As universidades proponentes do encontro nas suas dez edições foram: a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Os encontros no decorrer de uma década partilharam experiências vividas a respeito da sala de aula sendo a proposta de formação ancorada na escrita, na leitura e na relação dialógica a respeito destas experiências no espaçotempo1 da escola e da universidade. A presente trabalho de pesquisa de tese de doutoramento procura compreender a potencialidade dos Encontros sobre Investigação na Escola na formação permanente dos professores de Química. O corpus da pesquisa se constitui nos relatos de experiência de trabalhos que envolvem a sala de aula de Química no período de 2000 a 2010. A pesquisa percorreu alguns caminhos: o primeiro, a análise quantitativa e exploratória por meio dos anais dos encontros a respeito dos relatos inscritos na área da Química no período de dez anos, a análise qualitativa ancorada na proposição da Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007)- e a discussão teórica a respeito da epistemologia da prática pedagógica presente nos relatos inscritos pelos professores. No decorrer dos dez anos do encontro 240 trabalhos de Química foram inscritos e discutidos, abordando assim diversas temáticas concernentes à sala de aula de Química. A análise dos trabalhos do X Encontro sobre Investigação na Escola relativa à categoria “os processos de formação acadêmico-profissional de professores de Química” permite argumentar que os professores de Química participantes dos Encontros sobre Investigação na Escola ao escreverem, ao lerem e ao dialogarem encontram-se em processo de formação acadêmico-profissional e produzem currículo tanto na escola quanto na universidade. Os Encontros sobre Investigação na Escola potencializam a formação acadêmico-profissional de professores de Química num processo de formação imerso na epistemologia da prática.
id FURG_b366055b95858c3a80b83decabf4bc0e
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4828
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aulaFormação acadêmico-profissional de professores de QuímicaEpistemologia da práticaEscritaLeitura e diálogoChemistry teachers academic-professional educationEpistemology of practiceWritingReading and dialogueOs Encontros sobre Investigação na Escola constituem-se numa proposta de formação de professores que agrega licenciandos, professores da educação básica, professores da universidade e pós-graduandos num movimento de formação acadêmico-profissional do professor (DINIZ-PEREIRA, 2008). Os encontros foram propostos necessariamente pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) em Lajeado – RS. No decorrer dos anos o encontro agregou professores de todas as áreas do conhecimento e proporcionou a integração de diferentes níveis de ensino. As universidades proponentes do encontro nas suas dez edições foram: a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Os encontros no decorrer de uma década partilharam experiências vividas a respeito da sala de aula sendo a proposta de formação ancorada na escrita, na leitura e na relação dialógica a respeito destas experiências no espaçotempo1 da escola e da universidade. A presente trabalho de pesquisa de tese de doutoramento procura compreender a potencialidade dos Encontros sobre Investigação na Escola na formação permanente dos professores de Química. O corpus da pesquisa se constitui nos relatos de experiência de trabalhos que envolvem a sala de aula de Química no período de 2000 a 2010. A pesquisa percorreu alguns caminhos: o primeiro, a análise quantitativa e exploratória por meio dos anais dos encontros a respeito dos relatos inscritos na área da Química no período de dez anos, a análise qualitativa ancorada na proposição da Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007)- e a discussão teórica a respeito da epistemologia da prática pedagógica presente nos relatos inscritos pelos professores. No decorrer dos dez anos do encontro 240 trabalhos de Química foram inscritos e discutidos, abordando assim diversas temáticas concernentes à sala de aula de Química. A análise dos trabalhos do X Encontro sobre Investigação na Escola relativa à categoria “os processos de formação acadêmico-profissional de professores de Química” permite argumentar que os professores de Química participantes dos Encontros sobre Investigação na Escola ao escreverem, ao lerem e ao dialogarem encontram-se em processo de formação acadêmico-profissional e produzem currículo tanto na escola quanto na universidade. Os Encontros sobre Investigação na Escola potencializam a formação acadêmico-profissional de professores de Química num processo de formação imerso na epistemologia da prática.The Encontros sobre Investigação na Escola, meetings in which teachers share their researches, have been a proposal for teacher education that gathers college students, elementary school teachers, professors and post-graduate students in a movement for their academic-professional education (DINIZ-PEREIRA, 2008). These meetings, which were originally proposed by the Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) a university located in Lajeado, RS, Brazil, have brought teachers from all areas of knowledge together and have enabled integration of different teaching levels. Their ten first editions were held in different universities for ten years: Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) and Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Teachers have shared their classroom experiences in the meetings since the educational proposal is based on writing, reading and the dialogic relation among these experiences in the space-time of the school and the university. This doctoral dissertation describes the study which aims at comprehending the potentiality of the Encontros sobre Investigação na Escola in the teacher education processes of Chemistry teachers. Its corpus comprises Chemistry teachers’ experience reports which were submitted to the event from 2000 to 2010. The research followed these steps: a quantitative and exploratory analysis of the reports that were submitted to the event in the area of Chemistry and published in the annals for ten years; a qualitative analysis of those texts in the light of the Discursive Textual Analysis (DTA), developed by Moraes and Galiazzi (2007); and a theoretical discussion about the epistemology of the pedagogical practice described by the teachers in their reports. In these ten editions, 240 Chemistry studies, which addressed several themes related to the Chemistry class, were submitted to and discussed in the event. The analysis of the reports submitted to the X Encontro sobre Investigação na Escola in the category “Chemistry teachers’ academic-professional education processes” leads to the following argument: when Chemistry teachers who take part in the events write, read and talk, they are embedded in an academic-professional education process and produce curriculum both in school and in college. The Encontros sobre Investigação na Escola potentize Chemistry teachers’ academic-professional education in a development process which is immersed in the epistemology of practice.Galiazzi, Maria do CarmoCacciamani, Jackson Luís Martins2015-05-08T16:55:40Z2015-05-08T16:55:40Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCACCIAMANI, Jackson Luís Martins. Os encontros sobre investigação na escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula. 2012. 150 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.http://repositorio.furg.br/handle/1/4828porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-06-05T12:59:55Zoai:repositorio.furg.br:1/4828Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-06-05T12:59:55Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula
title Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula
spellingShingle Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula
Cacciamani, Jackson Luís Martins
Formação acadêmico-profissional de professores de Química
Epistemologia da prática
Escrita
Leitura e diálogo
Chemistry teachers academic-professional education
Epistemology of practice
Writing
Reading and dialogue
title_short Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula
title_full Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula
title_fullStr Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula
title_full_unstemmed Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula
title_sort Os Encontros sobre Investigação na Escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula
author Cacciamani, Jackson Luís Martins
author_facet Cacciamani, Jackson Luís Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galiazzi, Maria do Carmo
dc.contributor.author.fl_str_mv Cacciamani, Jackson Luís Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Formação acadêmico-profissional de professores de Química
Epistemologia da prática
Escrita
Leitura e diálogo
Chemistry teachers academic-professional education
Epistemology of practice
Writing
Reading and dialogue
topic Formação acadêmico-profissional de professores de Química
Epistemologia da prática
Escrita
Leitura e diálogo
Chemistry teachers academic-professional education
Epistemology of practice
Writing
Reading and dialogue
description Os Encontros sobre Investigação na Escola constituem-se numa proposta de formação de professores que agrega licenciandos, professores da educação básica, professores da universidade e pós-graduandos num movimento de formação acadêmico-profissional do professor (DINIZ-PEREIRA, 2008). Os encontros foram propostos necessariamente pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) em Lajeado – RS. No decorrer dos anos o encontro agregou professores de todas as áreas do conhecimento e proporcionou a integração de diferentes níveis de ensino. As universidades proponentes do encontro nas suas dez edições foram: a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) e Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Os encontros no decorrer de uma década partilharam experiências vividas a respeito da sala de aula sendo a proposta de formação ancorada na escrita, na leitura e na relação dialógica a respeito destas experiências no espaçotempo1 da escola e da universidade. A presente trabalho de pesquisa de tese de doutoramento procura compreender a potencialidade dos Encontros sobre Investigação na Escola na formação permanente dos professores de Química. O corpus da pesquisa se constitui nos relatos de experiência de trabalhos que envolvem a sala de aula de Química no período de 2000 a 2010. A pesquisa percorreu alguns caminhos: o primeiro, a análise quantitativa e exploratória por meio dos anais dos encontros a respeito dos relatos inscritos na área da Química no período de dez anos, a análise qualitativa ancorada na proposição da Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi (2007)- e a discussão teórica a respeito da epistemologia da prática pedagógica presente nos relatos inscritos pelos professores. No decorrer dos dez anos do encontro 240 trabalhos de Química foram inscritos e discutidos, abordando assim diversas temáticas concernentes à sala de aula de Química. A análise dos trabalhos do X Encontro sobre Investigação na Escola relativa à categoria “os processos de formação acadêmico-profissional de professores de Química” permite argumentar que os professores de Química participantes dos Encontros sobre Investigação na Escola ao escreverem, ao lerem e ao dialogarem encontram-se em processo de formação acadêmico-profissional e produzem currículo tanto na escola quanto na universidade. Os Encontros sobre Investigação na Escola potencializam a formação acadêmico-profissional de professores de Química num processo de formação imerso na epistemologia da prática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2015-05-08T16:55:40Z
2015-05-08T16:55:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CACCIAMANI, Jackson Luís Martins. Os encontros sobre investigação na escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula. 2012. 150 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.
http://repositorio.furg.br/handle/1/4828
identifier_str_mv CACCIAMANI, Jackson Luís Martins. Os encontros sobre investigação na escola: articulação entre a formação acadêmico-profissional e a produção de currículo pela escrita da sala de aula. 2012. 150 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4828
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384392635514880