Ler, indexar, representar: o poder que subjaz à ordem das escolhas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Alzira Tude de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/4108
Resumo: Este trabalho busca analisar o processo de indexação e representação do conhecimento, propondo-se a refletir sobre a indexação como um ato de leitura, uma ordenação arbitrária do “universo,” partindo do princípio de que qualquer sistema de classificação reflete, de um modo mais ou menos declarado, um sistema de ordenamento do conhecimento, bem como refletir sobre a representação como uma escolha na qual subjaz o poder tirânico da exclusão e o peso da ausência. Aponta para o sentido oculto das palavras, para a questão semântica e polissêmica às quais estão histórica e culturalmente sujeitas, reflete sobre a responsabilidade, o compromisso e o papel do bibliotecário como mediador e da biblioteca como guardiã da memória e repositório do conhecimento. Como responsável que é pela representação, disseminação, transmissão da cultura e dos saberes, e como testemunha das rupturas da tradição, da superação e/ou adesão de novas técnicas e tecnologias, a biblioteca se impõe como um lugar de diálogo com o passado, lugar de criação e inovação. Este estudo debruça-se e analisa ainda sobre os conceitos de leitura e leitor, apontando para as circunstâncias sócio-históricas que determinam a sua constituição e para a influência sobre eles exercida por toda proposta de organização e representação do conhecimento.
id FURG_c272e6dc1d4912d0665c9d6e18470e8d
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/4108
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Ler, indexar, representar: o poder que subjaz à ordem das escolhasLeituraIndexaçãoRepresentação do conhecimentoReadingIndexingRepresentationEste trabalho busca analisar o processo de indexação e representação do conhecimento, propondo-se a refletir sobre a indexação como um ato de leitura, uma ordenação arbitrária do “universo,” partindo do princípio de que qualquer sistema de classificação reflete, de um modo mais ou menos declarado, um sistema de ordenamento do conhecimento, bem como refletir sobre a representação como uma escolha na qual subjaz o poder tirânico da exclusão e o peso da ausência. Aponta para o sentido oculto das palavras, para a questão semântica e polissêmica às quais estão histórica e culturalmente sujeitas, reflete sobre a responsabilidade, o compromisso e o papel do bibliotecário como mediador e da biblioteca como guardiã da memória e repositório do conhecimento. Como responsável que é pela representação, disseminação, transmissão da cultura e dos saberes, e como testemunha das rupturas da tradição, da superação e/ou adesão de novas técnicas e tecnologias, a biblioteca se impõe como um lugar de diálogo com o passado, lugar de criação e inovação. Este estudo debruça-se e analisa ainda sobre os conceitos de leitura e leitor, apontando para as circunstâncias sócio-históricas que determinam a sua constituição e para a influência sobre eles exercida por toda proposta de organização e representação do conhecimento.This paper is aimed at analyzing the process of indexing representing information, thus reflecting about indexing as an act of reading, an arbitrary ordering of the “universe”, assuming that any classifying system reflects deliberately or not an ordering system. Also, representation is seen as choice on which underlies the power of exclusion and the weight of absence. Thus, this study points out the hidden meaning of words, the semantics and the polysemous to which language is historically and culturally subject, as well as reflects on the responsibility, commitment and the role of the librarian as a mediator and guardian of the library as the repository of knowledge and memory. As the responsible for representing, disseminating and transmitting culture and knowledge, and as a witness tradition ruptures, resilience and/or accession of new techniques and technologies, the library is imposed as a place of dialogue with the past, a place of creation and innovation. Therefore the concepts of reading and reader are also discussed herein, pointing to the socio-historical circumstances determining their formation and the influence exerted on them by all proposed organization and representation of knowledge.2013-10-25T19:35:15Z2013-10-25T19:35:15Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSÁ, Alzira Tude de. Ler, indexar, representar: o poder que subjaz à ordem das escolhas. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 27, n. 1, p. 43-53, 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/3312/2391>. Acesso em: 23 out. 2013.0102-4388http://repositorio.furg.br/handle/1/4108porSá, Alzira Tude deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2013-10-25T19:35:15Zoai:repositorio.furg.br:1/4108Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2013-10-25T19:35:15Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ler, indexar, representar: o poder que subjaz à ordem das escolhas
title Ler, indexar, representar: o poder que subjaz à ordem das escolhas
spellingShingle Ler, indexar, representar: o poder que subjaz à ordem das escolhas
Sá, Alzira Tude de
Leitura
Indexação
Representação do conhecimento
Reading
Indexing
Representation
title_short Ler, indexar, representar: o poder que subjaz à ordem das escolhas
title_full Ler, indexar, representar: o poder que subjaz à ordem das escolhas
title_fullStr Ler, indexar, representar: o poder que subjaz à ordem das escolhas
title_full_unstemmed Ler, indexar, representar: o poder que subjaz à ordem das escolhas
title_sort Ler, indexar, representar: o poder que subjaz à ordem das escolhas
author Sá, Alzira Tude de
author_facet Sá, Alzira Tude de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Alzira Tude de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Indexação
Representação do conhecimento
Reading
Indexing
Representation
topic Leitura
Indexação
Representação do conhecimento
Reading
Indexing
Representation
description Este trabalho busca analisar o processo de indexação e representação do conhecimento, propondo-se a refletir sobre a indexação como um ato de leitura, uma ordenação arbitrária do “universo,” partindo do princípio de que qualquer sistema de classificação reflete, de um modo mais ou menos declarado, um sistema de ordenamento do conhecimento, bem como refletir sobre a representação como uma escolha na qual subjaz o poder tirânico da exclusão e o peso da ausência. Aponta para o sentido oculto das palavras, para a questão semântica e polissêmica às quais estão histórica e culturalmente sujeitas, reflete sobre a responsabilidade, o compromisso e o papel do bibliotecário como mediador e da biblioteca como guardiã da memória e repositório do conhecimento. Como responsável que é pela representação, disseminação, transmissão da cultura e dos saberes, e como testemunha das rupturas da tradição, da superação e/ou adesão de novas técnicas e tecnologias, a biblioteca se impõe como um lugar de diálogo com o passado, lugar de criação e inovação. Este estudo debruça-se e analisa ainda sobre os conceitos de leitura e leitor, apontando para as circunstâncias sócio-históricas que determinam a sua constituição e para a influência sobre eles exercida por toda proposta de organização e representação do conhecimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-25T19:35:15Z
2013-10-25T19:35:15Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SÁ, Alzira Tude de. Ler, indexar, representar: o poder que subjaz à ordem das escolhas. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 27, n. 1, p. 43-53, 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/3312/2391>. Acesso em: 23 out. 2013.
0102-4388
http://repositorio.furg.br/handle/1/4108
identifier_str_mv SÁ, Alzira Tude de. Ler, indexar, representar: o poder que subjaz à ordem das escolhas. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 27, n. 1, p. 43-53, 2013. Disponível em: <http://www.seer.furg.br/biblos/article/view/3312/2391>. Acesso em: 23 out. 2013.
0102-4388
url http://repositorio.furg.br/handle/1/4108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384384452427776