“As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10788 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.380-404, Jan./Jun. 2021. |
id |
FURG_ca4fff8c50d416b6ffe1bcb14ffd393f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10788 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
“As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018)“Las Increíbles”: educación, cultura visual, sexualidades y caracterización de las personajes mujeres de “Los Increíbles” (2004; 2018)“The Incredibles”: education, visual culture, sexualities and characterization of the women characters of “Incredibles” (2004; 2018)Cultura VisualEducaçãoGêneroSexualidadeCultura VisualEducaciónGéneroSexualidadVisual CultureEducationGenderSexualityRevista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.380-404, Jan./Jun. 2021.Em um recorte de três personagens que compõem as animações Os Incríveis (2004; 2018) - Helena, Violeta e Evelyn -, percebemos que há caracterizações específicas e distintas na formação de suas feminilidades. Sendo elas nossos objetos de estudos, objetivamos tensionar os debates que envolvem feminilidades, gênero e sexualidades no que tange à representação das personagens femininas. Debruçamo-nos sobre os Estudos da Cultura Visual e Estudos de Gênero para discussão teórica e analítica de como os artefatos visuais instauram e disseminam modos de ser e estar no mundo, assim como reforçam estereótipos e papéis de gênero. Concluímos, após a análise, que de modos distintos essas três personagens exemplificam estereótipos endereçados às mulheres. Helena, em relação à maternidade; Violeta, à busca pelo relacionamento heterossexual; e Evelyn, ao antagonismo destinado aos corpos que se desviam da norma.En un recorte de tres personajes que componen las animaciones Los Increíbles (2004; 2018) - Helen, Violet y Evelyn -, nos damos cuenta de que existen caracterizaciones específicas y distintas en la formación de sus feminidades. Dado que son nuestros objetos de estudio, pretendemos tensar debates que involucran feminidades, género y sexualidades en torno a la representación de personajes femeninas. Examinamos los estudios de Cultura Visual y los Estudios de Género para una discusión teórica y analítica de cómo los artefactos visuales establecen y difunden formas de ser y estar en el mundo, así como refuerzan los estereotipos y roles de género. Concluimos, tras el análisis, que de diferentes formas estos tres personajes ejemplifican estereotipos dirigidos a las mujeres. Helen, en relación a la maternidad; Violet, en busca de una relación heterosexual; y Evelyn, al antagonismo dirigido a cuerpos que se desvían de la norma.In a cutout of three characters that make up the animations The Incredibles (2004; 2018) - Helen, Violet and Evelyn -, we realize that there are specific and distinct characterizations in the formation of their femininities. These being our objects of study, we aimed to tense debates involving femininity, gender and sexuality in relation to the representation of female characters. We focus on Visual Culture Studies and Gender Studies for theoretical and analytical discussion of how visual artifacts establish and disseminate ways of being in the world, as well reinforcing stereotypes and gender roles. We concluded, after analysis, which in different ways these three characters exemplify stereotypes assigned to women. Helen, in relation to motherhood; Violet, in search of a heterosexual relationship; and Evelyn, to the antagonism aimed at bodies that deflact from the norm.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-30T20:52:08Z2023-03-30T20:52:08Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROMERO, J. F.; BALISCEI, J. P. “As Incríveis”; educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 380–404, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13029. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13029. Acesso em: 25 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1078810.14295/de.v9i1.13029porRomero, Jéssica FioriniBaliscei, João Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-30T20:52:08Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10788Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-30T20:52:08Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018) “Las Increíbles”: educación, cultura visual, sexualidades y caracterización de las personajes mujeres de “Los Increíbles” (2004; 2018) “The Incredibles”: education, visual culture, sexualities and characterization of the women characters of “Incredibles” (2004; 2018) |
title |
“As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018) |
spellingShingle |
“As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018) Romero, Jéssica Fiorini Cultura Visual Educação Gênero Sexualidade Cultura Visual Educación Género Sexualidad Visual Culture Education Gender Sexuality |
title_short |
“As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018) |
title_full |
“As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018) |
title_fullStr |
“As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018) |
title_full_unstemmed |
“As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018) |
title_sort |
“As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018) |
author |
Romero, Jéssica Fiorini |
author_facet |
Romero, Jéssica Fiorini Baliscei, João Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Baliscei, João Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romero, Jéssica Fiorini Baliscei, João Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Visual Educação Gênero Sexualidade Cultura Visual Educación Género Sexualidad Visual Culture Education Gender Sexuality |
topic |
Cultura Visual Educação Gênero Sexualidade Cultura Visual Educación Género Sexualidad Visual Culture Education Gender Sexuality |
description |
Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.380-404, Jan./Jun. 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-30 2023-03-30T20:52:08Z 2023-03-30T20:52:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROMERO, J. F.; BALISCEI, J. P. “As Incríveis”; educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 380–404, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13029. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13029. Acesso em: 25 mar. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10788 10.14295/de.v9i1.13029 |
identifier_str_mv |
ROMERO, J. F.; BALISCEI, J. P. “As Incríveis”; educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 380–404, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13029. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13029. Acesso em: 25 mar. 2023. E-ISSN 2358-8853 10.14295/de.v9i1.13029 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187232824033280 |