“As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Jéssica Fiorini
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Baliscei, João Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10788
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.380-404, Jan./Jun. 2021.
id FURG_ca4fff8c50d416b6ffe1bcb14ffd393f
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10788
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling “As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018)“Las Increíbles”: educación, cultura visual, sexualidades y caracterización de las personajes mujeres de “Los Increíbles” (2004; 2018)“The Incredibles”: education, visual culture, sexualities and characterization of the women characters of “Incredibles” (2004; 2018)Cultura VisualEducaçãoGêneroSexualidadeCultura VisualEducaciónGéneroSexualidadVisual CultureEducationGenderSexualityRevista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.380-404, Jan./Jun. 2021.Em um recorte de três personagens que compõem as animações Os Incríveis (2004; 2018) - Helena, Violeta e Evelyn -, percebemos que há caracterizações específicas e distintas na formação de suas feminilidades. Sendo elas nossos objetos de estudos, objetivamos tensionar os debates que envolvem feminilidades, gênero e sexualidades no que tange à representação das personagens femininas. Debruçamo-nos sobre os Estudos da Cultura Visual e Estudos de Gênero para discussão teórica e analítica de como os artefatos visuais instauram e disseminam modos de ser e estar no mundo, assim como reforçam estereótipos e papéis de gênero. Concluímos, após a análise, que de modos distintos essas três personagens exemplificam estereótipos endereçados às mulheres. Helena, em relação à maternidade; Violeta, à busca pelo relacionamento heterossexual; e Evelyn, ao antagonismo destinado aos corpos que se desviam da norma.En un recorte de tres personajes que componen las animaciones Los Increíbles (2004; 2018) - Helen, Violet y Evelyn -, nos damos cuenta de que existen caracterizaciones específicas y distintas en la formación de sus feminidades. Dado que son nuestros objetos de estudio, pretendemos tensar debates que involucran feminidades, género y sexualidades en torno a la representación de personajes femeninas. Examinamos los estudios de Cultura Visual y los Estudios de Género para una discusión teórica y analítica de cómo los artefactos visuales establecen y difunden formas de ser y estar en el mundo, así como refuerzan los estereotipos y roles de género. Concluimos, tras el análisis, que de diferentes formas estos tres personajes ejemplifican estereotipos dirigidos a las mujeres. Helen, en relación a la maternidad; Violet, en busca de una relación heterosexual; y Evelyn, al antagonismo dirigido a cuerpos que se desvían de la norma.In a cutout of three characters that make up the animations The Incredibles (2004; 2018) - Helen, Violet and Evelyn -, we realize that there are specific and distinct characterizations in the formation of their femininities. These being our objects of study, we aimed to tense debates involving femininity, gender and sexuality in relation to the representation of female characters. We focus on Visual Culture Studies and Gender Studies for theoretical and analytical discussion of how visual artifacts establish and disseminate ways of being in the world, as well reinforcing stereotypes and gender roles. We concluded, after analysis, which in different ways these three characters exemplify stereotypes assigned to women. Helen, in relation to motherhood; Violet, in search of a heterosexual relationship; and Evelyn, to the antagonism aimed at bodies that deflact from the norm.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-30T20:52:08Z2023-03-30T20:52:08Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROMERO, J. F.; BALISCEI, J. P. “As Incríveis”; educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 380–404, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13029. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13029. Acesso em: 25 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1078810.14295/de.v9i1.13029porRomero, Jéssica FioriniBaliscei, João Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-30T20:52:08Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10788Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-30T20:52:08Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv “As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018)
“Las Increíbles”: educación, cultura visual, sexualidades y caracterización de las personajes mujeres de “Los Increíbles” (2004; 2018)
“The Incredibles”: education, visual culture, sexualities and characterization of the women characters of “Incredibles” (2004; 2018)
title “As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018)
spellingShingle “As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018)
Romero, Jéssica Fiorini
Cultura Visual
Educação
Gênero
Sexualidade
Cultura Visual
Educación
Género
Sexualidad
Visual Culture
Education
Gender
Sexuality
title_short “As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018)
title_full “As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018)
title_fullStr “As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018)
title_full_unstemmed “As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018)
title_sort “As Incríveis”: educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018)
author Romero, Jéssica Fiorini
author_facet Romero, Jéssica Fiorini
Baliscei, João Paulo
author_role author
author2 Baliscei, João Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Romero, Jéssica Fiorini
Baliscei, João Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Visual
Educação
Gênero
Sexualidade
Cultura Visual
Educación
Género
Sexualidad
Visual Culture
Education
Gender
Sexuality
topic Cultura Visual
Educação
Gênero
Sexualidade
Cultura Visual
Educación
Género
Sexualidad
Visual Culture
Education
Gender
Sexuality
description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.380-404, Jan./Jun. 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
2023-03-30T20:52:08Z
2023-03-30T20:52:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROMERO, J. F.; BALISCEI, J. P. “As Incríveis”; educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 380–404, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13029. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13029. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10788
10.14295/de.v9i1.13029
identifier_str_mv ROMERO, J. F.; BALISCEI, J. P. “As Incríveis”; educação, cultura visual, sexualidades e caracterização das personagens mulheres de “Os Incríveis” (2004; 2018). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 380–404, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.13029. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13029. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v9i1.13029
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384360441085952