Geometria analítica : explorando conceitos do ensino médio com o uso de animações no GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Carlene Fonseca de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/8989
Resumo: Esta dissertação propõe cinco atividades, utilizando o software GeoGebra, para ajudar osprofessores de Matemática a trabalhar o assunto de Geometria Analítica, no Ensino Médio.A primeira destina-se a familiarizar os alunos com o software, as outras quatro envolvemmodelos de construção e de animação. Elas incluem conceitos relacionados ao ponto(distância entre dois pontos, o ponto médio de um segmento, alinhamento de três pontos),à reta (equação, posição relativa entre duas retas) e à circunferência (equação, posiçãorelativa entre ponto e circunferência, reta e circunferência e entre duas circunferências).Além das animações, para terminar a construção com chave de ouro, questões acercados conceitos de Geometria Analítica estão incluídas. A tecnologia usada visa motivar osalunos e facilitar o processo de ensino, já que permite aos estudantes construir e manipularobjetos geométricos.
id FURG_cd623b376fa36ef5087c4f07f430f370
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/8989
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Geometria analítica : explorando conceitos do ensino médio com o uso de animações no GeoGebraAnimaçõesGeoGebraGeometria analíticaEnsino médioAnimationsAnalytical geometryHigh schoolEsta dissertação propõe cinco atividades, utilizando o software GeoGebra, para ajudar osprofessores de Matemática a trabalhar o assunto de Geometria Analítica, no Ensino Médio.A primeira destina-se a familiarizar os alunos com o software, as outras quatro envolvemmodelos de construção e de animação. Elas incluem conceitos relacionados ao ponto(distância entre dois pontos, o ponto médio de um segmento, alinhamento de três pontos),à reta (equação, posição relativa entre duas retas) e à circunferência (equação, posiçãorelativa entre ponto e circunferência, reta e circunferência e entre duas circunferências).Além das animações, para terminar a construção com chave de ouro, questões acercados conceitos de Geometria Analítica estão incluídas. A tecnologia usada visa motivar osalunos e facilitar o processo de ensino, já que permite aos estudantes construir e manipularobjetos geométricos.This dissertation proposes five activities, using the GeoGebra software, to help Math teachers work Analytical Geometry subject, in High School. The first one is intended to familiarize students with the software, the other four involve construction and animation models. They include concepts related to the point (distance between two points, the midpoint of a segment, alignment of three points), the straight line (equation, relative positionbetween two straight lines) and the circle (equation, relative position between point and circle, straight line and circle and between two circles). In addition to the animations, to bring the construction to the perfect end, questions about Analytical Geometry concepts are included. The technology used aims to motivate students and facilitate the teaching process, as it allows the students to build and to manipulate geometric objects.Rodriguez, Barbara Denicol do AmaralMoraes, Carlene Fonseca de2020-09-18T14:05:54Z2020-09-18T14:05:54Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMORAES, Carlene Fonseca de. Geometria analítica : explorando conceitos do ensino médio com o uso de animações no GeoGebra. 2016. 154f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.http://repositorio.furg.br/handle/1/8989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2020-09-18T14:05:54Zoai:repositorio.furg.br:1/8989Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2020-09-18T14:05:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria analítica : explorando conceitos do ensino médio com o uso de animações no GeoGebra
title Geometria analítica : explorando conceitos do ensino médio com o uso de animações no GeoGebra
spellingShingle Geometria analítica : explorando conceitos do ensino médio com o uso de animações no GeoGebra
Moraes, Carlene Fonseca de
Animações
GeoGebra
Geometria analítica
Ensino médio
Animations
Analytical geometry
High school
title_short Geometria analítica : explorando conceitos do ensino médio com o uso de animações no GeoGebra
title_full Geometria analítica : explorando conceitos do ensino médio com o uso de animações no GeoGebra
title_fullStr Geometria analítica : explorando conceitos do ensino médio com o uso de animações no GeoGebra
title_full_unstemmed Geometria analítica : explorando conceitos do ensino médio com o uso de animações no GeoGebra
title_sort Geometria analítica : explorando conceitos do ensino médio com o uso de animações no GeoGebra
author Moraes, Carlene Fonseca de
author_facet Moraes, Carlene Fonseca de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodriguez, Barbara Denicol do Amaral
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Carlene Fonseca de
dc.subject.por.fl_str_mv Animações
GeoGebra
Geometria analítica
Ensino médio
Animations
Analytical geometry
High school
topic Animações
GeoGebra
Geometria analítica
Ensino médio
Animations
Analytical geometry
High school
description Esta dissertação propõe cinco atividades, utilizando o software GeoGebra, para ajudar osprofessores de Matemática a trabalhar o assunto de Geometria Analítica, no Ensino Médio.A primeira destina-se a familiarizar os alunos com o software, as outras quatro envolvemmodelos de construção e de animação. Elas incluem conceitos relacionados ao ponto(distância entre dois pontos, o ponto médio de um segmento, alinhamento de três pontos),à reta (equação, posição relativa entre duas retas) e à circunferência (equação, posiçãorelativa entre ponto e circunferência, reta e circunferência e entre duas circunferências).Além das animações, para terminar a construção com chave de ouro, questões acercados conceitos de Geometria Analítica estão incluídas. A tecnologia usada visa motivar osalunos e facilitar o processo de ensino, já que permite aos estudantes construir e manipularobjetos geométricos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-09-18T14:05:54Z
2020-09-18T14:05:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MORAES, Carlene Fonseca de. Geometria analítica : explorando conceitos do ensino médio com o uso de animações no GeoGebra. 2016. 154f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
http://repositorio.furg.br/handle/1/8989
identifier_str_mv MORAES, Carlene Fonseca de. Geometria analítica : explorando conceitos do ensino médio com o uso de animações no GeoGebra. 2016. 154f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/8989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384364703547392