Contribuições do núcleo de apoio aos polos para a gestão em Ead

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Denise de Sena
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Garcia, Narjara Mendes, Esperança, Joice Araújo, Hartwig, Sandra Christ
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/1635
Resumo: O polo presencial é um ambiente onde os programas e cursos ofertados na modalidade a distância podem usufruir de uma estrutura que se caracteriza por condições que contemplam o aspecto estrutural, as relações interpessoais e o aspecto pedagógico presentes nas ações. O polo deve oferecer condições satisfatórias para o atendimento das necessidades dos alunos, tendo em vista a garantia da realização dos encontros presenciais, orientações, formação de grupos de estudos, avaliações presenciais e eventos acadêmicos. Com isso, é enfatizado a necessidade de um planejamento e de uma coordenação efetiva das ações nos polos, exigindo assim o comprometimento dos diferentes atores presentes neste ambiente, com destaque para a atuação dos gestores desses polos. Para efetivar uma relação de comunicação entre a universidade e os polos, houve a criação do Núcleo de Apoio aos Polos para prestar o suporte as equipes e ações desenvolvidas. O núcleo é apresentado como uma estratégia de apoio pedagógico para os espaços educativos, servindo de polos dos cursos a distância de uma instituição de ensino superior pública. Entre as ações do núcleo destacam-se: a mediação entre as equipes dos polos e da Secretaria de Educação a Distância (SEaD); o suporte pedagógico e a formação continuada da equipe dos polos; o incentivo a reflexão sobre o acolhimento dos estudantes e o trabalho em equipe; a divulgação das ações e cursos em EaD nos municípios atendidos pelos polos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo, a partir de uma experiência em uma Universidade Federal, apresentar algumas ações do Núcleo de Apoio aos Polos, ressaltando o importante dos coordenadores dos polos e as estratégias de apoio para o efetivo funcionamento dos polos presenciais, bem como discutir resultados das avaliações dos polos, como estratégias futuras de ações de apoio aos polos.
id FURG_d0527e5a4f161613d9daba36d43d5a29
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/1635
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Contribuições do núcleo de apoio aos polos para a gestão em EadEducação a distânciaPolo presencialGestão de polosLearning-support facilities centersDistance education managementO polo presencial é um ambiente onde os programas e cursos ofertados na modalidade a distância podem usufruir de uma estrutura que se caracteriza por condições que contemplam o aspecto estrutural, as relações interpessoais e o aspecto pedagógico presentes nas ações. O polo deve oferecer condições satisfatórias para o atendimento das necessidades dos alunos, tendo em vista a garantia da realização dos encontros presenciais, orientações, formação de grupos de estudos, avaliações presenciais e eventos acadêmicos. Com isso, é enfatizado a necessidade de um planejamento e de uma coordenação efetiva das ações nos polos, exigindo assim o comprometimento dos diferentes atores presentes neste ambiente, com destaque para a atuação dos gestores desses polos. Para efetivar uma relação de comunicação entre a universidade e os polos, houve a criação do Núcleo de Apoio aos Polos para prestar o suporte as equipes e ações desenvolvidas. O núcleo é apresentado como uma estratégia de apoio pedagógico para os espaços educativos, servindo de polos dos cursos a distância de uma instituição de ensino superior pública. Entre as ações do núcleo destacam-se: a mediação entre as equipes dos polos e da Secretaria de Educação a Distância (SEaD); o suporte pedagógico e a formação continuada da equipe dos polos; o incentivo a reflexão sobre o acolhimento dos estudantes e o trabalho em equipe; a divulgação das ações e cursos em EaD nos municípios atendidos pelos polos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo, a partir de uma experiência em uma Universidade Federal, apresentar algumas ações do Núcleo de Apoio aos Polos, ressaltando o importante dos coordenadores dos polos e as estratégias de apoio para o efetivo funcionamento dos polos presenciais, bem como discutir resultados das avaliações dos polos, como estratégias futuras de ações de apoio aos polos.The learner-support facility center is an environment where programs and courses offered in distance education can take advantage of a structure that is characterized by conditions that include the structural, interpersonal relations and pedagogical aspects of these actions. This center must provide satisfactory conditions for meeting the needs of students, with a view to ensuring the achievement of meetings, guidelines, training, study groups, classroom assessments and academic events. Therefore, we emphasize the need for a planning and effective coordination of actions, thus requiring the commitment of different actors present in this environment, especially the performance of managers of learning-support facilities centers. To accomplish a communication relationship between the university and the learning-support facilities, the University has created the Center for Management of learning-support facilities centers to provide support to teams and developed actions. This strategy is presented as a pedagogical support for the educational spaces that serve learning courses from an institution of public higher education. Among the activities are: mediation between the poles of the teams and the Secretariat of Distance Education (DE), the pedagogical support and ongoing training of staff, the encouragement of reflection on the reception of students and work team and the disclosure of actions and courses in distance education in the local authorities served by the support-facilities centers. In this way, this study aims, based on an University experience, to present some actions of the Center for Management of learning-support facilities centers, highlighting the important role of the coordinators of this centers, as well as discussing the results of evaluations, to the future strategies of the Center for Management.2011-12-20T04:55:01Z2011-12-20T04:55:01Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfESPERANÇA, Joice Araújo et al. Contribuições do Núcleo de Apoio aos Polos para Gestão em EAD. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR, 8., 2011, Ouro Preto. Anais eletrônicos... Ouro Preto : UniRede, 2011. Disponivel em: < http://lite.dex.ufla.br/esud2011/images/abook_file/91770.pdf> Acesso em: 24 nov. 2011http://repositorio.furg.br/handle/1/1635porPinho, Denise de SenaGarcia, Narjara MendesEsperança, Joice AraújoHartwig, Sandra Christinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2011-12-20T04:55:01Zoai:repositorio.furg.br:1/1635Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2011-12-20T04:55:01Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do núcleo de apoio aos polos para a gestão em Ead
title Contribuições do núcleo de apoio aos polos para a gestão em Ead
spellingShingle Contribuições do núcleo de apoio aos polos para a gestão em Ead
Pinho, Denise de Sena
Educação a distância
Polo presencial
Gestão de polos
Learning-support facilities centers
Distance education management
title_short Contribuições do núcleo de apoio aos polos para a gestão em Ead
title_full Contribuições do núcleo de apoio aos polos para a gestão em Ead
title_fullStr Contribuições do núcleo de apoio aos polos para a gestão em Ead
title_full_unstemmed Contribuições do núcleo de apoio aos polos para a gestão em Ead
title_sort Contribuições do núcleo de apoio aos polos para a gestão em Ead
author Pinho, Denise de Sena
author_facet Pinho, Denise de Sena
Garcia, Narjara Mendes
Esperança, Joice Araújo
Hartwig, Sandra Christ
author_role author
author2 Garcia, Narjara Mendes
Esperança, Joice Araújo
Hartwig, Sandra Christ
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Denise de Sena
Garcia, Narjara Mendes
Esperança, Joice Araújo
Hartwig, Sandra Christ
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Polo presencial
Gestão de polos
Learning-support facilities centers
Distance education management
topic Educação a distância
Polo presencial
Gestão de polos
Learning-support facilities centers
Distance education management
description O polo presencial é um ambiente onde os programas e cursos ofertados na modalidade a distância podem usufruir de uma estrutura que se caracteriza por condições que contemplam o aspecto estrutural, as relações interpessoais e o aspecto pedagógico presentes nas ações. O polo deve oferecer condições satisfatórias para o atendimento das necessidades dos alunos, tendo em vista a garantia da realização dos encontros presenciais, orientações, formação de grupos de estudos, avaliações presenciais e eventos acadêmicos. Com isso, é enfatizado a necessidade de um planejamento e de uma coordenação efetiva das ações nos polos, exigindo assim o comprometimento dos diferentes atores presentes neste ambiente, com destaque para a atuação dos gestores desses polos. Para efetivar uma relação de comunicação entre a universidade e os polos, houve a criação do Núcleo de Apoio aos Polos para prestar o suporte as equipes e ações desenvolvidas. O núcleo é apresentado como uma estratégia de apoio pedagógico para os espaços educativos, servindo de polos dos cursos a distância de uma instituição de ensino superior pública. Entre as ações do núcleo destacam-se: a mediação entre as equipes dos polos e da Secretaria de Educação a Distância (SEaD); o suporte pedagógico e a formação continuada da equipe dos polos; o incentivo a reflexão sobre o acolhimento dos estudantes e o trabalho em equipe; a divulgação das ações e cursos em EaD nos municípios atendidos pelos polos. Assim, o presente trabalho tem como objetivo, a partir de uma experiência em uma Universidade Federal, apresentar algumas ações do Núcleo de Apoio aos Polos, ressaltando o importante dos coordenadores dos polos e as estratégias de apoio para o efetivo funcionamento dos polos presenciais, bem como discutir resultados das avaliações dos polos, como estratégias futuras de ações de apoio aos polos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20T04:55:01Z
2011-12-20T04:55:01Z
2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ESPERANÇA, Joice Araújo et al. Contribuições do Núcleo de Apoio aos Polos para Gestão em EAD. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR, 8., 2011, Ouro Preto. Anais eletrônicos... Ouro Preto : UniRede, 2011. Disponivel em: < http://lite.dex.ufla.br/esud2011/images/abook_file/91770.pdf> Acesso em: 24 nov. 2011
http://repositorio.furg.br/handle/1/1635
identifier_str_mv ESPERANÇA, Joice Araújo et al. Contribuições do Núcleo de Apoio aos Polos para Gestão em EAD. In: CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR, 8., 2011, Ouro Preto. Anais eletrônicos... Ouro Preto : UniRede, 2011. Disponivel em: < http://lite.dex.ufla.br/esud2011/images/abook_file/91770.pdf> Acesso em: 24 nov. 2011
url http://repositorio.furg.br/handle/1/1635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384385902608384