O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Bárbara Milene Silveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: http://repositorio.furg.br/handle/1/2178
Resumo: Dissertação(Mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009.
id FURG_e2b2f4ff1b3955529e0d0588af9f0126
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:1/2178
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presenteThe History field of knowledge and Environmental Education in school books: provocations and perplexities for a history of the presentLivro didáticoEducação AmbientalHistória geralHistória globalSchool bookEnvironmental EducationGlobal historyGeneral historyDissertação(Mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009.A presente dissertação de Mestrado em Educação Ambiental teve como foco de estudo os discursos referentes à Educação Ambiental nos livros didáticos de História para a 5ª série (EF 8 anos) ou 6º ano (EF 9 anos). O estudo buscou responder, a partir da analise de três obras mais pontuadas pela avaliação do MEC, a seguinte questão: Como os livros didáticos de História produzem conhecimento acerca da Educação Ambiental no ensino fundamental brasileiro? Esse estudo teve como referencial teórico norteador os estudos de Foucault, Benjamim e Guattari. Com essa pesquisa buscou-se, além dos discursos sobre a Educação Ambiental, evidenciar a forma de apresentação que os conteúdos históricos buscam atender: uma forma linear e evolutiva dos acontecimentos que abarcam os fatos de maneira homogênea (História Global) ou uma história que busca os acontecimentos singulares, que provocam fendas na linearidade das abordagens tradicionais (História Geral). Considerando-se que a abordagem dos conteúdos produz subjetividade acerca dos fatos históricos e do meio ambiente, a partir desses referencias percebeu-se que a história volta-se para a globalização dos fatos mediados por transmissão de informação que pouco estimula valores e reflexões acerca do presente e da Educação Ambiental.This Master in Environmental Education dissertation has as study focus the discourses related to Environmental Education in history school books for the 5th (elementary school of 8 years) or 6th (elementary school of 9 years) grades. In this study we seek to answer the following question: How do history school books produce knowledge about Environmental Education in Brazilian elementary school teaching? The theoretical references for the study were the studies of Foucault, Benjamin and Guattari. We analyzed three books appointed by the Ministry of Education with the best scores in their evaluations. With this research we sought, besides the discourses about Environmental Education, to demonstrate which form of presentation the historical contents try to meet: a linear and evolutionary form of the events which encompasses the facts in a homogeneous way (Global History) or a history that looks for the singular events, which provoke gaps in the linearity of the traditional approaches (General History). We consider that the approach of the contents produces subjetivity about the historical facts and the Environmental. By sketching these references, we perceive that history turn itself towards the globalization of the facts mediated by transmission of information, that do not stimulate values and reflections about the present and about Environmental Education.Henning, Paula CorrêaMachado, Bárbara Milene Silveira2012-07-25T00:07:24Z2012-07-25T00:07:24Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACHADO, Bárbara Milene Silveira. O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009.http://repositorio.furg.br/handle/1/2178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2012-07-25T00:07:24Zoai:repositorio.furg.br:1/2178Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2012-07-25T00:07:24Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente
The History field of knowledge and Environmental Education in school books: provocations and perplexities for a history of the present
title O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente
spellingShingle O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente
Machado, Bárbara Milene Silveira
Livro didático
Educação Ambiental
História geral
História global
School book
Environmental Education
Global history
General history
title_short O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente
title_full O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente
title_fullStr O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente
title_full_unstemmed O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente
title_sort O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente
author Machado, Bárbara Milene Silveira
author_facet Machado, Bárbara Milene Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henning, Paula Corrêa
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Bárbara Milene Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Educação Ambiental
História geral
História global
School book
Environmental Education
Global history
General history
topic Livro didático
Educação Ambiental
História geral
História global
School book
Environmental Education
Global history
General history
description Dissertação(Mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2009.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2012-07-25T00:07:24Z
2012-07-25T00:07:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Bárbara Milene Silveira. O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009.
http://repositorio.furg.br/handle/1/2178
identifier_str_mv MACHADO, Bárbara Milene Silveira. O campo de saber da História e a Educação Ambiental nos livros didáticos: provocações e perplexidades para uma história do presente. 2009. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental)-Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2009.
url http://repositorio.furg.br/handle/1/2178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384387787948032