Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sandra Kretli
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Paraíso, Marlucy Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10775
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.25-44 , Jan./Jun. 2021.
id FURG_f1ab7e24a2c06806acb0864e4d260bd0
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10775
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educaçãoCurrículos, cine, género y sexualidades: hacer posible en la educaciónCurricula, cinema, gender and sexualities: fabulating possibilities in educationImagens cinematográficasRedes de conversaçõesCurrículos nômadesGêneros e sexualidadesImágenes cinematográficasRedes de conversaciónNomadic se reanudaGéneros y sexualidadesCinematographic imagesConversation networksNomadic curriculaGenders and sexualitiesRevista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.25-44 , Jan./Jun. 2021.Trata-se de uma pesquisa que buscou compor encontros com professoras com o objetivo de pensar a força das imagens cinematográficas em redes de conversações na fabulação de possíveis para a educação. Utiliza como metodologia uma cartografia dos fluxos e das forças que se engendram, tendo as imagens do filme Carol como elemento disparador das redes de conversações com professoras. Argumenta-se que os encontros com as imagens cinematográficas em redes de conversações possibilitam a expansão de forças intensivas, a potencialização da coletividade na invenção de novos modos de subjetivação e na luta contra os poderes que tentam normatizar, codificar as escolas e silenciar as conquistas dos discursos feministas e queer presentes na produção acadêmica sobre currículos, gêneros e sexualidades. Conclui-se que o signo artístico do cinema faz fluir a força da diferença e da coletividade, potencializando as professoras a criar resistências e fabular currículos nômades com novos trajetos para a educação.Se trata de una investigación que buscó componer encuentros con docentes con el objetivo de reflexionar sobre la fuerza de las imágenes cinematográficas en redes de conversaciones en la elaboración de posibles para la educación. Utiliza como metodología una cartografía de los flujos y fuerzas que se generan con las imágenes de la película Carol como elemento detonante de las redes de conversaciones con los profesores. Sostiene que los encuentros con imágenes cinematográficas en redes de conversaciones permiten la expansión de fuerzas intensivas, la potencialización del colectivo en la invención de nuevos modos de subjetivación y en la lucha contra poderes que intentan estandarizar y codificar escuelas y silenciar las conquistas de discursos feministas y queer presentes en la producción académica sobre currículos, géneros y sexualidades. Se concluye que el signo artístico del cine hace fluir la fuerza de la diferencia y la colectividad, empoderando a los docentes para crear resistencias y para diseñar currículos nómadas con nuevos caminos para la educación.The study sought to compose meetings with teachers with the aim of thinking the power of cinematographic images in conversation networks in the fabulation of possibilities for education. It uses as methodology a cartography of the flows and forces that are engendered having the images of the movie Carol as trigger element of the conversation networks with teachers. It argues that encounters with cinematographic images in conversation networks enable the expansion of intensive forces, the potentiation of collectivity in the invention of new modes of subjectification and in the fight against laws that try to standardize and codify schools and silence the achievements of feminist and queer discourses present in academic production on curricula, genders and sexualities. It concludes that the artistic sign of cinema makes the force of difference and collectivity flow, empowering teachers to create resistance and fabulate nomadic curricula with new paths to education.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-03-30T12:09:59Z2023-03-30T12:09:59Z2021-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, S. K.; PARAÍSO, M. A. Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 25–44, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12934. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12934. Acesso em: 25 mar. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1077510.14295/de.v9i1.12934porSilva, Sandra KretliParaíso, Marlucy Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-03-30T12:10:00Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10775Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-03-30T12:10Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educação
Currículos, cine, género y sexualidades: hacer posible en la educación
Curricula, cinema, gender and sexualities: fabulating possibilities in education
title Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educação
spellingShingle Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educação
Silva, Sandra Kretli
Imagens cinematográficas
Redes de conversações
Currículos nômades
Gêneros e sexualidades
Imágenes cinematográficas
Redes de conversación
Nomadic se reanuda
Géneros y sexualidades
Cinematographic images
Conversation networks
Nomadic curricula
Genders and sexualities
title_short Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educação
title_full Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educação
title_fullStr Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educação
title_full_unstemmed Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educação
title_sort Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educação
author Silva, Sandra Kretli
author_facet Silva, Sandra Kretli
Paraíso, Marlucy Alves
author_role author
author2 Paraíso, Marlucy Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sandra Kretli
Paraíso, Marlucy Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens cinematográficas
Redes de conversações
Currículos nômades
Gêneros e sexualidades
Imágenes cinematográficas
Redes de conversación
Nomadic se reanuda
Géneros y sexualidades
Cinematographic images
Conversation networks
Nomadic curricula
Genders and sexualities
topic Imagens cinematográficas
Redes de conversações
Currículos nômades
Gêneros e sexualidades
Imágenes cinematográficas
Redes de conversación
Nomadic se reanuda
Géneros y sexualidades
Cinematographic images
Conversation networks
Nomadic curricula
Genders and sexualities
description Revista Diversidade e Educação, v. 9, n. l, p.25-44 , Jan./Jun. 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-30
2023-03-30T12:09:59Z
2023-03-30T12:09:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, S. K.; PARAÍSO, M. A. Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 25–44, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12934. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12934. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10775
10.14295/de.v9i1.12934
identifier_str_mv SILVA, S. K.; PARAÍSO, M. A. Currículos, cinema, gêneros e sexualidades: fabulando possíveis na educação. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 25–44, 2021. DOI: 10.14295/de.v9i1.12934. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12934. Acesso em: 25 mar. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v9i1.12934
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384389026316288