Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kolmar, Agelita Vargas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
Texto Completo: https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10906
Resumo: Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. especial, p.242-258 , 2019.
id FURG_f9e323a7e02526e566acf2e0bffe5367
oai_identifier_str oai:repositorio.furg.br:123456789/10906
network_acronym_str FURG
network_name_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository_id_str
spelling Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)Concepciones y prácticas pedagógicas de profesores de escuelas rurales multigrado de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)Teachers’ conceptions and pedagogical practices of São Lourenço do Sul multi-series rural schools / RS (1970-1980)Escolas multisseriadasFormação docenteAtuação docenteEscuelas multigradoFormación del profesoradoPráctica docenteMulti-grade schoolsTeacher trainingTeaching practiceRevista Diversidade e Educação, v. 7, n. especial, p.242-258 , 2019.O objetivo do presente artigo, que se materializou através de entrevistas, foi ter uma visão geral das concepções que as professoras têm sobre sua prática como docentes de escola multisseriada. Num primeiro momento foi apresentado um apanhado geral sobre a educação rural no Brasil na segunda metade do século XX, a apresentação das escolas rurais de São Lourenço do Sul/RS, localizadas no quinto distrito e das professoras que atuaram nelas, bem como algumas entrevistas que tornaram possível uma abordagem inicial às concepções das mesmas sobre sua formação e prática. Buscando o aporte teórico de autores do campo da História da Educação a partir da perspectiva teórica da História Cultural, entre eles: Leite (2002), Paiva (1987), Santos e Moura (2010), Cellard (2008), Darnton (1990), Nóvoa (1992), entre outros.El objetivo de este artículo, que se materializó a través de entrevistas, fue tener una visión general de las concepciones que los docentes tienen sobre su práctica como docentes de una escuela multigrado. Al principio, se presentó una visión general de la educación rural en Brasil en la segunda mitad del siglo XX, la presentación de las escuelas rurales de São Lourenço do Sul / RS, ubicadas en el quinto distrito y las maestras que trabajaron en ellas, así como algunas entrevistas que tornaron posible un acercamiento inicial a sus concepciones acerca de su formación y práctica. Buscando el apoyo teórico de autores del campo de la Historia de la Educación desde la perspectiva teórica de la Historia Cultural, entre ellos: Leite (2002), Paiva (1987), Santos y Moura (2010), Cellard (2008), Darnton (1990), Nóvoa (1992), entre otros.This article objective, which was materialized through interviews, was to have an overview of the conceptions that teachers have about their practice as teachers of a multi-grade school. At first, a general overview of rural education in Brazil was presented in the second half of the twentieth century, the presentation of the rural schools of São Lourenço do Sul / RS, located in the fifth district and the teachers who worked in them, as well as some interviews that made possible an initial approach to their conceptions of their formation and practice. Seeking the theoretical support of authors from the field of the History of Education from the theoretical perspective of Cultural History, among them: Leite (2002), Paiva (1987), Santos and Moura (2010), Cellard (2008), Darnton (1990), Nóvoa (1992), among others.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-28T22:49:57Z2023-04-28T22:49:57Z2019-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfKOLMAR, A. V. Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. Especial, p. 242–258, 2019. DOI: 10.14295/de.v7iEspecial.9520. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9520. Acesso em: 23 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1090610.14295/de.v7iEspecial.9520porKolmar, Agelita Vargasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-28T22:49:58Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10906Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-28T22:49:58Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)
Concepciones y prácticas pedagógicas de profesores de escuelas rurales multigrado de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)
Teachers’ conceptions and pedagogical practices of São Lourenço do Sul multi-series rural schools / RS (1970-1980)
title Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)
spellingShingle Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)
Kolmar, Agelita Vargas
Escolas multisseriadas
Formação docente
Atuação docente
Escuelas multigrado
Formación del profesorado
Práctica docente
Multi-grade schools
Teacher training
Teaching practice
title_short Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)
title_full Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)
title_fullStr Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)
title_full_unstemmed Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)
title_sort Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)
author Kolmar, Agelita Vargas
author_facet Kolmar, Agelita Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kolmar, Agelita Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas multisseriadas
Formação docente
Atuação docente
Escuelas multigrado
Formación del profesorado
Práctica docente
Multi-grade schools
Teacher training
Teaching practice
topic Escolas multisseriadas
Formação docente
Atuação docente
Escuelas multigrado
Formación del profesorado
Práctica docente
Multi-grade schools
Teacher training
Teaching practice
description Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. especial, p.242-258 , 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-31
2023-04-28T22:49:57Z
2023-04-28T22:49:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KOLMAR, A. V. Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. Especial, p. 242–258, 2019. DOI: 10.14295/de.v7iEspecial.9520. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9520. Acesso em: 23 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10906
10.14295/de.v7iEspecial.9520
identifier_str_mv KOLMAR, A. V. Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. Especial, p. 242–258, 2019. DOI: 10.14295/de.v7iEspecial.9520. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9520. Acesso em: 23 abr. 2023.
E-ISSN 2358-8853
10.14295/de.v7iEspecial.9520
url https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande - FURG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
collection Repositório Institucional da FURG (RI FURG)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1807384373866004480