Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10906 |
Resumo: | Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. especial, p.242-258 , 2019. |
id |
FURG_f9e323a7e02526e566acf2e0bffe5367 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:123456789/10906 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)Concepciones y prácticas pedagógicas de profesores de escuelas rurales multigrado de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980)Teachers’ conceptions and pedagogical practices of São Lourenço do Sul multi-series rural schools / RS (1970-1980)Escolas multisseriadasFormação docenteAtuação docenteEscuelas multigradoFormación del profesoradoPráctica docenteMulti-grade schoolsTeacher trainingTeaching practiceRevista Diversidade e Educação, v. 7, n. especial, p.242-258 , 2019.O objetivo do presente artigo, que se materializou através de entrevistas, foi ter uma visão geral das concepções que as professoras têm sobre sua prática como docentes de escola multisseriada. Num primeiro momento foi apresentado um apanhado geral sobre a educação rural no Brasil na segunda metade do século XX, a apresentação das escolas rurais de São Lourenço do Sul/RS, localizadas no quinto distrito e das professoras que atuaram nelas, bem como algumas entrevistas que tornaram possível uma abordagem inicial às concepções das mesmas sobre sua formação e prática. Buscando o aporte teórico de autores do campo da História da Educação a partir da perspectiva teórica da História Cultural, entre eles: Leite (2002), Paiva (1987), Santos e Moura (2010), Cellard (2008), Darnton (1990), Nóvoa (1992), entre outros.El objetivo de este artículo, que se materializó a través de entrevistas, fue tener una visión general de las concepciones que los docentes tienen sobre su práctica como docentes de una escuela multigrado. Al principio, se presentó una visión general de la educación rural en Brasil en la segunda mitad del siglo XX, la presentación de las escuelas rurales de São Lourenço do Sul / RS, ubicadas en el quinto distrito y las maestras que trabajaron en ellas, así como algunas entrevistas que tornaron posible un acercamiento inicial a sus concepciones acerca de su formación y práctica. Buscando el apoyo teórico de autores del campo de la Historia de la Educación desde la perspectiva teórica de la Historia Cultural, entre ellos: Leite (2002), Paiva (1987), Santos y Moura (2010), Cellard (2008), Darnton (1990), Nóvoa (1992), entre otros.This article objective, which was materialized through interviews, was to have an overview of the conceptions that teachers have about their practice as teachers of a multi-grade school. At first, a general overview of rural education in Brazil was presented in the second half of the twentieth century, the presentation of the rural schools of São Lourenço do Sul / RS, located in the fifth district and the teachers who worked in them, as well as some interviews that made possible an initial approach to their conceptions of their formation and practice. Seeking the theoretical support of authors from the field of the History of Education from the theoretical perspective of Cultural History, among them: Leite (2002), Paiva (1987), Santos and Moura (2010), Cellard (2008), Darnton (1990), Nóvoa (1992), among others.Universidade Federal do Rio Grande - FURG2023-04-28T22:49:57Z2023-04-28T22:49:57Z2019-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfKOLMAR, A. V. Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. Especial, p. 242–258, 2019. DOI: 10.14295/de.v7iEspecial.9520. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9520. Acesso em: 23 abr. 2023.E-ISSN 2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1090610.14295/de.v7iEspecial.9520porKolmar, Agelita Vargasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-04-28T22:49:58Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10906Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-04-28T22:49:58Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980) Concepciones y prácticas pedagógicas de profesores de escuelas rurales multigrado de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980) Teachers’ conceptions and pedagogical practices of São Lourenço do Sul multi-series rural schools / RS (1970-1980) |
title |
Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980) |
spellingShingle |
Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980) Kolmar, Agelita Vargas Escolas multisseriadas Formação docente Atuação docente Escuelas multigrado Formación del profesorado Práctica docente Multi-grade schools Teacher training Teaching practice |
title_short |
Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980) |
title_full |
Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980) |
title_fullStr |
Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980) |
title_full_unstemmed |
Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980) |
title_sort |
Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980) |
author |
Kolmar, Agelita Vargas |
author_facet |
Kolmar, Agelita Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kolmar, Agelita Vargas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas multisseriadas Formação docente Atuação docente Escuelas multigrado Formación del profesorado Práctica docente Multi-grade schools Teacher training Teaching practice |
topic |
Escolas multisseriadas Formação docente Atuação docente Escuelas multigrado Formación del profesorado Práctica docente Multi-grade schools Teacher training Teaching practice |
description |
Revista Diversidade e Educação, v. 7, n. especial, p.242-258 , 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-31 2023-04-28T22:49:57Z 2023-04-28T22:49:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
KOLMAR, A. V. Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. Especial, p. 242–258, 2019. DOI: 10.14295/de.v7iEspecial.9520. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9520. Acesso em: 23 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10906 10.14295/de.v7iEspecial.9520 |
identifier_str_mv |
KOLMAR, A. V. Concepções e práticas pedagógicas de professoras de escolas rurais multisseriadas de São Lourenço do Sul/RS (1970-1980). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 7, n. Especial, p. 242–258, 2019. DOI: 10.14295/de.v7iEspecial.9520. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/9520. Acesso em: 23 abr. 2023. E-ISSN 2358-8853 10.14295/de.v7iEspecial.9520 |
url |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande - FURG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1807384373866004480 |