EDUCAR PARA O FIM DO EMPREGO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Prâksis |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2008 |
Resumo: | Este artigo procura analisar algumas das transformações econômicas, científicas e tecnológicas que impactam os sistemas de trabalho, produção, educação e formação profissional, uma vez que nada é imune às transformações em curso em nosso século. As relações de emprego e os projetos de carreira profissional estão em profundas mudanças, deixando de serem trajetórias e carreiras profissionais estáveis e duradouras e configurando-se em relações intermitentes, temporárias e por demandas. Nesta perspectiva, não é o trabalho, enquanto relação de produção da sobrevivência humana que está ameaçado, mas os empregos que estão em processo de precarização e/ou extinção. Este artigo propõe uma reflexão sobre as teses que anunciam o fim do emprego, no contexto atual, a partir das transformações em movimento e seus impactos no processo de educação. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo, ancorado em fontes bibliográficas e documentais, indicadores de economia e de mercado do trabalho, referenciado em pensadores da sociologia do trabalho e da educação contemporânea. Conceitualmente, esta reflexão implica discernirmos e diferenciarmos as noções de emprego, formação profissional e educação, no contexto histórico que estamos vivenciando. Palavras-chave: Educação. Trabalho. Tecnologias. Futuro do Emprego.ABSTRACTThis article analyzes some of the economic, scientific, and technological transformations that impact labor, production, education, and professional training systems, since nothing is immune to the ongoing transformations in our century. Employment relationships and professional career projects are undergoing profound changes, moving from stable and lasting professional careers to intermittent, temporary and demanding relationships. In this perspective, it is not work as a production relation of human survival that is threatened, but jobs that are in the process of precariousness or extinction. This article proposes a reflection on the theses that announce the end of employment, in the current context, from changes in movement and their impacts on the education process. Methodologically, it is a qualitative and quantitative study, anchored in bibliographic and documentary sources, labor market and economy indicators, referenced with intellectuals in the sociology of work and contemporary education. Conceptually, this reflection implies discerning and differentiating the notions of employment, professional training and education in the historical context we are experiencing.Keywords: Education. Work. Technologies. Future of Employment. |
id |
Feevale-1_8123d5d9476431a1fcccab29b536dde7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2008 |
network_acronym_str |
Feevale-1 |
network_name_str |
Revista Prâksis |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAR PARA O FIM DO EMPREGO?Este artigo procura analisar algumas das transformações econômicas, científicas e tecnológicas que impactam os sistemas de trabalho, produção, educação e formação profissional, uma vez que nada é imune às transformações em curso em nosso século. As relações de emprego e os projetos de carreira profissional estão em profundas mudanças, deixando de serem trajetórias e carreiras profissionais estáveis e duradouras e configurando-se em relações intermitentes, temporárias e por demandas. Nesta perspectiva, não é o trabalho, enquanto relação de produção da sobrevivência humana que está ameaçado, mas os empregos que estão em processo de precarização e/ou extinção. Este artigo propõe uma reflexão sobre as teses que anunciam o fim do emprego, no contexto atual, a partir das transformações em movimento e seus impactos no processo de educação. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo, ancorado em fontes bibliográficas e documentais, indicadores de economia e de mercado do trabalho, referenciado em pensadores da sociologia do trabalho e da educação contemporânea. Conceitualmente, esta reflexão implica discernirmos e diferenciarmos as noções de emprego, formação profissional e educação, no contexto histórico que estamos vivenciando. Palavras-chave: Educação. Trabalho. Tecnologias. Futuro do Emprego.ABSTRACTThis article analyzes some of the economic, scientific, and technological transformations that impact labor, production, education, and professional training systems, since nothing is immune to the ongoing transformations in our century. Employment relationships and professional career projects are undergoing profound changes, moving from stable and lasting professional careers to intermittent, temporary and demanding relationships. In this perspective, it is not work as a production relation of human survival that is threatened, but jobs that are in the process of precariousness or extinction. This article proposes a reflection on the theses that announce the end of employment, in the current context, from changes in movement and their impacts on the education process. Methodologically, it is a qualitative and quantitative study, anchored in bibliographic and documentary sources, labor market and economy indicators, referenced with intellectuals in the sociology of work and contemporary education. Conceptually, this reflection implies discerning and differentiating the notions of employment, professional training and education in the historical context we are experiencing.Keywords: Education. Work. Technologies. Future of Employment.Universidade Feevale2019-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/200810.25112/rpr.v3i0.2008Revista Prâksis; v. 3 (2019): Brasil, Finlândia e Dinamarca: Cooperação em Educação, Ciência e Tecnologia; 98-1092448-19391807-111210.25112/rpr.v3i0reponame:Revista Prâksisinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2008/2447Copyright (c) 2019 Revista Prâksisinfo:eu-repo/semantics/openAccessProdanov, Cleber CristianoGrabowski, Gabriel2020-08-27T23:19:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2008Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/indexhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/oai||mauricio@feevale.br2448-19392448-1939opendoar:2020-08-27T23:19:53Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAR PARA O FIM DO EMPREGO? |
title |
EDUCAR PARA O FIM DO EMPREGO? |
spellingShingle |
EDUCAR PARA O FIM DO EMPREGO? Prodanov, Cleber Cristiano |
title_short |
EDUCAR PARA O FIM DO EMPREGO? |
title_full |
EDUCAR PARA O FIM DO EMPREGO? |
title_fullStr |
EDUCAR PARA O FIM DO EMPREGO? |
title_full_unstemmed |
EDUCAR PARA O FIM DO EMPREGO? |
title_sort |
EDUCAR PARA O FIM DO EMPREGO? |
author |
Prodanov, Cleber Cristiano |
author_facet |
Prodanov, Cleber Cristiano Grabowski, Gabriel |
author_role |
author |
author2 |
Grabowski, Gabriel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prodanov, Cleber Cristiano Grabowski, Gabriel |
description |
Este artigo procura analisar algumas das transformações econômicas, científicas e tecnológicas que impactam os sistemas de trabalho, produção, educação e formação profissional, uma vez que nada é imune às transformações em curso em nosso século. As relações de emprego e os projetos de carreira profissional estão em profundas mudanças, deixando de serem trajetórias e carreiras profissionais estáveis e duradouras e configurando-se em relações intermitentes, temporárias e por demandas. Nesta perspectiva, não é o trabalho, enquanto relação de produção da sobrevivência humana que está ameaçado, mas os empregos que estão em processo de precarização e/ou extinção. Este artigo propõe uma reflexão sobre as teses que anunciam o fim do emprego, no contexto atual, a partir das transformações em movimento e seus impactos no processo de educação. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo, ancorado em fontes bibliográficas e documentais, indicadores de economia e de mercado do trabalho, referenciado em pensadores da sociologia do trabalho e da educação contemporânea. Conceitualmente, esta reflexão implica discernirmos e diferenciarmos as noções de emprego, formação profissional e educação, no contexto histórico que estamos vivenciando. Palavras-chave: Educação. Trabalho. Tecnologias. Futuro do Emprego.ABSTRACTThis article analyzes some of the economic, scientific, and technological transformations that impact labor, production, education, and professional training systems, since nothing is immune to the ongoing transformations in our century. Employment relationships and professional career projects are undergoing profound changes, moving from stable and lasting professional careers to intermittent, temporary and demanding relationships. In this perspective, it is not work as a production relation of human survival that is threatened, but jobs that are in the process of precariousness or extinction. This article proposes a reflection on the theses that announce the end of employment, in the current context, from changes in movement and their impacts on the education process. Methodologically, it is a qualitative and quantitative study, anchored in bibliographic and documentary sources, labor market and economy indicators, referenced with intellectuals in the sociology of work and contemporary education. Conceptually, this reflection implies discerning and differentiating the notions of employment, professional training and education in the historical context we are experiencing.Keywords: Education. Work. Technologies. Future of Employment. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2008 10.25112/rpr.v3i0.2008 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2008 |
identifier_str_mv |
10.25112/rpr.v3i0.2008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/2008/2447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Prâksis info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Prâksis |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Prâksis; v. 3 (2019): Brasil, Finlândia e Dinamarca: Cooperação em Educação, Ciência e Tecnologia; 98-109 2448-1939 1807-1112 10.25112/rpr.v3i0 reponame:Revista Prâksis instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Revista Prâksis |
collection |
Revista Prâksis |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Prâksis - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325125202837504 |