PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão e Desenvolvimento |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/969 |
Resumo: | O empreendedorismo tem sido frequente foco de estudo das universidades e centros de pesquisa, pois é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de uma região. Neste estudo, objetivou-se, por meio de uma pesquisa descritiva, com enfoque quantitativo, verificar a influência das práticas didático-pedagógicas na formação do perfil empreendedor no curso de Administração da Feevale. O presente artigo desenvolve-se em quatro etapas, apresentando: a) uma revisão bibliográfica sobre empreendedorismo e práticas didático-pedagógicas relacionadas ao tema; b) a revisão do instrumento de medição; c) a aplicação dos questionários em uma amostra selecionada intencionalmente com alunos das fases inicial, intermediária e final de curso; e d) a análise das informações obtidas com o uso de estatística multivariada. Os resultados encontrados apontam dois aspectos importantes: o primeiro, que somente uma das práticas didático-pedagógicas influencia positivamente em uma das variáveis do perfil empreendedor e o segundo, que o processo de ensino da administração deve ser revisto, para que possa influenciar de forma mais eficaz a formação empreendedora dos acadêmicos.Palavras-chave: Ensino superior. Empreendedorismo. Práticas didáticas. |
id |
Feevale-2_96da1e06b1a7257f0cfb3f2fa8de1646 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/969 |
network_acronym_str |
Feevale-2 |
network_name_str |
Gestão e Desenvolvimento |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALEO empreendedorismo tem sido frequente foco de estudo das universidades e centros de pesquisa, pois é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de uma região. Neste estudo, objetivou-se, por meio de uma pesquisa descritiva, com enfoque quantitativo, verificar a influência das práticas didático-pedagógicas na formação do perfil empreendedor no curso de Administração da Feevale. O presente artigo desenvolve-se em quatro etapas, apresentando: a) uma revisão bibliográfica sobre empreendedorismo e práticas didático-pedagógicas relacionadas ao tema; b) a revisão do instrumento de medição; c) a aplicação dos questionários em uma amostra selecionada intencionalmente com alunos das fases inicial, intermediária e final de curso; e d) a análise das informações obtidas com o uso de estatística multivariada. Os resultados encontrados apontam dois aspectos importantes: o primeiro, que somente uma das práticas didático-pedagógicas influencia positivamente em uma das variáveis do perfil empreendedor e o segundo, que o processo de ensino da administração deve ser revisto, para que possa influenciar de forma mais eficaz a formação empreendedora dos acadêmicos.Palavras-chave: Ensino superior. Empreendedorismo. Práticas didáticas.Universidade Feevale2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/96910.25112/rgd.v7i2.969Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 7 n. 2 (2010): Julho / Dezembro2446-68751807-543610.25112/rgd.v7i2reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/969/1311Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt, SerjeBohnenberger, Maria CristinaFreitas, Ernani Cesar de2019-02-13T22:30:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/969Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:30:01Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE |
title |
PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE |
spellingShingle |
PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE Schmidt, Serje |
title_short |
PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE |
title_full |
PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE |
title_fullStr |
PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE |
title_sort |
PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE |
author |
Schmidt, Serje |
author_facet |
Schmidt, Serje Bohnenberger, Maria Cristina Freitas, Ernani Cesar de |
author_role |
author |
author2 |
Bohnenberger, Maria Cristina Freitas, Ernani Cesar de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmidt, Serje Bohnenberger, Maria Cristina Freitas, Ernani Cesar de |
description |
O empreendedorismo tem sido frequente foco de estudo das universidades e centros de pesquisa, pois é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de uma região. Neste estudo, objetivou-se, por meio de uma pesquisa descritiva, com enfoque quantitativo, verificar a influência das práticas didático-pedagógicas na formação do perfil empreendedor no curso de Administração da Feevale. O presente artigo desenvolve-se em quatro etapas, apresentando: a) uma revisão bibliográfica sobre empreendedorismo e práticas didático-pedagógicas relacionadas ao tema; b) a revisão do instrumento de medição; c) a aplicação dos questionários em uma amostra selecionada intencionalmente com alunos das fases inicial, intermediária e final de curso; e d) a análise das informações obtidas com o uso de estatística multivariada. Os resultados encontrados apontam dois aspectos importantes: o primeiro, que somente uma das práticas didático-pedagógicas influencia positivamente em uma das variáveis do perfil empreendedor e o segundo, que o processo de ensino da administração deve ser revisto, para que possa influenciar de forma mais eficaz a formação empreendedora dos acadêmicos.Palavras-chave: Ensino superior. Empreendedorismo. Práticas didáticas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/969 10.25112/rgd.v7i2.969 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/969 |
identifier_str_mv |
10.25112/rgd.v7i2.969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/969/1311 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 7 n. 2 (2010): Julho / Dezembro 2446-6875 1807-5436 10.25112/rgd.v7i2 reponame:Gestão e Desenvolvimento instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Gestão e Desenvolvimento |
collection |
Gestão e Desenvolvimento |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1798325144818548736 |