PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Serje
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bohnenberger, Maria Cristina, Freitas, Ernani Cesar de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão e Desenvolvimento
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/969
Resumo: O empreendedorismo tem sido frequente foco de estudo das universidades e centros de pesquisa, pois é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de uma região. Neste estudo, objetivou-se, por meio de uma pesquisa descritiva, com enfoque quantitativo, verificar a influência das práticas didático-pedagógicas na formação do perfil empreendedor no curso de Administração da Feevale. O presente artigo desenvolve-se em quatro etapas, apresentando: a) uma revisão bibliográfica sobre empreendedorismo e práticas didático-pedagógicas relacionadas ao tema; b) a revisão do instrumento de medição; c) a aplicação dos questionários em uma amostra selecionada intencionalmente com alunos das fases inicial, intermediária e final de curso; e d) a análise das informações obtidas com o uso de estatística multivariada. Os resultados encontrados apontam dois aspectos importantes: o primeiro, que somente uma das práticas didático-pedagógicas influencia positivamente em uma das variáveis do perfil empreendedor e o segundo, que o processo de ensino da administração deve ser revisto, para que possa influenciar de forma mais eficaz a formação empreendedora dos acadêmicos.Palavras-chave: Ensino superior. Empreendedorismo. Práticas didáticas.
id Feevale-2_96da1e06b1a7257f0cfb3f2fa8de1646
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/969
network_acronym_str Feevale-2
network_name_str Gestão e Desenvolvimento
repository_id_str
spelling PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALEO empreendedorismo tem sido frequente foco de estudo das universidades e centros de pesquisa, pois é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de uma região. Neste estudo, objetivou-se, por meio de uma pesquisa descritiva, com enfoque quantitativo, verificar a influência das práticas didático-pedagógicas na formação do perfil empreendedor no curso de Administração da Feevale. O presente artigo desenvolve-se em quatro etapas, apresentando: a) uma revisão bibliográfica sobre empreendedorismo e práticas didático-pedagógicas relacionadas ao tema; b) a revisão do instrumento de medição; c) a aplicação dos questionários em uma amostra selecionada intencionalmente com alunos das fases inicial, intermediária e final de curso; e d) a análise das informações obtidas com o uso de estatística multivariada. Os resultados encontrados apontam dois aspectos importantes: o primeiro, que somente uma das práticas didático-pedagógicas influencia positivamente em uma das variáveis do perfil empreendedor e o segundo, que o processo de ensino da administração deve ser revisto, para que possa influenciar de forma mais eficaz a formação empreendedora dos acadêmicos.Palavras-chave: Ensino superior. Empreendedorismo. Práticas didáticas.Universidade Feevale2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/96910.25112/rgd.v7i2.969Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 7 n. 2 (2010): Julho / Dezembro2446-68751807-543610.25112/rgd.v7i2reponame:Gestão e Desenvolvimentoinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/969/1311Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchmidt, SerjeBohnenberger, Maria CristinaFreitas, Ernani Cesar de2019-02-13T22:30:01Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/969Revistahttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/indexPUBhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/oaigestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br2446-68751807-5436opendoar:2019-02-13T22:30:01Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE
title PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE
spellingShingle PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE
Schmidt, Serje
title_short PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE
title_full PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE
title_fullStr PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE
title_full_unstemmed PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE
title_sort PRÁTICAS DIDÁTICAS NA FORMAÇÃO EMPREENDEDORA: O CASO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FEEVALE
author Schmidt, Serje
author_facet Schmidt, Serje
Bohnenberger, Maria Cristina
Freitas, Ernani Cesar de
author_role author
author2 Bohnenberger, Maria Cristina
Freitas, Ernani Cesar de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmidt, Serje
Bohnenberger, Maria Cristina
Freitas, Ernani Cesar de
description O empreendedorismo tem sido frequente foco de estudo das universidades e centros de pesquisa, pois é um dos fatores fundamentais para o desenvolvimento de uma região. Neste estudo, objetivou-se, por meio de uma pesquisa descritiva, com enfoque quantitativo, verificar a influência das práticas didático-pedagógicas na formação do perfil empreendedor no curso de Administração da Feevale. O presente artigo desenvolve-se em quatro etapas, apresentando: a) uma revisão bibliográfica sobre empreendedorismo e práticas didático-pedagógicas relacionadas ao tema; b) a revisão do instrumento de medição; c) a aplicação dos questionários em uma amostra selecionada intencionalmente com alunos das fases inicial, intermediária e final de curso; e d) a análise das informações obtidas com o uso de estatística multivariada. Os resultados encontrados apontam dois aspectos importantes: o primeiro, que somente uma das práticas didático-pedagógicas influencia positivamente em uma das variáveis do perfil empreendedor e o segundo, que o processo de ensino da administração deve ser revisto, para que possa influenciar de forma mais eficaz a formação empreendedora dos acadêmicos.Palavras-chave: Ensino superior. Empreendedorismo. Práticas didáticas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/969
10.25112/rgd.v7i2.969
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/969
identifier_str_mv 10.25112/rgd.v7i2.969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistagestaoedesenvolvimento/article/view/969/1311
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Gestão e Desenvolvimento
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gestão e Desenvolvimento; v. 7 n. 2 (2010): Julho / Dezembro
2446-6875
1807-5436
10.25112/rgd.v7i2
reponame:Gestão e Desenvolvimento
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Gestão e Desenvolvimento
collection Gestão e Desenvolvimento
repository.name.fl_str_mv Gestão e Desenvolvimento - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv gestaoedesenvolvimento@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1798325144818548736