TECNOLOGIAS DIGITAIS E CAPITAL CULTURAL – ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS E UTILIZAÇÃO PELOS ALUNOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilhena, Carla
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Valadas, Sandra T., Fernandes, Preciosa, Figueiredo, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2956
Resumo: The article presents results from a study whose purposes were to develop knowledge on the use of digital platforms and technologies in school activities by Portuguese students and the difficulties they identify when using them. We also aimed to understand the effect of their parents’ educational attainment upon these two dimensions. 2037 Basic and Secondary Education (Years 6, 9, and 12) students, who attended schools in different Portuguese regions, answered a questionnaire. The results indicate that the mother’s level of schooling is associated to the use of more diversified platforms, to a more frequent use, and to students stating more difficulties in context of the pandemic.
id Feevale-3_ab4c01aeab5351a8dff8ebb91752d703
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2956
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DIGITAIS E CAPITAL CULTURAL – ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS E UTILIZAÇÃO PELOS ALUNOS DE TECNOLOGIAS DIGITAISPlataformas e Tecnologias DigitaisAlunos do Ensino Básico e SecundárioPortugalThe article presents results from a study whose purposes were to develop knowledge on the use of digital platforms and technologies in school activities by Portuguese students and the difficulties they identify when using them. We also aimed to understand the effect of their parents’ educational attainment upon these two dimensions. 2037 Basic and Secondary Education (Years 6, 9, and 12) students, who attended schools in different Portuguese regions, answered a questionnaire. The results indicate that the mother’s level of schooling is associated to the use of more diversified platforms, to a more frequent use, and to students stating more difficulties in context of the pandemic.O artigo apresenta resultados de um estudo que teve como objetivos conhecer a utilização nas atividades escolares de plataformas e tecnologias digitais por alunos portugueses, as dificuldades que identificam na sua utilização e compreender o efeito do nível de escolaridade do pai e da mãe nestas duas dimensões. Foi utilizado um inquérito por questionário a que responderam 2037 alunos do Ensino Básico e Secundário (6º, 9º e 12º anos de escolaridade), que frequentavam escolas localizadas em diferentes regiões de Portugal. Os resultados indicam que o nível de escolaridade da mãe está associado à utilização de plataformas mais diversificadas, a uma utilização mais frequente e à enunciação, pelos alunos, de maiores dificuldades em contexto pandémico.Universidade Feevale2023-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/295610.25112/rco.v1.2956Revista Conhecimento Online; v. 1 (2023): Janeiro / Junho - Artigos livres; 81-1012176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2956/3141Copyright (c) 2022 Carla Vilhena, Valadas Sandra T., Fernandes Preciosa, Carla Figueiredohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVilhena, CarlaValadas, Sandra T.Fernandes, PreciosaFigueiredo, Carla2023-08-04T18:33:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2956Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2023-08-04T18:33:32Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DIGITAIS E CAPITAL CULTURAL – ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS E UTILIZAÇÃO PELOS ALUNOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
title TECNOLOGIAS DIGITAIS E CAPITAL CULTURAL – ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS E UTILIZAÇÃO PELOS ALUNOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
spellingShingle TECNOLOGIAS DIGITAIS E CAPITAL CULTURAL – ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS E UTILIZAÇÃO PELOS ALUNOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Vilhena, Carla
Plataformas e Tecnologias Digitais
Alunos do Ensino Básico e Secundário
Portugal
title_short TECNOLOGIAS DIGITAIS E CAPITAL CULTURAL – ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS E UTILIZAÇÃO PELOS ALUNOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_full TECNOLOGIAS DIGITAIS E CAPITAL CULTURAL – ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS E UTILIZAÇÃO PELOS ALUNOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_fullStr TECNOLOGIAS DIGITAIS E CAPITAL CULTURAL – ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS E UTILIZAÇÃO PELOS ALUNOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DIGITAIS E CAPITAL CULTURAL – ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS E UTILIZAÇÃO PELOS ALUNOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
title_sort TECNOLOGIAS DIGITAIS E CAPITAL CULTURAL – ASSOCIAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE ESCOLARIDADE DOS PAIS E UTILIZAÇÃO PELOS ALUNOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
author Vilhena, Carla
author_facet Vilhena, Carla
Valadas, Sandra T.
Fernandes, Preciosa
Figueiredo, Carla
author_role author
author2 Valadas, Sandra T.
Fernandes, Preciosa
Figueiredo, Carla
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilhena, Carla
Valadas, Sandra T.
Fernandes, Preciosa
Figueiredo, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Plataformas e Tecnologias Digitais
Alunos do Ensino Básico e Secundário
Portugal
topic Plataformas e Tecnologias Digitais
Alunos do Ensino Básico e Secundário
Portugal
description The article presents results from a study whose purposes were to develop knowledge on the use of digital platforms and technologies in school activities by Portuguese students and the difficulties they identify when using them. We also aimed to understand the effect of their parents’ educational attainment upon these two dimensions. 2037 Basic and Secondary Education (Years 6, 9, and 12) students, who attended schools in different Portuguese regions, answered a questionnaire. The results indicate that the mother’s level of schooling is associated to the use of more diversified platforms, to a more frequent use, and to students stating more difficulties in context of the pandemic.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2956
10.25112/rco.v1.2956
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2956
identifier_str_mv 10.25112/rco.v1.2956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2956/3141
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Carla Vilhena, Valadas Sandra T., Fernandes Preciosa, Carla Figueiredo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Carla Vilhena, Valadas Sandra T., Fernandes Preciosa, Carla Figueiredo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 1 (2023): Janeiro / Junho - Artigos livres; 81-101
2176-8501
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464526037319680