A GRAMÁTICA NORMATIVA NA PROVA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM, BRASIL): ANÁLISE COM BASE NA TEORIA DE VIGOTSKI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Tamara Cardoso
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Melchior, Solange Marilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/413
Resumo: Este estudo analisou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo foi verificar se a gramática normativa da língua portuguesa é avaliada. A perspectiva de análise foi a teoria de Vygotski. O pressuposto é que o ensino da gramática é importante, por se tratar de requisito para a própria compreensão de textos. Foi realizada comparação entre as três Provas do ENEM dos anos de 2013 e 2015 com a gramática escrita por Bechara (2009). Concluiu-se que em 2013, dentre 40 questões da prova de linguagens, 3 avaliaram gramática normativa, ou seja, 7.5% da prova.  Na prova de primeira aplicação de 2015 o resultado foi igual e, na prova de segunda aplicação do mesmo ano, 2, dentre 40 questões, avaliaram gramática normativa, ou seja, 5%.
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