AQUECEDOR SOLAR PRODUZIDO COM RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Rebecca Lorenzi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Brito, Alessandra M. do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conhecimento Online
Texto Completo: http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/218
Resumo: O Projeto de Extensão Mãos à Obra, da Universidade Feevale, atua em comunidades carentes no município de Novo Hamburgo/RS. Iniciado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, envolve também os cursos de Gestão Ambiental, Tecnologia em Construção de Edifícios e tem parceria com Engenharia Eletrônica, capacitando pessoas e/ou qualificando ambientes, visando à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Em 2011, o Projeto iniciou estudos de um aquecedor solar produzido com resíduos sólidos recicláveis, como garrafas PET e embalagens longa vida. Este pode ser instalado na cobertura das residências e tem a função de captar a radiação solar e aquecer a água para uso no interior da residência, reduzindo, assim, o consumo de energia. Para a construção do aquecedor, foi organizada uma oficina que contemplou a parte teórica, bem como a prática, isto é, a construção e a instalação do equipamento no canteiro de obras do curso de Arquitetura e Urbanismo. O protótipo foi construído tendo como referência o aquecedor solar desenvolvido pelo senhor José Alcino Alano. O projeto Mãos à Obra pretende fazer testes de modo a medir a eficiência desse aquecedor em Novo Hamburgo, para, somente após, capacitar e implementar essa solução em comunidades de baixa renda.Palavras-chave: Energia solar. Comunidades carentes. Sustentabilidade.
id Feevale-3_e78999a3044d8264c3a205c1967e4a1a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/218
network_acronym_str Feevale-3
network_name_str Conhecimento Online
repository_id_str
spelling AQUECEDOR SOLAR PRODUZIDO COM RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEISO Projeto de Extensão Mãos à Obra, da Universidade Feevale, atua em comunidades carentes no município de Novo Hamburgo/RS. Iniciado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, envolve também os cursos de Gestão Ambiental, Tecnologia em Construção de Edifícios e tem parceria com Engenharia Eletrônica, capacitando pessoas e/ou qualificando ambientes, visando à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Em 2011, o Projeto iniciou estudos de um aquecedor solar produzido com resíduos sólidos recicláveis, como garrafas PET e embalagens longa vida. Este pode ser instalado na cobertura das residências e tem a função de captar a radiação solar e aquecer a água para uso no interior da residência, reduzindo, assim, o consumo de energia. Para a construção do aquecedor, foi organizada uma oficina que contemplou a parte teórica, bem como a prática, isto é, a construção e a instalação do equipamento no canteiro de obras do curso de Arquitetura e Urbanismo. O protótipo foi construído tendo como referência o aquecedor solar desenvolvido pelo senhor José Alcino Alano. O projeto Mãos à Obra pretende fazer testes de modo a medir a eficiência desse aquecedor em Novo Hamburgo, para, somente após, capacitar e implementar essa solução em comunidades de baixa renda.Palavras-chave: Energia solar. Comunidades carentes. Sustentabilidade.Universidade Feevale2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/21810.25112/rco.v2i0.218Revista Conhecimento Online; v. 2 (2013): Julho / Dezembro2176-850110.25112/rco.v2i0reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/218/195Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessMüller, Rebecca LorenziBrito, Alessandra M. do Amaral2017-06-29T23:05:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/218Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2017-06-29T23:05:04Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false
dc.title.none.fl_str_mv AQUECEDOR SOLAR PRODUZIDO COM RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS
title AQUECEDOR SOLAR PRODUZIDO COM RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS
spellingShingle AQUECEDOR SOLAR PRODUZIDO COM RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS
Müller, Rebecca Lorenzi
title_short AQUECEDOR SOLAR PRODUZIDO COM RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS
title_full AQUECEDOR SOLAR PRODUZIDO COM RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS
title_fullStr AQUECEDOR SOLAR PRODUZIDO COM RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS
title_full_unstemmed AQUECEDOR SOLAR PRODUZIDO COM RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS
title_sort AQUECEDOR SOLAR PRODUZIDO COM RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS
author Müller, Rebecca Lorenzi
author_facet Müller, Rebecca Lorenzi
Brito, Alessandra M. do Amaral
author_role author
author2 Brito, Alessandra M. do Amaral
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Rebecca Lorenzi
Brito, Alessandra M. do Amaral
description O Projeto de Extensão Mãos à Obra, da Universidade Feevale, atua em comunidades carentes no município de Novo Hamburgo/RS. Iniciado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, envolve também os cursos de Gestão Ambiental, Tecnologia em Construção de Edifícios e tem parceria com Engenharia Eletrônica, capacitando pessoas e/ou qualificando ambientes, visando à melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Em 2011, o Projeto iniciou estudos de um aquecedor solar produzido com resíduos sólidos recicláveis, como garrafas PET e embalagens longa vida. Este pode ser instalado na cobertura das residências e tem a função de captar a radiação solar e aquecer a água para uso no interior da residência, reduzindo, assim, o consumo de energia. Para a construção do aquecedor, foi organizada uma oficina que contemplou a parte teórica, bem como a prática, isto é, a construção e a instalação do equipamento no canteiro de obras do curso de Arquitetura e Urbanismo. O protótipo foi construído tendo como referência o aquecedor solar desenvolvido pelo senhor José Alcino Alano. O projeto Mãos à Obra pretende fazer testes de modo a medir a eficiência desse aquecedor em Novo Hamburgo, para, somente após, capacitar e implementar essa solução em comunidades de baixa renda.Palavras-chave: Energia solar. Comunidades carentes. Sustentabilidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/218
10.25112/rco.v2i0.218
url http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/218
identifier_str_mv 10.25112/rco.v2i0.218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/218/195
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Conhecimento Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
publisher.none.fl_str_mv Universidade Feevale
dc.source.none.fl_str_mv Revista Conhecimento Online; v. 2 (2013): Julho / Dezembro
2176-8501
10.25112/rco.v2i0
reponame:Conhecimento Online
instname:Universidade Feevale (Feevale)
instacron:Feevale
instname_str Universidade Feevale (Feevale)
instacron_str Feevale
institution Feevale
reponame_str Conhecimento Online
collection Conhecimento Online
repository.name.fl_str_mv Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)
repository.mail.fl_str_mv jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br
_version_ 1809464524632227840