A ETNOFÍSICA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conhecimento Online |
Texto Completo: | http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2795 |
Resumo: | Este artigo apresenta o resultado de uma investigação, cujo objetivo foi compreender como as pesquisas que abordam a Etnofísica se apresentam no cenário brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, na qual foi utilizado como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional. Para compor o corpus de análise desta pesquisa, foram realizadas buscas nos seguintes repositórios: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); e Google Acadêmico. Foram encontradas sete pesquisas, as quais foram analisadas conforme as categorias a priori: a) interesses e objetivos das pesquisas; b) bases teóricas que sustentam as pesquisas; c) contexto e metodologia das pesquisas; e d) principais resultados e contribuições das pesquisas para a área de Educação em Ciências. Os resultados apontam que ainda são poucas as pesquisas brasileiras que tratam sobre a Etnofísica, e as produções publicadas apresentam-se em duas direções: i) análise dos saberes e fazeres de profissionais em diferentes ramos, no intuito de verificar os conceitos Físicos presentes em suas práticas cotidianas; ii) elaboração de produtos educacionais que versem sobre o cotidiano dos estudantes, na busca por relacionar o que observado em suas rotinas diárias com os conceitos físicos. |
id |
Feevale-3_f7cc276afd61d766c1c95351edca87a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2795 |
network_acronym_str |
Feevale-3 |
network_name_str |
Conhecimento Online |
repository_id_str |
|
spelling |
A ETNOFÍSICA NAS PESQUISAS ACADÊMICASEnsino de FísicaEtnociênciasDiversidade CulturalMapeamentoEste artigo apresenta o resultado de uma investigação, cujo objetivo foi compreender como as pesquisas que abordam a Etnofísica se apresentam no cenário brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, na qual foi utilizado como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional. Para compor o corpus de análise desta pesquisa, foram realizadas buscas nos seguintes repositórios: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); e Google Acadêmico. Foram encontradas sete pesquisas, as quais foram analisadas conforme as categorias a priori: a) interesses e objetivos das pesquisas; b) bases teóricas que sustentam as pesquisas; c) contexto e metodologia das pesquisas; e d) principais resultados e contribuições das pesquisas para a área de Educação em Ciências. Os resultados apontam que ainda são poucas as pesquisas brasileiras que tratam sobre a Etnofísica, e as produções publicadas apresentam-se em duas direções: i) análise dos saberes e fazeres de profissionais em diferentes ramos, no intuito de verificar os conceitos Físicos presentes em suas práticas cotidianas; ii) elaboração de produtos educacionais que versem sobre o cotidiano dos estudantes, na busca por relacionar o que observado em suas rotinas diárias com os conceitos físicos.Universidade Feevale2022-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/279510.25112/rco.v2.2795Revista Conhecimento Online; v. 2 (2022): Julho / Dezembro - Literacia digital em contextos educativos; 220-2352176-8501reponame:Conhecimento Onlineinstname:Universidade Feevale (Feevale)instacron:Feevaleporhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2795/3074Copyright (c) 2022 Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Vladimirhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFélix dos Santos, VladimirMadruga, Zulma Elizabete de Freitas2022-08-22T18:28:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2795Revistahttps://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonlineONGhttp://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/oaijacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br2176-85012176-8501opendoar:2022-08-22T18:28:37Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ETNOFÍSICA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS |
title |
A ETNOFÍSICA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS |
spellingShingle |
A ETNOFÍSICA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS Félix dos Santos, Vladimir Ensino de Física Etnociências Diversidade Cultural Mapeamento |
title_short |
A ETNOFÍSICA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS |
title_full |
A ETNOFÍSICA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS |
title_fullStr |
A ETNOFÍSICA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS |
title_full_unstemmed |
A ETNOFÍSICA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS |
title_sort |
A ETNOFÍSICA NAS PESQUISAS ACADÊMICAS |
author |
Félix dos Santos, Vladimir |
author_facet |
Félix dos Santos, Vladimir Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Félix dos Santos, Vladimir Madruga, Zulma Elizabete de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Etnociências Diversidade Cultural Mapeamento |
topic |
Ensino de Física Etnociências Diversidade Cultural Mapeamento |
description |
Este artigo apresenta o resultado de uma investigação, cujo objetivo foi compreender como as pesquisas que abordam a Etnofísica se apresentam no cenário brasileiro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, na qual foi utilizado como procedimento metodológico o mapeamento na pesquisa educacional. Para compor o corpus de análise desta pesquisa, foram realizadas buscas nos seguintes repositórios: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); e Google Acadêmico. Foram encontradas sete pesquisas, as quais foram analisadas conforme as categorias a priori: a) interesses e objetivos das pesquisas; b) bases teóricas que sustentam as pesquisas; c) contexto e metodologia das pesquisas; e d) principais resultados e contribuições das pesquisas para a área de Educação em Ciências. Os resultados apontam que ainda são poucas as pesquisas brasileiras que tratam sobre a Etnofísica, e as produções publicadas apresentam-se em duas direções: i) análise dos saberes e fazeres de profissionais em diferentes ramos, no intuito de verificar os conceitos Físicos presentes em suas práticas cotidianas; ii) elaboração de produtos educacionais que versem sobre o cotidiano dos estudantes, na busca por relacionar o que observado em suas rotinas diárias com os conceitos físicos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2795 10.25112/rco.v2.2795 |
url |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2795 |
identifier_str_mv |
10.25112/rco.v2.2795 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/2795/3074 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Vladimir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Zulma Elizabete de Freitas Madruga, Vladimir https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Feevale |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Conhecimento Online; v. 2 (2022): Julho / Dezembro - Literacia digital em contextos educativos; 220-235 2176-8501 reponame:Conhecimento Online instname:Universidade Feevale (Feevale) instacron:Feevale |
instname_str |
Universidade Feevale (Feevale) |
instacron_str |
Feevale |
institution |
Feevale |
reponame_str |
Conhecimento Online |
collection |
Conhecimento Online |
repository.name.fl_str_mv |
Conhecimento Online - Universidade Feevale (Feevale) |
repository.mail.fl_str_mv |
jacinta@feevale.br||mauricio@feevale.br |
_version_ |
1809464525998522368 |