Criação de tecnologia para capacitação em Suporte Básico de Vida em Ambiente Escolar
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences |
Texto Completo: | https://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/1112 |
Resumo: | As tecnologias em saúde configuram-se como uma forma de reorganizar o modelo assistencial, buscando fomentar e facilitar o acesso aos ensinamentos relevantes à comunidade, promovendo, dessa forma, maior autonomia e gestão eficaz do processo saúde-doença. O objetivo deste estudo é relatar a construção de uma tecnologia leve-dura por profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade do Estado do Pará e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará para a capacitação da comunidade escolar acerca do Suporte Básico de Vida (SBV). Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência que ocorreu mediante a criação de uma tecnologia leve-dura a partir do Programa Santa Casa nas Escolas. Adotou-se a metodologia da Teoria da Problematização mediante o uso do Arco de Maguerez. Verificou-se que a utilização dessa ferramenta foi positiva para o processo de ensino-aprendizagem, haja vista que ele ocorreu de maneira dinâmica e propiciou a educação facilitada dos tópicos abordados. Além disso, o objetivo proposto pela construção da tecnologia foi alcançado, tendo em vista que os participantes da ação foram sensibilizados através do uso da ferramenta leve-dura, identificando a relevância das etapas expostas nos painéis para manutenção da cadeia de sobrevivência. A participação dos residentes foi significativa para sua formação ao promover um olhar mais humanizado e integrado da assistência dentro da comunidade, além de promover habilidades e competências nesses agentes de saúde. |
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Criação de tecnologia para capacitação em Suporte Básico de Vida em Ambiente EscolarTecnologias; Educação em Saúde; Primeiros socorros; Internato e Residência.As tecnologias em saúde configuram-se como uma forma de reorganizar o modelo assistencial, buscando fomentar e facilitar o acesso aos ensinamentos relevantes à comunidade, promovendo, dessa forma, maior autonomia e gestão eficaz do processo saúde-doença. O objetivo deste estudo é relatar a construção de uma tecnologia leve-dura por profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade do Estado do Pará e Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará para a capacitação da comunidade escolar acerca do Suporte Básico de Vida (SBV). Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência que ocorreu mediante a criação de uma tecnologia leve-dura a partir do Programa Santa Casa nas Escolas. Adotou-se a metodologia da Teoria da Problematização mediante o uso do Arco de Maguerez. Verificou-se que a utilização dessa ferramenta foi positiva para o processo de ensino-aprendizagem, haja vista que ele ocorreu de maneira dinâmica e propiciou a educação facilitada dos tópicos abordados. Além disso, o objetivo proposto pela construção da tecnologia foi alcançado, tendo em vista que os participantes da ação foram sensibilizados através do uso da ferramenta leve-dura, identificando a relevância das etapas expostas nos painéis para manutenção da cadeia de sobrevivência. A participação dos residentes foi significativa para sua formação ao promover um olhar mais humanizado e integrado da assistência dentro da comunidade, além de promover habilidades e competências nesses agentes de saúde. Specialized Dentistry Group2023-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/111210.36557/2674-8169.2023v5n5p6079-6093Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences ; Vol. 5 No. 5 (2023): BJIHS QUALIS B3; 6079-6093Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences ; Vol. 5 Núm. 5 (2023): BJIHS QUALIS B3; 6079-6093Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences ; v. 5 n. 5 (2023): BJIHS QUALIS B3; 6079-60932674-8169reponame:Brazilian Journal of Implantology and Health Sciencesinstname:Grupo de Odontologia Especializada (GOE)instacron:GOEporhttps://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/article/view/1112/1289Copyright (c) 2023 EDNA SUELY FERREIRA LIMA, JESSICA MARIA LINS DA SILVA, DANIELY DO VALE PEREIRA, JOSÉ LEANDRO DINIZ COSTA, MANOEL VITOR MARTINS MARINHO, EURIANE CASTRO COSTA, ANNA THALITA DE SOUZA CARDOSO, MAÍRA NUNES QUARESMA , STEPHANNY PINTO DE OLIVEIRA, KYVIA HELLEN BARROS LIMA, BIANKA YUKARI SANTOS SHIRAIhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSUELY FERREIRA LIMA, EDNAMARIA LINS DA SILVA, JESSICADO VALE PEREIRA, DANIELYLEANDRO DINIZ COSTA, JOSÉVITOR MARTINS MARINHO, MANOELCASTRO COSTA, EURIANETHALITA DE SOUZA CARDOSO, ANNA NUNES QUARESMA , MAÍRAPINTO DE OLIVEIRA LIMA, STEPHANNYHELLEN BARROS LIMA, KYVIAYUKARI SANTOS SHIRAI, BIANKA2023-12-22T13:49:47Zoai:ojs.bjihs.emnuvens.com.br:article/1112Revistahttps://bjihs.emnuvens.com.br/bjihsONGhttps://bjihs.emnuvens.com.br/bjihs/oaijournal.bjihs@periodicosbrasil.com.br2674-81692674-8169opendoar:2023-12-22T13:49:47Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences - Grupo de Odontologia Especializada (GOE)false |
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