Violência contra a mulher: relato de experiência nas aulas de Sociologia em uma escola Estadual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Vanderlene de Farias
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1165
Resumo:  A partir do século XX ocorreram diversas lutas para combater a discriminação e o preconceito baseados no gênero e na sexualidade, como por exemplo, o movimento feminista. No Brasil podemos citar como fruto desses movimentos a “Lei Maria da Penha” que tem repercussão nacional e internacional que defende o direito das mulheres e tenta impedir a violência, lei esta que completou 12 anos em 2018.Tendo em vista a relevância do tema na sociedade, o assunto foi discutido nas aulas de Sociologia com os jovens em uma escola Estadual, localizada na cidade de Guaraciaba do Norte, CE. O objetivo da pesquisa é relatar os resultados dessa experiência nas aulas da disciplina supracitada junto aos sujeitos envolvidos, compreendendo como o gênero é fruto de construções sociais. A metodologia proposta é a observação participante, análise exploratória, bibliográfica e documental. Para a análise utilizamos vídeos de depoimentos de mulheres que sofreram algum tipo de violência em sala de aula, e também análise da história de vida da Maria da Penha, imagens e propagandas machistas reproduzidas na década de 50 que são trabalhadas no livro “Sociologia em Movimento” adotado pela escola. A pesquisa nos mostrou através das análises em sala de aula que a violência contra a mulher no Brasil precisa ser mais discutida nas escolas. Palavras-chave:Educação. Gênero. Feminicídio. Violência Doméstica. ABSTRACT          From the twentieth century onwards there were several struggles to combat discrimination and prejudice based on gender and sexuality, such as the feminist movement. In Brazil we can cite as a result of these movements the “Maria da Penha Law”, which has national and international repercussions that defends women's rights and tries to prevent violence, a law that celebrated its 12th anniversary in 2018. Given the relevance of the theme in the In society, the subject was discussed in sociology classes with young people in a state school located in the city of Guaraciaba do Norte, CE. The objective of the research is to report the results of this experience in the classes of the above discipline with the subjects involved, understanding how gender is the result of social constructions. The proposed methodology is participant observation, exploratory, bibliographical and documentary analysis. For the analysis we used videos of testimonials of women who suffered some kind of violence in the classroom, as well as analysis of Maria da Penha's life story, images and sexist advertisements reproduced in the 50's that are worked in the book “Sociology in Motion”. ”Adopted by the school. Research has shown us through classroom analysis that violence against women in Brazil needs to be further discussed in schools.Keywords:Education. Genre. Femicide. Domestic violence.
id GPCS-1_95ae8cfe1a61250289fdc05f62b03860
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1165
network_acronym_str GPCS-1
network_name_str Revista Café com Sociologia
repository_id_str
spelling Violência contra a mulher: relato de experiência nas aulas de Sociologia em uma escola EstadualEducação. Gênero. Feminicídio. Violência Doméstica. A partir do século XX ocorreram diversas lutas para combater a discriminação e o preconceito baseados no gênero e na sexualidade, como por exemplo, o movimento feminista. No Brasil podemos citar como fruto desses movimentos a “Lei Maria da Penha” que tem repercussão nacional e internacional que defende o direito das mulheres e tenta impedir a violência, lei esta que completou 12 anos em 2018.Tendo em vista a relevância do tema na sociedade, o assunto foi discutido nas aulas de Sociologia com os jovens em uma escola Estadual, localizada na cidade de Guaraciaba do Norte, CE. O objetivo da pesquisa é relatar os resultados dessa experiência nas aulas da disciplina supracitada junto aos sujeitos envolvidos, compreendendo como o gênero é fruto de construções sociais. A metodologia proposta é a observação participante, análise exploratória, bibliográfica e documental. Para a análise utilizamos vídeos de depoimentos de mulheres que sofreram algum tipo de violência em sala de aula, e também análise da história de vida da Maria da Penha, imagens e propagandas machistas reproduzidas na década de 50 que são trabalhadas no livro “Sociologia em Movimento” adotado pela escola. A pesquisa nos mostrou através das análises em sala de aula que a violência contra a mulher no Brasil precisa ser mais discutida nas escolas. Palavras-chave:Educação. Gênero. Feminicídio. Violência Doméstica. ABSTRACT          From the twentieth century onwards there were several struggles to combat discrimination and prejudice based on gender and sexuality, such as the feminist movement. In Brazil we can cite as a result of these movements the “Maria da Penha Law”, which has national and international repercussions that defends women's rights and tries to prevent violence, a law that celebrated its 12th anniversary in 2018. Given the relevance of the theme in the In society, the subject was discussed in sociology classes with young people in a state school located in the city of Guaraciaba do Norte, CE. The objective of the research is to report the results of this experience in the classes of the above discipline with the subjects involved, understanding how gender is the result of social constructions. The proposed methodology is participant observation, exploratory, bibliographical and documentary analysis. For the analysis we used videos of testimonials of women who suffered some kind of violence in the classroom, as well as analysis of Maria da Penha's life story, images and sexist advertisements reproduced in the 50's that are worked in the book “Sociology in Motion”. ”Adopted by the school. Research has shown us through classroom analysis that violence against women in Brazil needs to be further discussed in schools.Keywords:Education. Genre. Femicide. Domestic violence.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)2020-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1165Revista Café com Sociologia; v. 8 n. 2 (2019): Ago./dez. 2019; 21-302317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1165/pdfCopyright (c) 2020 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Vanderlene de Farias2020-08-22T10:59:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1165Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/PUBhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai||crisbodart@hotmail.com2317-03522317-0352opendoar:2020-08-22T10:59:53Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência contra a mulher: relato de experiência nas aulas de Sociologia em uma escola Estadual
title Violência contra a mulher: relato de experiência nas aulas de Sociologia em uma escola Estadual
spellingShingle Violência contra a mulher: relato de experiência nas aulas de Sociologia em uma escola Estadual
Lima, Vanderlene de Farias
Educação. Gênero. Feminicídio. Violência Doméstica.
title_short Violência contra a mulher: relato de experiência nas aulas de Sociologia em uma escola Estadual
title_full Violência contra a mulher: relato de experiência nas aulas de Sociologia em uma escola Estadual
title_fullStr Violência contra a mulher: relato de experiência nas aulas de Sociologia em uma escola Estadual
title_full_unstemmed Violência contra a mulher: relato de experiência nas aulas de Sociologia em uma escola Estadual
title_sort Violência contra a mulher: relato de experiência nas aulas de Sociologia em uma escola Estadual
author Lima, Vanderlene de Farias
author_facet Lima, Vanderlene de Farias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Vanderlene de Farias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Gênero. Feminicídio. Violência Doméstica.
topic Educação. Gênero. Feminicídio. Violência Doméstica.
description  A partir do século XX ocorreram diversas lutas para combater a discriminação e o preconceito baseados no gênero e na sexualidade, como por exemplo, o movimento feminista. No Brasil podemos citar como fruto desses movimentos a “Lei Maria da Penha” que tem repercussão nacional e internacional que defende o direito das mulheres e tenta impedir a violência, lei esta que completou 12 anos em 2018.Tendo em vista a relevância do tema na sociedade, o assunto foi discutido nas aulas de Sociologia com os jovens em uma escola Estadual, localizada na cidade de Guaraciaba do Norte, CE. O objetivo da pesquisa é relatar os resultados dessa experiência nas aulas da disciplina supracitada junto aos sujeitos envolvidos, compreendendo como o gênero é fruto de construções sociais. A metodologia proposta é a observação participante, análise exploratória, bibliográfica e documental. Para a análise utilizamos vídeos de depoimentos de mulheres que sofreram algum tipo de violência em sala de aula, e também análise da história de vida da Maria da Penha, imagens e propagandas machistas reproduzidas na década de 50 que são trabalhadas no livro “Sociologia em Movimento” adotado pela escola. A pesquisa nos mostrou através das análises em sala de aula que a violência contra a mulher no Brasil precisa ser mais discutida nas escolas. Palavras-chave:Educação. Gênero. Feminicídio. Violência Doméstica. ABSTRACT          From the twentieth century onwards there were several struggles to combat discrimination and prejudice based on gender and sexuality, such as the feminist movement. In Brazil we can cite as a result of these movements the “Maria da Penha Law”, which has national and international repercussions that defends women's rights and tries to prevent violence, a law that celebrated its 12th anniversary in 2018. Given the relevance of the theme in the In society, the subject was discussed in sociology classes with young people in a state school located in the city of Guaraciaba do Norte, CE. The objective of the research is to report the results of this experience in the classes of the above discipline with the subjects involved, understanding how gender is the result of social constructions. The proposed methodology is participant observation, exploratory, bibliographical and documentary analysis. For the analysis we used videos of testimonials of women who suffered some kind of violence in the classroom, as well as analysis of Maria da Penha's life story, images and sexist advertisements reproduced in the 50's that are worked in the book “Sociology in Motion”. ”Adopted by the school. Research has shown us through classroom analysis that violence against women in Brazil needs to be further discussed in schools.Keywords:Education. Genre. Femicide. Domestic violence.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1165
url https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1165/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Café com Sociologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Café com Sociologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
publisher.none.fl_str_mv Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Café com Sociologia; v. 8 n. 2 (2019): Ago./dez. 2019; 21-30
2317-0352
reponame:Revista Café com Sociologia
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:GPCS
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str GPCS
institution GPCS
reponame_str Revista Café com Sociologia
collection Revista Café com Sociologia
repository.name.fl_str_mv Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ||crisbodart@hotmail.com
_version_ 1798949645758496768