Expressões das culturas juvenis por meio de fanzines: Análise da culminância de atividade de Sociologia no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Café com Sociologia |
Texto Completo: | https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1175 |
Resumo: | ResumoO presente trabalho foi apresentado no VI ENESEB, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no GT Culturas Juvenis na Escola, de modo que se pretende ampliar o debate considerando os retornos do citado GT. Procuro descrever uma experiência de aula de Sociologia com estudantes de primeiro ano do Ensino Médio, em cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Em tal atividade, os estudantes foram apresentados aos fanzines enquanto ferramenta de comunicação utilizada por movimentos sociais e culturais de vanguarda, e convidados a expressar suas opiniões e posicionamentos políticos a partir de provocação suscitada pelo filme Edukators, qual seja, se a juventude contemporânea pode ser revolucionária. A partir de tal questão os estudantes apresentaram diferentes preocupações com a sociedade em que vivem, com seu futuro, apresentando diversas questões do cenário político atual, como feminismo e saúde mental dos adolescentes. Pode-se observar que há, nas culturas juvenis contemporâneas, diversas ligações com pautas políticas, em especial as chamadas pautas identitárias. Palavras-chave:Ensino de Sociologia; Culturas juvenis; Fanzine; Ensino Médio; AbstractThe present work was presented at the VI ENESEB, at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), at the WG Youth Cultures at School, in order to broaden the debate considering the returns of the aforementioned WG. I try to describe a Sociology class experience with first year high school students in a city in the metropolitan region of Porto Alegre. In this activity, the students were introduced to the fanzines as a communication tool used by cutting-edge social and cultural movements, and invited to express their opinions and political positions from the provocation raised by the Edukators film, that is, if contemporary youth can be revolutionary. From this question the students presented different concerns with the society in which they live, with its future, presenting several issues of the current political scenario, such as feminism and adolescent mental health. It can be observed that there are, in contemporary youth cultures, several links with political guidelines, especially the so-called identity guidelines.Key-words: Sociology teaching; Youth Cultures; Fanzine; High school. |
id |
GPCS-1_b99c38436d6b7ff96e5cca516e492935 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacafecomsociologia.com:article/1175 |
network_acronym_str |
GPCS-1 |
network_name_str |
Revista Café com Sociologia |
spelling |
Expressões das culturas juvenis por meio de fanzines: Análise da culminância de atividade de Sociologia no Ensino MédioEnsino de Sociologia; Culturas juvenis; Fanzine; Ensino MédioResumoO presente trabalho foi apresentado no VI ENESEB, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no GT Culturas Juvenis na Escola, de modo que se pretende ampliar o debate considerando os retornos do citado GT. Procuro descrever uma experiência de aula de Sociologia com estudantes de primeiro ano do Ensino Médio, em cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Em tal atividade, os estudantes foram apresentados aos fanzines enquanto ferramenta de comunicação utilizada por movimentos sociais e culturais de vanguarda, e convidados a expressar suas opiniões e posicionamentos políticos a partir de provocação suscitada pelo filme Edukators, qual seja, se a juventude contemporânea pode ser revolucionária. A partir de tal questão os estudantes apresentaram diferentes preocupações com a sociedade em que vivem, com seu futuro, apresentando diversas questões do cenário político atual, como feminismo e saúde mental dos adolescentes. Pode-se observar que há, nas culturas juvenis contemporâneas, diversas ligações com pautas políticas, em especial as chamadas pautas identitárias. Palavras-chave:Ensino de Sociologia; Culturas juvenis; Fanzine; Ensino Médio; AbstractThe present work was presented at the VI ENESEB, at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), at the WG Youth Cultures at School, in order to broaden the debate considering the returns of the aforementioned WG. I try to describe a Sociology class experience with first year high school students in a city in the metropolitan region of Porto Alegre. In this activity, the students were introduced to the fanzines as a communication tool used by cutting-edge social and cultural movements, and invited to express their opinions and political positions from the provocation raised by the Edukators film, that is, if contemporary youth can be revolutionary. From this question the students presented different concerns with the society in which they live, with its future, presenting several issues of the current political scenario, such as feminism and adolescent mental health. It can be observed that there are, in contemporary youth cultures, several links with political guidelines, especially the so-called identity guidelines.Key-words: Sociology teaching; Youth Cultures; Fanzine; High school.Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL)Acosta, Suélen Pinheiro Freire2020-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1175Revista Café com Sociologia; v. 8, n. 2 (2019): V.8, n. 2, 2019; 31-452317-0352reponame:Revista Café com Sociologiainstname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:GPCSporhttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1175/pdfDireitos autorais 2020 Revista Café com Sociologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:13:36Zoai:ojs.revistacafecomsociologia.com:article/1175Revistahttps://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/oai2317-03522317-0352opendoar:null2020-08-05 09:13:36.802Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expressões das culturas juvenis por meio de fanzines: Análise da culminância de atividade de Sociologia no Ensino Médio |
title |
Expressões das culturas juvenis por meio de fanzines: Análise da culminância de atividade de Sociologia no Ensino Médio |
spellingShingle |
Expressões das culturas juvenis por meio de fanzines: Análise da culminância de atividade de Sociologia no Ensino Médio Acosta, Suélen Pinheiro Freire Ensino de Sociologia; Culturas juvenis; Fanzine; Ensino Médio |
title_short |
Expressões das culturas juvenis por meio de fanzines: Análise da culminância de atividade de Sociologia no Ensino Médio |
title_full |
Expressões das culturas juvenis por meio de fanzines: Análise da culminância de atividade de Sociologia no Ensino Médio |
title_fullStr |
Expressões das culturas juvenis por meio de fanzines: Análise da culminância de atividade de Sociologia no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Expressões das culturas juvenis por meio de fanzines: Análise da culminância de atividade de Sociologia no Ensino Médio |
title_sort |
Expressões das culturas juvenis por meio de fanzines: Análise da culminância de atividade de Sociologia no Ensino Médio |
author |
Acosta, Suélen Pinheiro Freire |
author_facet |
Acosta, Suélen Pinheiro Freire |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Acosta, Suélen Pinheiro Freire |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia; Culturas juvenis; Fanzine; Ensino Médio |
topic |
Ensino de Sociologia; Culturas juvenis; Fanzine; Ensino Médio |
dc.description.none.fl_txt_mv |
ResumoO presente trabalho foi apresentado no VI ENESEB, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no GT Culturas Juvenis na Escola, de modo que se pretende ampliar o debate considerando os retornos do citado GT. Procuro descrever uma experiência de aula de Sociologia com estudantes de primeiro ano do Ensino Médio, em cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Em tal atividade, os estudantes foram apresentados aos fanzines enquanto ferramenta de comunicação utilizada por movimentos sociais e culturais de vanguarda, e convidados a expressar suas opiniões e posicionamentos políticos a partir de provocação suscitada pelo filme Edukators, qual seja, se a juventude contemporânea pode ser revolucionária. A partir de tal questão os estudantes apresentaram diferentes preocupações com a sociedade em que vivem, com seu futuro, apresentando diversas questões do cenário político atual, como feminismo e saúde mental dos adolescentes. Pode-se observar que há, nas culturas juvenis contemporâneas, diversas ligações com pautas políticas, em especial as chamadas pautas identitárias. Palavras-chave:Ensino de Sociologia; Culturas juvenis; Fanzine; Ensino Médio; AbstractThe present work was presented at the VI ENESEB, at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), at the WG Youth Cultures at School, in order to broaden the debate considering the returns of the aforementioned WG. I try to describe a Sociology class experience with first year high school students in a city in the metropolitan region of Porto Alegre. In this activity, the students were introduced to the fanzines as a communication tool used by cutting-edge social and cultural movements, and invited to express their opinions and political positions from the provocation raised by the Edukators film, that is, if contemporary youth can be revolutionary. From this question the students presented different concerns with the society in which they live, with its future, presenting several issues of the current political scenario, such as feminism and adolescent mental health. It can be observed that there are, in contemporary youth cultures, several links with political guidelines, especially the so-called identity guidelines.Key-words: Sociology teaching; Youth Cultures; Fanzine; High school. |
description |
ResumoO presente trabalho foi apresentado no VI ENESEB, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no GT Culturas Juvenis na Escola, de modo que se pretende ampliar o debate considerando os retornos do citado GT. Procuro descrever uma experiência de aula de Sociologia com estudantes de primeiro ano do Ensino Médio, em cidade da região metropolitana de Porto Alegre. Em tal atividade, os estudantes foram apresentados aos fanzines enquanto ferramenta de comunicação utilizada por movimentos sociais e culturais de vanguarda, e convidados a expressar suas opiniões e posicionamentos políticos a partir de provocação suscitada pelo filme Edukators, qual seja, se a juventude contemporânea pode ser revolucionária. A partir de tal questão os estudantes apresentaram diferentes preocupações com a sociedade em que vivem, com seu futuro, apresentando diversas questões do cenário político atual, como feminismo e saúde mental dos adolescentes. Pode-se observar que há, nas culturas juvenis contemporâneas, diversas ligações com pautas políticas, em especial as chamadas pautas identitárias. Palavras-chave:Ensino de Sociologia; Culturas juvenis; Fanzine; Ensino Médio; AbstractThe present work was presented at the VI ENESEB, at the Federal University of Santa Catarina (UFSC), at the WG Youth Cultures at School, in order to broaden the debate considering the returns of the aforementioned WG. I try to describe a Sociology class experience with first year high school students in a city in the metropolitan region of Porto Alegre. In this activity, the students were introduced to the fanzines as a communication tool used by cutting-edge social and cultural movements, and invited to express their opinions and political positions from the provocation raised by the Edukators film, that is, if contemporary youth can be revolutionary. From this question the students presented different concerns with the society in which they live, with its future, presenting several issues of the current political scenario, such as feminism and adolescent mental health. It can be observed that there are, in contemporary youth cultures, several links with political guidelines, especially the so-called identity guidelines.Key-words: Sociology teaching; Youth Cultures; Fanzine; High school. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1175 |
url |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1175 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/1175/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Café com Sociologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Revista Café com Sociologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
publisher.none.fl_str_mv |
Vinculada ao grupo de pesquisa ConsCiência-Social, a Pós-Graduação em Sociologia (UFAL) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia; v. 8, n. 2 (2019): V.8, n. 2, 2019; 31-45 2317-0352 reponame:Revista Café com Sociologia instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:GPCS |
reponame_str |
Revista Café com Sociologia |
collection |
Revista Café com Sociologia |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
GPCS |
institution |
GPCS |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Café com Sociologia - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1677549964082806784 |