Pseudo Justiça Social e novas modulações de violências em ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rocha, Julia Siqueira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Valle, Ione Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Café com Sociologia
Texto Completo: https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/391
Resumo: Resumo A escola tem uma produção peculiar de violências, além da violência simbólica resultado de sua estrutura e funcionamento, observa-se algumas situações que estão nos limiares entre atos criminalizados e desordem, entre indisciplina e vandalismo, ainda é perceptível a presença de uma violência que se produz em seu entorno e que lhe afeta com maior ou menor intensidade. A este quadro pesquisadores vem tecendo suas análises, o menos visível no entanto é uma modulação peculiar de violências que se traveste de justiça social.Estamos nos referindo a medidas judiciais envolvendo crianças e adolescentes cujos efeitos não são o 'Direito' alegado, mas ao contrário produzem perversamente para as crianças e adolescentes mais estigma e sofrimento, além de modulações peculiares de violências para os profissionais da escola. Estas demandas estão aportadas em decisões relativa as legislações de proteção, mas na prática se configuram numa hierarquia verticalizada, autoritária do sistema de justiça que envolucra a escola em contextos que não lhe são próprio produzindo violências como desvelamos neste artigo.
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