DESEMPENHO DE GENÓTIPOS DE CANA-DE-AÇÚCAR EM TRÊS CORTES NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo Neto, Ozair Vieira do
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lui, Jandislau José, Pires, Luiz Paulo Miranda, Cancellier, Leandro Lopes, Peluzio, Joênes Mucci
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/708
Resumo: Objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho agronômico de quinze genótipos de cana-de-açúcar na região sul do Estado do Tocantins, durante três cortes.O experimento foi conduzido a partir de 2005, na Estação Experimental do Campus de Gurupi da Universidade Federal do Tocantins. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quinze tratamentos em três repetições. Na área útil da parcela foram avaliadas as seguintes características: peso médio dos colmos com ponta, peso médio dos colmos sem ponta, teor médio de sólidos solúveis em (°Brix), altura média das plantas e o pendoamento dos genótipos. Foi observado diferença significativa entre os genótipos para todas as características avaliadas e também para a interação genótipos x corte, mostrando que o comportamento dos genótipos não são semelhantes para essas características nos diferentes cortes. O genótipo RB84-5210 apresentou uma produtividade média superior em todos os cortes, mesmo apresentando pendão, sendo superior aos demais. De um modo geral, os genótipos apresentaram desempenho agronômico satisfatório, com média superior a 100 t ha-1, demonstrando grande potencial para a exploração canavieira nas condições climáticas do sul do Estado do Tocantins.
id GVAA-1_3a88f6c698a254fbb9306beaf37bd7a6
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/708
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling DESEMPENHO DE GENÓTIPOS DE CANA-DE-AÇÚCAR EM TRÊS CORTES NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINSObjetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho agronômico de quinze genótipos de cana-de-açúcar na região sul do Estado do Tocantins, durante três cortes.O experimento foi conduzido a partir de 2005, na Estação Experimental do Campus de Gurupi da Universidade Federal do Tocantins. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quinze tratamentos em três repetições. Na área útil da parcela foram avaliadas as seguintes características: peso médio dos colmos com ponta, peso médio dos colmos sem ponta, teor médio de sólidos solúveis em (°Brix), altura média das plantas e o pendoamento dos genótipos. Foi observado diferença significativa entre os genótipos para todas as características avaliadas e também para a interação genótipos x corte, mostrando que o comportamento dos genótipos não são semelhantes para essas características nos diferentes cortes. O genótipo RB84-5210 apresentou uma produtividade média superior em todos os cortes, mesmo apresentando pendão, sendo superior aos demais. De um modo geral, os genótipos apresentaram desempenho agronômico satisfatório, com média superior a 100 t ha-1, demonstrando grande potencial para a exploração canavieira nas condições climáticas do sul do Estado do Tocantins.Editora Verde2011-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/708Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 4 (2011); 19 - 27Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 4 (2011); 19 - 27Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 4 (2011); 19 - 271981-820310.18378/rvads.v6i4reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/708/774Carmo Neto, Ozair Vieira doLui, Jandislau JoséPires, Luiz Paulo MirandaCancellier, Leandro LopesPeluzio, Joênes Mucciinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-15T13:16:42Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/708Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:11.016190Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv DESEMPENHO DE GENÓTIPOS DE CANA-DE-AÇÚCAR EM TRÊS CORTES NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS
title DESEMPENHO DE GENÓTIPOS DE CANA-DE-AÇÚCAR EM TRÊS CORTES NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS
spellingShingle DESEMPENHO DE GENÓTIPOS DE CANA-DE-AÇÚCAR EM TRÊS CORTES NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS
Carmo Neto, Ozair Vieira do
title_short DESEMPENHO DE GENÓTIPOS DE CANA-DE-AÇÚCAR EM TRÊS CORTES NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS
title_full DESEMPENHO DE GENÓTIPOS DE CANA-DE-AÇÚCAR EM TRÊS CORTES NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS
title_fullStr DESEMPENHO DE GENÓTIPOS DE CANA-DE-AÇÚCAR EM TRÊS CORTES NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS
title_full_unstemmed DESEMPENHO DE GENÓTIPOS DE CANA-DE-AÇÚCAR EM TRÊS CORTES NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS
title_sort DESEMPENHO DE GENÓTIPOS DE CANA-DE-AÇÚCAR EM TRÊS CORTES NA REGIÃO SUL DO ESTADO DO TOCANTINS
author Carmo Neto, Ozair Vieira do
author_facet Carmo Neto, Ozair Vieira do
Lui, Jandislau José
Pires, Luiz Paulo Miranda
Cancellier, Leandro Lopes
Peluzio, Joênes Mucci
author_role author
author2 Lui, Jandislau José
Pires, Luiz Paulo Miranda
Cancellier, Leandro Lopes
Peluzio, Joênes Mucci
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo Neto, Ozair Vieira do
Lui, Jandislau José
Pires, Luiz Paulo Miranda
Cancellier, Leandro Lopes
Peluzio, Joênes Mucci
description Objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho agronômico de quinze genótipos de cana-de-açúcar na região sul do Estado do Tocantins, durante três cortes.O experimento foi conduzido a partir de 2005, na Estação Experimental do Campus de Gurupi da Universidade Federal do Tocantins. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quinze tratamentos em três repetições. Na área útil da parcela foram avaliadas as seguintes características: peso médio dos colmos com ponta, peso médio dos colmos sem ponta, teor médio de sólidos solúveis em (°Brix), altura média das plantas e o pendoamento dos genótipos. Foi observado diferença significativa entre os genótipos para todas as características avaliadas e também para a interação genótipos x corte, mostrando que o comportamento dos genótipos não são semelhantes para essas características nos diferentes cortes. O genótipo RB84-5210 apresentou uma produtividade média superior em todos os cortes, mesmo apresentando pendão, sendo superior aos demais. De um modo geral, os genótipos apresentaram desempenho agronômico satisfatório, com média superior a 100 t ha-1, demonstrando grande potencial para a exploração canavieira nas condições climáticas do sul do Estado do Tocantins.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/708
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/708/774
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 No. 4 (2011); 19 - 27
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 6 Núm. 4 (2011); 19 - 27
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 6 n. 4 (2011); 19 - 27
1981-8203
10.18378/rvads.v6i4
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948084373258240