Produção de mudas de goiabeira com diferentes fontes e proporções de adubos orgânicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco T. de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Hafle, Oscar M., Mendonça, Vander, Moreira, Joserlan N., Maracaja, Patricio Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2711
Resumo: O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de fontes e proporções de adubos orgânicos na produção de mudas de goiabeira. O experimento foi realizado no período de setembro de 2010 a março de 2011, na Fazenda Experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa, localizado no Perímetro Irrigado de São Gonçalo, Município de Sousa, Paraíba. O delineamento experimental foi em blocos completos casualizados, em esquema fatorial 4x3 (esterco bovino, esterco ovino, húmus de minhoca e esterco de galinha nas proporções: 0; 20 e 40%), com quatro repetições e dez plantas por unidade experimental. As características avaliadas foram: comprimento da parte aérea, diâmetro do colo, massa seca da parte aérea, massa seca das raízes, massa seca total, relação comprimento da parte aérea e diâmetro do colo e índice de qualidade de Dickson. A incorporação de fontes orgânicas ao substrato influencia de forma positiva no crescimento da muda de goiabeira. A proporção de 20% de matéria orgânica, independentemente da fonte orgânica adicionada ao substrato, pode ser recomendada para produzir uma muda de goiabeira de qualidade. Não é recomendado o uso do esterco de galinha na composição dos substratos para produção de mudas de goiabeira ‘Paluma’ nas proporções acima de 20%.
id GVAA-1_81f5e65459d4f416935cb103ce515064
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/2711
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling Produção de mudas de goiabeira com diferentes fontes e proporções de adubos orgânicosO objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de fontes e proporções de adubos orgânicos na produção de mudas de goiabeira. O experimento foi realizado no período de setembro de 2010 a março de 2011, na Fazenda Experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa, localizado no Perímetro Irrigado de São Gonçalo, Município de Sousa, Paraíba. O delineamento experimental foi em blocos completos casualizados, em esquema fatorial 4x3 (esterco bovino, esterco ovino, húmus de minhoca e esterco de galinha nas proporções: 0; 20 e 40%), com quatro repetições e dez plantas por unidade experimental. As características avaliadas foram: comprimento da parte aérea, diâmetro do colo, massa seca da parte aérea, massa seca das raízes, massa seca total, relação comprimento da parte aérea e diâmetro do colo e índice de qualidade de Dickson. A incorporação de fontes orgânicas ao substrato influencia de forma positiva no crescimento da muda de goiabeira. A proporção de 20% de matéria orgânica, independentemente da fonte orgânica adicionada ao substrato, pode ser recomendada para produzir uma muda de goiabeira de qualidade. Não é recomendado o uso do esterco de galinha na composição dos substratos para produção de mudas de goiabeira ‘Paluma’ nas proporções acima de 20%.Editora Verde2014-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2711Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 2 (2014); 111 - 116Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 111 - 116Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 2 (2014); 111 - 1161981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2711/2173Oliveira, Francisco T. deHafle, Oscar M.Mendonça, VanderMoreira, Joserlan N.Maracaja, Patricio Borgesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-16T13:15:52Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/2711Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:46.918749Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de mudas de goiabeira com diferentes fontes e proporções de adubos orgânicos
title Produção de mudas de goiabeira com diferentes fontes e proporções de adubos orgânicos
spellingShingle Produção de mudas de goiabeira com diferentes fontes e proporções de adubos orgânicos
Oliveira, Francisco T. de
title_short Produção de mudas de goiabeira com diferentes fontes e proporções de adubos orgânicos
title_full Produção de mudas de goiabeira com diferentes fontes e proporções de adubos orgânicos
title_fullStr Produção de mudas de goiabeira com diferentes fontes e proporções de adubos orgânicos
title_full_unstemmed Produção de mudas de goiabeira com diferentes fontes e proporções de adubos orgânicos
title_sort Produção de mudas de goiabeira com diferentes fontes e proporções de adubos orgânicos
author Oliveira, Francisco T. de
author_facet Oliveira, Francisco T. de
Hafle, Oscar M.
Mendonça, Vander
Moreira, Joserlan N.
Maracaja, Patricio Borges
author_role author
author2 Hafle, Oscar M.
Mendonça, Vander
Moreira, Joserlan N.
Maracaja, Patricio Borges
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco T. de
Hafle, Oscar M.
Mendonça, Vander
Moreira, Joserlan N.
Maracaja, Patricio Borges
description O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito de fontes e proporções de adubos orgânicos na produção de mudas de goiabeira. O experimento foi realizado no período de setembro de 2010 a março de 2011, na Fazenda Experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa, localizado no Perímetro Irrigado de São Gonçalo, Município de Sousa, Paraíba. O delineamento experimental foi em blocos completos casualizados, em esquema fatorial 4x3 (esterco bovino, esterco ovino, húmus de minhoca e esterco de galinha nas proporções: 0; 20 e 40%), com quatro repetições e dez plantas por unidade experimental. As características avaliadas foram: comprimento da parte aérea, diâmetro do colo, massa seca da parte aérea, massa seca das raízes, massa seca total, relação comprimento da parte aérea e diâmetro do colo e índice de qualidade de Dickson. A incorporação de fontes orgânicas ao substrato influencia de forma positiva no crescimento da muda de goiabeira. A proporção de 20% de matéria orgânica, independentemente da fonte orgânica adicionada ao substrato, pode ser recomendada para produzir uma muda de goiabeira de qualidade. Não é recomendado o uso do esterco de galinha na composição dos substratos para produção de mudas de goiabeira ‘Paluma’ nas proporções acima de 20%.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2711
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/2711/2173
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 No. 2 (2014); 111 - 116
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 9 Núm. 2 (2014); 111 - 116
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 9 n. 2 (2014); 111 - 116
1981-8203
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1798948087487528960