A organização da escola “no campo”: uma experiência no contexto atual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1904 |
Resumo: | A proposta de educação do campo abrange diversos princípios que não se restringe apenas a formação do sujeito, mas parte da emancipação destes sujeitos, valorizando seus saberes dentro dos processos educativos e respeitando os seus espaços (o campo), desta forma o objetivo principal deste trabalho foi o de caracterizar todo o conjunto educacional de uma realidade no contexto do Semiárido. A presente pesquisa foi denominada como qualitativa através de entrevistas semi-estruturadas com o corpo docente da escola, que está localizada na comunidade Chã de Santa Tereza – Solânea – PB. Uma das questões que chama bastante atenção na escola pesquisada é o fato que o Projeto Pedagógico Curricular (PPC) ter sumido, de acordo com relatos do gestor e de algumas educadoras, o PPC da escola foi feito em 2007 e não existia mais na escola. Os educadores passam por formações continuadas a ultima aconteceu em 2010 e esta já foi voltada pra realidade do campo, entretanto já faz dois anos que aconteceu. É possível constatar a pouca formação das educadoras, que vem aliada a um não planejamento e estratégias metodológicas pela falta de um Projeto Pedagógico Curricular que contemple as necessidades enquanto ambiente de aprendizagem localizada no campo. Palavras-chave: Educação do campo. Semiárido. Projeto pedagógico curricular |
id |
GVAA-1_8edd2d91a193922bd0c2ccb89978a243 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.gvaa.com.br:article/1904 |
network_acronym_str |
GVAA-1 |
network_name_str |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
repository_id_str |
|
spelling |
A organização da escola “no campo”: uma experiência no contexto atual A proposta de educação do campo abrange diversos princípios que não se restringe apenas a formação do sujeito, mas parte da emancipação destes sujeitos, valorizando seus saberes dentro dos processos educativos e respeitando os seus espaços (o campo), desta forma o objetivo principal deste trabalho foi o de caracterizar todo o conjunto educacional de uma realidade no contexto do Semiárido. A presente pesquisa foi denominada como qualitativa através de entrevistas semi-estruturadas com o corpo docente da escola, que está localizada na comunidade Chã de Santa Tereza – Solânea – PB. Uma das questões que chama bastante atenção na escola pesquisada é o fato que o Projeto Pedagógico Curricular (PPC) ter sumido, de acordo com relatos do gestor e de algumas educadoras, o PPC da escola foi feito em 2007 e não existia mais na escola. Os educadores passam por formações continuadas a ultima aconteceu em 2010 e esta já foi voltada pra realidade do campo, entretanto já faz dois anos que aconteceu. É possível constatar a pouca formação das educadoras, que vem aliada a um não planejamento e estratégias metodológicas pela falta de um Projeto Pedagógico Curricular que contemple as necessidades enquanto ambiente de aprendizagem localizada no campo. Palavras-chave: Educação do campo. Semiárido. Projeto pedagógico curricularEditora Verde2013-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1904Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 2 (2013); 31 - 35Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 31 - 35Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 2 (2013); 31 - 351981-8203reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1904/1747Costa Silva, Luana PatriciaAraújo, Albertina Maria Ribeiro Brito deAraújo, Alexandre Eduardo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-13T13:20:50Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/1904Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:58:31.316545Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização da escola “no campo”: uma experiência no contexto atual |
title |
A organização da escola “no campo”: uma experiência no contexto atual |
spellingShingle |
A organização da escola “no campo”: uma experiência no contexto atual Costa Silva, Luana Patricia |
title_short |
A organização da escola “no campo”: uma experiência no contexto atual |
title_full |
A organização da escola “no campo”: uma experiência no contexto atual |
title_fullStr |
A organização da escola “no campo”: uma experiência no contexto atual |
title_full_unstemmed |
A organização da escola “no campo”: uma experiência no contexto atual |
title_sort |
A organização da escola “no campo”: uma experiência no contexto atual |
author |
Costa Silva, Luana Patricia |
author_facet |
Costa Silva, Luana Patricia Araújo, Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo, Alexandre Eduardo de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo, Alexandre Eduardo de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Silva, Luana Patricia Araújo, Albertina Maria Ribeiro Brito de Araújo, Alexandre Eduardo de |
description |
A proposta de educação do campo abrange diversos princípios que não se restringe apenas a formação do sujeito, mas parte da emancipação destes sujeitos, valorizando seus saberes dentro dos processos educativos e respeitando os seus espaços (o campo), desta forma o objetivo principal deste trabalho foi o de caracterizar todo o conjunto educacional de uma realidade no contexto do Semiárido. A presente pesquisa foi denominada como qualitativa através de entrevistas semi-estruturadas com o corpo docente da escola, que está localizada na comunidade Chã de Santa Tereza – Solânea – PB. Uma das questões que chama bastante atenção na escola pesquisada é o fato que o Projeto Pedagógico Curricular (PPC) ter sumido, de acordo com relatos do gestor e de algumas educadoras, o PPC da escola foi feito em 2007 e não existia mais na escola. Os educadores passam por formações continuadas a ultima aconteceu em 2010 e esta já foi voltada pra realidade do campo, entretanto já faz dois anos que aconteceu. É possível constatar a pouca formação das educadoras, que vem aliada a um não planejamento e estratégias metodológicas pela falta de um Projeto Pedagógico Curricular que contemple as necessidades enquanto ambiente de aprendizagem localizada no campo. Palavras-chave: Educação do campo. Semiárido. Projeto pedagógico curricular |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1904 |
url |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/1904/1747 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Verde |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Verde |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 No. 2 (2013); 31 - 35 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 8 Núm. 2 (2013); 31 - 35 Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 8 n. 2 (2013); 31 - 35 1981-8203 reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) instacron:GVAA |
instname_str |
Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
instacron_str |
GVAA |
institution |
GVAA |
reponame_str |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
collection |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br |
_version_ |
1798948086111797248 |