EFEITO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA SOBRE A QUALIDADE DE FRUTOS DE MELOEIRO (Cucumis Melo L.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Francisca Joseanny Maia
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Filho, Joaquim Amaro, Moura Filho, Edmondson Reginaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/18
Resumo: O trabalho realizado teve como objetivo verificar efeito da adubação orgânica sobre a qualidade de frutos de meloeiro (Cucumis melo). O experimento foi conduzido em campo, em cinco blocos de 1000 m2 , com a variedade “Amarelo” AF 646. Inicialmente o solo foi arado, gradeado, fertilizado (700 kg/ha de MAP). O suprimento de água se deu via sistema de irrigação localizada por gotejamento, com vazão por gotejo da ordem de 1,5 L.h-1. Os tratamentos foram os seguintes: testemunha, aplicação 5, 10, 15, 20, 25 e 30 t/ha de esterco bovino curtido. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizado, com 5 repetições e o teste de Tukey a 5% de probabilidade para o contraste de médias. A colheita dos frutos foi realizada aos 63 dias após o plantio. O teor de sólidos solúveis foi determinado por refratômetria e teve os resultados expressos em o Brix. Os teores de sólidos solúveis variaram entre 6,78 e 8,35 °Brix, valores considerados baixos, já que o mercado internacional exige no mínimo 9 °Brix. Isto pode ser explicado devido à diferença de metodologia aplicada, neste caso, a polpa foi processada e homogeneizada para então fazer a análise por refratômetro, enquanto que erroneamente a análise é feita diretamente com a parte externa da polpa (mais doce). A análise estatística de contraste de médias mostrou que não há diferença significativa entre os tratamentos. A adubação orgânica não influenciou o teor de sólidos solúveis na variedade de melão e nas doses analisada.
id GVAA-1_e3e904d586741b211c6016aaa87234b5
oai_identifier_str oai:ojs.gvaa.com.br:article/18
network_acronym_str GVAA-1
network_name_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository_id_str
spelling EFEITO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA SOBRE A QUALIDADE DE FRUTOS DE MELOEIRO (Cucumis Melo L.)O trabalho realizado teve como objetivo verificar efeito da adubação orgânica sobre a qualidade de frutos de meloeiro (Cucumis melo). O experimento foi conduzido em campo, em cinco blocos de 1000 m2 , com a variedade “Amarelo” AF 646. Inicialmente o solo foi arado, gradeado, fertilizado (700 kg/ha de MAP). O suprimento de água se deu via sistema de irrigação localizada por gotejamento, com vazão por gotejo da ordem de 1,5 L.h-1. Os tratamentos foram os seguintes: testemunha, aplicação 5, 10, 15, 20, 25 e 30 t/ha de esterco bovino curtido. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizado, com 5 repetições e o teste de Tukey a 5% de probabilidade para o contraste de médias. A colheita dos frutos foi realizada aos 63 dias após o plantio. O teor de sólidos solúveis foi determinado por refratômetria e teve os resultados expressos em o Brix. Os teores de sólidos solúveis variaram entre 6,78 e 8,35 °Brix, valores considerados baixos, já que o mercado internacional exige no mínimo 9 °Brix. Isto pode ser explicado devido à diferença de metodologia aplicada, neste caso, a polpa foi processada e homogeneizada para então fazer a análise por refratômetro, enquanto que erroneamente a análise é feita diretamente com a parte externa da polpa (mais doce). A análise estatística de contraste de médias mostrou que não há diferença significativa entre os tratamentos. A adubação orgânica não influenciou o teor de sólidos solúveis na variedade de melão e nas doses analisada.Editora Verde2006-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/18Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 1 No. 2 (2006); 81 - 85Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 81 - 85Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 1 n. 2 (2006); 81 - 851981-820310.18378/rvads.v1i2reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavelinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/18/18de Oliveira, Francisca Joseanny MaiaFilho, Joaquim AmaroMoura Filho, Edmondson Reginaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-06-16T13:15:35Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/18Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/PUBhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/oairvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br1981-82031981-8203opendoar:2024-03-06T12:57:45.556035Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false
dc.title.none.fl_str_mv EFEITO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA SOBRE A QUALIDADE DE FRUTOS DE MELOEIRO (Cucumis Melo L.)
title EFEITO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA SOBRE A QUALIDADE DE FRUTOS DE MELOEIRO (Cucumis Melo L.)
spellingShingle EFEITO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA SOBRE A QUALIDADE DE FRUTOS DE MELOEIRO (Cucumis Melo L.)
de Oliveira, Francisca Joseanny Maia
title_short EFEITO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA SOBRE A QUALIDADE DE FRUTOS DE MELOEIRO (Cucumis Melo L.)
title_full EFEITO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA SOBRE A QUALIDADE DE FRUTOS DE MELOEIRO (Cucumis Melo L.)
title_fullStr EFEITO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA SOBRE A QUALIDADE DE FRUTOS DE MELOEIRO (Cucumis Melo L.)
title_full_unstemmed EFEITO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA SOBRE A QUALIDADE DE FRUTOS DE MELOEIRO (Cucumis Melo L.)
title_sort EFEITO DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA SOBRE A QUALIDADE DE FRUTOS DE MELOEIRO (Cucumis Melo L.)
author de Oliveira, Francisca Joseanny Maia
author_facet de Oliveira, Francisca Joseanny Maia
Filho, Joaquim Amaro
Moura Filho, Edmondson Reginaldo
author_role author
author2 Filho, Joaquim Amaro
Moura Filho, Edmondson Reginaldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Francisca Joseanny Maia
Filho, Joaquim Amaro
Moura Filho, Edmondson Reginaldo
description O trabalho realizado teve como objetivo verificar efeito da adubação orgânica sobre a qualidade de frutos de meloeiro (Cucumis melo). O experimento foi conduzido em campo, em cinco blocos de 1000 m2 , com a variedade “Amarelo” AF 646. Inicialmente o solo foi arado, gradeado, fertilizado (700 kg/ha de MAP). O suprimento de água se deu via sistema de irrigação localizada por gotejamento, com vazão por gotejo da ordem de 1,5 L.h-1. Os tratamentos foram os seguintes: testemunha, aplicação 5, 10, 15, 20, 25 e 30 t/ha de esterco bovino curtido. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizado, com 5 repetições e o teste de Tukey a 5% de probabilidade para o contraste de médias. A colheita dos frutos foi realizada aos 63 dias após o plantio. O teor de sólidos solúveis foi determinado por refratômetria e teve os resultados expressos em o Brix. Os teores de sólidos solúveis variaram entre 6,78 e 8,35 °Brix, valores considerados baixos, já que o mercado internacional exige no mínimo 9 °Brix. Isto pode ser explicado devido à diferença de metodologia aplicada, neste caso, a polpa foi processada e homogeneizada para então fazer a análise por refratômetro, enquanto que erroneamente a análise é feita diretamente com a parte externa da polpa (mais doce). A análise estatística de contraste de médias mostrou que não há diferença significativa entre os tratamentos. A adubação orgânica não influenciou o teor de sólidos solúveis na variedade de melão e nas doses analisada.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/18
url https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/18
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/18/18
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
publisher.none.fl_str_mv Editora Verde
dc.source.none.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 1 No. 2 (2006); 81 - 85
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; Vol. 1 Núm. 2 (2006); 81 - 85
Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável; v. 1 n. 2 (2006); 81 - 85
1981-8203
10.18378/rvads.v1i2
reponame:Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
instname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron:GVAA
instname_str Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
instacron_str GVAA
institution GVAA
reponame_str Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
collection Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel
repository.name.fl_str_mv Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentavel - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)
repository.mail.fl_str_mv rvadsgvaa@gmail.com || patriciomaracaja@gmail.com || revistaverde1@gmail.com || suporte@antsoft.com.br
_version_ 1792807738550517760