Educação no campo: desafios e perspectivas
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação e Saúde |
Texto Completo: | https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4115 |
Resumo: | O presente artigo discorre sobre a educação no campo com vistas à uma reflexão sobre a importância desse modelo de educação para a formação cidadã dos indivíduos inseridos nesse contexto, apresentando ainda a educação do campo como instrumento de emancipação e promoção humana, em espaço de interação e aprendizado, vinculando, assim, os seus desafios e perspectivas. Como pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, buscou-se respaldo em teóricos, estudiosos e documentos da área e ainda em revistas científicas, no intuito de buscar um aprofundamento para o estudo. Arroyo (2011) e Caldart (2010), dentre outros contribuíram em defesa dos objetivos propostos. Originária do processo de luta dos movimentos sociais, a Educação do Campo contribui para o desenvolvimento de um processo de educação, que priorize um aprendizado significativo bem como a vida das pessoas inseridas no campo, considerando suas particularidades e dando-lhes o suporte necessário para uma vida melhor. A intencionalidade de um projeto nesse sentido é de formação de sujeitos que percebam criticamente as escolhas e premissas socialmente aceitas e que sejam capazes de formular alternativas de um projeto de vida capaz de garantir seus anseios e necessidades. Palavras-chave: Educação no Campo. Formação Cidadã. Instrumento de Mudança. |
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Educação no campo: desafios e perspectivasO presente artigo discorre sobre a educação no campo com vistas à uma reflexão sobre a importância desse modelo de educação para a formação cidadã dos indivíduos inseridos nesse contexto, apresentando ainda a educação do campo como instrumento de emancipação e promoção humana, em espaço de interação e aprendizado, vinculando, assim, os seus desafios e perspectivas. Como pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, buscou-se respaldo em teóricos, estudiosos e documentos da área e ainda em revistas científicas, no intuito de buscar um aprofundamento para o estudo. Arroyo (2011) e Caldart (2010), dentre outros contribuíram em defesa dos objetivos propostos. Originária do processo de luta dos movimentos sociais, a Educação do Campo contribui para o desenvolvimento de um processo de educação, que priorize um aprendizado significativo bem como a vida das pessoas inseridas no campo, considerando suas particularidades e dando-lhes o suporte necessário para uma vida melhor. A intencionalidade de um projeto nesse sentido é de formação de sujeitos que percebam criticamente as escolhas e premissas socialmente aceitas e que sejam capazes de formular alternativas de um projeto de vida capaz de garantir seus anseios e necessidades. Palavras-chave: Educação no Campo. Formação Cidadã. Instrumento de Mudança.GRUPO VERDE DE AGROECOLOGIA E ABELHAS2016-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/411510.18378/rebes.v5i3.4115Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 No. 3 (2015)Revista Brasileira de Educação e Saúde; Vol. 5 Núm. 3 (2015)Revista Brasileira de Educação e Saúde; v. 5 n. 3 (2015)2358-2391reponame:Revista Brasileira de Educação e Saúdeinstname:Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)instacron:GVAAporhttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4115/3644Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Educação e Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Maria da Guia GomesSantos, José Ozildo dos2016-03-24T11:07:15Zoai:ojs.gvaa.com.br:article/4115Revistahttps://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBESPRIhttp://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/oaimilenanunes@fiponline.edu.br||patriciomaracaja@gmail.com2358-23912358-2391opendoar:2016-03-24T11:07:15Revista Brasileira de Educação e Saúde - Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA)false |
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