Educação no campo: desafios e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria da Guia Gomes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, José Ozildo dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação e Saúde
Texto Completo: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/4115
Resumo: O presente artigo discorre sobre a educação no campo com vistas à uma reflexão sobre a importância desse modelo de educação para a formação cidadã dos indivíduos inseridos nesse contexto, apresentando ainda a educação do campo como instrumento de emancipação e promoção humana, em espaço de interação e aprendizado, vinculando, assim, os seus desafios e perspectivas. Como pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, buscou-se respaldo em teóricos, estudiosos e documentos da área e ainda em revistas científicas, no intuito de buscar um aprofundamento para o estudo. Arroyo (2011) e Caldart (2010), dentre outros contribuíram em defesa dos objetivos propostos. Originária do processo de luta dos movimentos sociais, a Educação do Campo contribui para o desenvolvimento de um processo de educação, que priorize um aprendizado significativo bem como a vida das pessoas inseridas no campo, considerando suas particularidades e dando-lhes o suporte necessário para uma vida melhor. A intencionalidade de um projeto nesse sentido é de formação de sujeitos que percebam criticamente as escolhas e premissas socialmente aceitas e que sejam capazes de formular alternativas de um projeto de vida capaz de garantir seus anseios e necessidades. Palavras-chave: Educação no Campo. Formação Cidadã. Instrumento de Mudança.
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