Competências cognitivas e socioemocionais: formação de docentes para contemplar a diversidade na rede pública da cidade de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/411
Resumo: O processo de aceitação do diferente dentro do ambiente social tem uma longa jornada até os dias atuais em todo mundo, houve exclusões e até mortes. Durante a readequação do que era aceitável pela sociedade, as pessoas passaram por métodos de educação, em sua maioria, através da criação de leis. Por outro lado, há uma grande confusão quanto ao conceito da palavra educação, pois este envolve preceitos que vão além da escolarização presente nas escolas. Ela compreende aquilo que forma o caráter moral do sujeito e a base está na família. Já a escolarização é papel da escola, pois é o espaço destinado à aquisição de conhecimentos acadêmicos. Contudo, sabe-se que esta distinção não é tão clara e cabe aos docentes conscientizar os discentes no que tange a aceitação da diversidade em sala de aula. Assim, é necessário que os professores tenham formação adequada para compreender os aspectos relacionados ao tema. O objetivo desta pesquisa é elaborar uma proposta de formação continuada para professores de séries iniciais entenderem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais como propulsora para abarcar a diversidade e a inclusão no ambiente escolar. Nessa perspectiva, para promover o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais dos docentes, dos anos iniciais do ensino fundamental, foi realizada uma revisão sistemática e análise documental das ementas dos cursos de licenciatura em Pedagogia do Brasil com data posterior e 2007. O intuito foi compreender como são apresentados os conceitos de educação especial, educação inclusiva e diversidade. Conclui-se que os documentos oficiais e teóricos indicam a necessidade de formação continuada dos docentes. Desta forma, o desenho do curso permite contribuir sobre os preceitos da educação para a diversidade em professores da rede paulistana de ensino. É recomendado um acompanhamento posterior para verificar as adequações necessárias no curso devido às especificidades apresentadas em determinadas regiões da cidade de São Paulo.
id IBICT-1_12641af628c4f75b9390d285b7253abc
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/411
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Competências cognitivas e socioemocionais: formação de docentes para contemplar a diversidade na rede pública da cidade de São PauloCognitive and socio-emotional skills: teacher training to contemplate diversity in the public network of the city of São PauloHabilidades cognitivas y socioemocionales: formación docente para contemplar la diversidad en la red pública de la ciudad de São PauloCompétences cognitives et socio-émotionnelles: formation des enseignants pour contempler la diversité dans le réseau public de la ville de São PauloEducação inclusiva, Diversidade, Formação continuada, Competências cognitivas, Competências socioemocionaisEducación inclusiva, Diversidad, Educación continua, Habilidades cognitivas, Habilidades sociales y emocionalesInclusive education, Diversity, Continuing education, Cognitive skills, Social and emotional skillsÉducation inclusive, Diversité, Formation continue, Compétences cognitives, Compétences sociales et émotionnellesPsicologiaEducaçãoO processo de aceitação do diferente dentro do ambiente social tem uma longa jornada até os dias atuais em todo mundo, houve exclusões e até mortes. Durante a readequação do que era aceitável pela sociedade, as pessoas passaram por métodos de educação, em sua maioria, através da criação de leis. Por outro lado, há uma grande confusão quanto ao conceito da palavra educação, pois este envolve preceitos que vão além da escolarização presente nas escolas. Ela compreende aquilo que forma o caráter moral do sujeito e a base está na família. Já a escolarização é papel da escola, pois é o espaço destinado à aquisição de conhecimentos acadêmicos. Contudo, sabe-se que esta distinção não é tão clara e cabe aos docentes conscientizar os discentes no que tange a aceitação da diversidade em sala de aula. Assim, é necessário que os professores tenham formação adequada para compreender os aspectos relacionados ao tema. O objetivo desta pesquisa é elaborar uma proposta de formação continuada para professores de séries iniciais entenderem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais como propulsora para abarcar a diversidade e a inclusão no ambiente escolar. Nessa perspectiva, para promover o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais dos docentes, dos anos iniciais do ensino fundamental, foi realizada uma revisão sistemática e análise documental das ementas dos cursos de licenciatura em Pedagogia do Brasil com data posterior e 2007. O intuito foi compreender como são apresentados os conceitos de educação especial, educação inclusiva e diversidade. Conclui-se que os documentos oficiais e teóricos indicam a necessidade de formação continuada dos docentes. Desta forma, o desenho do curso permite contribuir sobre os preceitos da educação para a diversidade em professores da rede paulistana de ensino. É recomendado um acompanhamento posterior para verificar as adequações necessárias no curso devido às especificidades apresentadas em determinadas regiões da cidade de São Paulo.The process of accepting what is different within the social environment has a long journey to the present day in everyone, there have been exclusions and even deaths. During the readjustment of what was acceptable by society, people went through methods of education, in mostly through the creation of laws. On the other hand, there is great confusion regarding the concept of the word education, as it involves precepts that go beyond the schooling present in schools. It understands what forms the moral character of the subject and the basis is in the family. Schooling, on the other hand, is the role of the school, as it is the space for the acquisition of academic knowledge. However, it is known that this distinction is not so clear and it is up to teachers to make students aware of the acceptance of diversity in the classroom. Thus, it is necessary that teachers have adequate training to understand the aspects related to the theme. The objective of this research is to develop a proposal for continuing education for early grade teachers to understand the development of cognitive and socio-emotional skills as a driver to embrace diversity and inclusion in the school environment. In this perspective, in order to promote the development of cognitive and socio-emotional skills of teachers in the early years of elementary school, a systematic review and document analysis of the syllabuses of licentiate courses in Pedagogy in Brazil dated later than 2007 were carried out. The aim was to understand how the concepts of special education, inclusive education and diversity are presented. It is concluded that official and theoretical documents indicate the need for continued training of teachers. In this way, the design of the course makes it possible to contribute to the precepts of education for diversity in teachers in the São Paulo teaching network. A later follow-up is recommended to verify the necessary adaptations in the course due to the specificities presented in certain regions of the city of São Paulo.El proceso de aceptación de lo diferente dentro del entorno social tiene un largo recorrido hasta nuestros días en todos, ha habido exclusiones e incluso muertes. Durante el reajuste de lo que era aceptable para la sociedad, la gente pasó por métodos de educación, principalmente mediante la creación de leyes. Por otro lado, existe una gran confusión respecto al concepto de la palabra educación, pues involucra preceptos que van más allá de la escolarización presente en las escuelas. Comprende lo que forma el carácter moral del sujeto y su base está en la familia. La escolarización, por su parte, es función de la escuela, en tanto que es el espacio para la adquisición de conocimientos académicos. Sin embargo, se sabe que esta distinción no es tan clara y corresponde a los docentes concienciar a los estudiantes sobre la aceptación de la diversidad en el aula. Así, es necesario que los docentes tengan la formación adecuada para comprender los aspectos relacionados con el tema. El objetivo de esta investigación es desarrollar una propuesta de educación continua para docentes de educación inicial para comprender el desarrollo de habilidades cognitivas y socioemocionales como motor para acoger la diversidad y la inclusión en el ambiente escolar. En esta perspectiva, con el fin de promover el desarrollo de habilidades cognitivas y socioemocionales de los profesores de los primeros años de la escuela primaria, se realizó una revisión sistemática y análisis documental de los programas de las carreras de Licenciatura en Pedagogía en Brasil con fecha posterior a 2007. El objetivo fue comprender cómo se presentan los conceptos de educación especial, educación inclusiva y diversidad. Se concluye que los documentos oficiales y teóricos señalan la necesidad de una formación continua de los docentes. De esta manera, el diseño del curso permite contribuir a los preceptos de educación para la diversidad entre los docentes de la red docente paulista. Se recomienda un seguimiento posterior para verificar las adaptaciones necesarias en el curso debido a las especificidades presentadas en ciertas regiones de la ciudad de São Paulo.principalement par la création de lois. En revanche, il existe une grande confusion quant au concept du mot éducation, car il implique des préceptes qui vont au-delà de la scolarité présente dans les écoles. Il comprend ce qui forme le caractère moral du sujet et la base se trouve dans la famille. La scolarisation, en revanche, est le rôle de l’école, car elle est l’espace d’acquisition des connaissances académiques. Cependant, on sait que cette distinction n’est pas si claire et il appartient aux enseignants de sensibiliser les élèves à l’acceptation de la diversité en classe. Ainsi, il est nécessaire que les enseignants aient une formation adéquate pour comprendre les aspects liés au thème. L'objectif de cette recherche est d'élaborer une proposition de formation continue pour les enseignants de la petite enfance afin de comprendre le développement des compétences cognitives et socio-émotionnelles comme moteur pour adopter la diversité et l'inclusion dans l'environnement scolaire. Dans cette perspective, pour promouvoir le développement des compétences cognitives et socio-émotionnelles des enseignants des premières années de l'école primaire, une révision systématique et une analyse documentaire des programmes de licence en Pédagogie au Brésil postérieurs à 2007 ont été réalisées. L’objectif était de comprendre comment sont présentés les concepts d’éducation spécialisée, d’éducation inclusive et de diversité. On conclut que les documents officiels et théoriques indiquent la nécessité d'une formation continue des enseignants. De cette manière, la conception du cours permet de contribuer aux préceptes d'éducation à la diversité chez les enseignants du réseau pédagogique de São Paulo. Un suivi ultérieur est recommandé pour vérifier les adaptations nécessaires dans le cours en raison des spécificités présentées dans certaines régions de la ville de São Paulo.Universidad Europea del AtlánticoUniversidade Europea del AtlánticoUniversidade Europea del AtlánticoEspanhaMestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na EducaçãoMestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educaçãohttp://lattes.cnpq.br/4339738876228880Vistorte, Angel Olider Rojashttp://lattes.cnpq.br/0507476619809231Ayala, Juan Luis MartínGuerra, Oscar UlloaRodríguez, Deysi Emília GarcíaRodrigues, Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues2023-08-30T17:59:45Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues. Competências cognitivas e socioemocionais: formação de docentes para contemplar a diversidade na rede pública da cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação) – Universidad Europea del Atlántico. São Paulo, p. 96. 2022.https://deposita.ibict.br/handle/deposita/411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2023-08-30T18:00:18Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/411Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582023-08-30T18:00:18Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências cognitivas e socioemocionais: formação de docentes para contemplar a diversidade na rede pública da cidade de São Paulo
Cognitive and socio-emotional skills: teacher training to contemplate diversity in the public network of the city of São Paulo
Habilidades cognitivas y socioemocionales: formación docente para contemplar la diversidad en la red pública de la ciudad de São Paulo
Compétences cognitives et socio-émotionnelles: formation des enseignants pour contempler la diversité dans le réseau public de la ville de São Paulo
title Competências cognitivas e socioemocionais: formação de docentes para contemplar a diversidade na rede pública da cidade de São Paulo
spellingShingle Competências cognitivas e socioemocionais: formação de docentes para contemplar a diversidade na rede pública da cidade de São Paulo
Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues
Educação inclusiva, Diversidade, Formação continuada, Competências cognitivas, Competências socioemocionais
Educación inclusiva, Diversidad, Educación continua, Habilidades cognitivas, Habilidades sociales y emocionales
Inclusive education, Diversity, Continuing education, Cognitive skills, Social and emotional skills
Éducation inclusive, Diversité, Formation continue, Compétences cognitives, Compétences sociales et émotionnelles
Psicologia
Educação
title_short Competências cognitivas e socioemocionais: formação de docentes para contemplar a diversidade na rede pública da cidade de São Paulo
title_full Competências cognitivas e socioemocionais: formação de docentes para contemplar a diversidade na rede pública da cidade de São Paulo
title_fullStr Competências cognitivas e socioemocionais: formação de docentes para contemplar a diversidade na rede pública da cidade de São Paulo
title_full_unstemmed Competências cognitivas e socioemocionais: formação de docentes para contemplar a diversidade na rede pública da cidade de São Paulo
title_sort Competências cognitivas e socioemocionais: formação de docentes para contemplar a diversidade na rede pública da cidade de São Paulo
author Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues
author_facet Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4339738876228880
Vistorte, Angel Olider Rojas
http://lattes.cnpq.br/0507476619809231
Ayala, Juan Luis Martín
Guerra, Oscar Ulloa
Rodríguez, Deysi Emília García
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva, Diversidade, Formação continuada, Competências cognitivas, Competências socioemocionais
Educación inclusiva, Diversidad, Educación continua, Habilidades cognitivas, Habilidades sociales y emocionales
Inclusive education, Diversity, Continuing education, Cognitive skills, Social and emotional skills
Éducation inclusive, Diversité, Formation continue, Compétences cognitives, Compétences sociales et émotionnelles
Psicologia
Educação
topic Educação inclusiva, Diversidade, Formação continuada, Competências cognitivas, Competências socioemocionais
Educación inclusiva, Diversidad, Educación continua, Habilidades cognitivas, Habilidades sociales y emocionales
Inclusive education, Diversity, Continuing education, Cognitive skills, Social and emotional skills
Éducation inclusive, Diversité, Formation continue, Compétences cognitives, Compétences sociales et émotionnelles
Psicologia
Educação
description O processo de aceitação do diferente dentro do ambiente social tem uma longa jornada até os dias atuais em todo mundo, houve exclusões e até mortes. Durante a readequação do que era aceitável pela sociedade, as pessoas passaram por métodos de educação, em sua maioria, através da criação de leis. Por outro lado, há uma grande confusão quanto ao conceito da palavra educação, pois este envolve preceitos que vão além da escolarização presente nas escolas. Ela compreende aquilo que forma o caráter moral do sujeito e a base está na família. Já a escolarização é papel da escola, pois é o espaço destinado à aquisição de conhecimentos acadêmicos. Contudo, sabe-se que esta distinção não é tão clara e cabe aos docentes conscientizar os discentes no que tange a aceitação da diversidade em sala de aula. Assim, é necessário que os professores tenham formação adequada para compreender os aspectos relacionados ao tema. O objetivo desta pesquisa é elaborar uma proposta de formação continuada para professores de séries iniciais entenderem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais como propulsora para abarcar a diversidade e a inclusão no ambiente escolar. Nessa perspectiva, para promover o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais dos docentes, dos anos iniciais do ensino fundamental, foi realizada uma revisão sistemática e análise documental das ementas dos cursos de licenciatura em Pedagogia do Brasil com data posterior e 2007. O intuito foi compreender como são apresentados os conceitos de educação especial, educação inclusiva e diversidade. Conclui-se que os documentos oficiais e teóricos indicam a necessidade de formação continuada dos docentes. Desta forma, o desenho do curso permite contribuir sobre os preceitos da educação para a diversidade em professores da rede paulistana de ensino. É recomendado um acompanhamento posterior para verificar as adequações necessárias no curso devido às especificidades apresentadas em determinadas regiões da cidade de São Paulo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-30T17:59:45Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues. Competências cognitivas e socioemocionais: formação de docentes para contemplar a diversidade na rede pública da cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação) – Universidad Europea del Atlántico. São Paulo, p. 96. 2022.
https://deposita.ibict.br/handle/deposita/411
identifier_str_mv RODRIGUES, Michele Aparecida Cerqueira Rodrigues. Competências cognitivas e socioemocionais: formação de docentes para contemplar a diversidade na rede pública da cidade de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação) – Universidad Europea del Atlántico. São Paulo, p. 96. 2022.
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad Europea del Atlántico
Universidade Europea del Atlántico
Universidade Europea del Atlántico
Espanha
Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação
Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidad Europea del Atlántico
Universidade Europea del Atlántico
Universidade Europea del Atlántico
Espanha
Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação
Mestrado em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento e na Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1810554515384958976