Implantação da gestão de pessoas por competências humanas na biblioteca Therezinha Samways campus norte do Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB: motivando o ambiente de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nahuz, Luciana dos Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/103
Resumo: Apesar do crescimento das pesquisas voltadas a propostas de gestão por competências humanas, este tema ainda necessita de abordagens mais aprofundadas que envolvam a sua larga disseminação, uma vez que há necessidade de funcionários de bibliotecas universitárias com competências específicas na área para desenvolverem de forma eficaz o seu trabalho. Observou-se, então, a necessidade de realizar tal estudo. O presente trabalho apresenta uma proposta para a gestão por competências humanas em bibliotecas universitárias. A pesquisa bibliográfica e documental foi realizada a partir de dados constantes em livros e artigos científicos. As competências humanas foram propostas com base em observações, mudanças e adequações dos funcionários, visando a criação de ambiente propício à criatividade e ao trabalho em equipe, por fim priorizou-se as habilidades básicas que o mercado espera encontrar nesses profissionais. Os resultados indicaram que pela longa lista de profissionais envolvidos com a gestão por competências humanas, pode-se concluir com facilidade tratar-se de atividade tipicamente multidisciplinar. A principal competência humana que se espera do profissional que trabalhe em bibliotecas universitárias é a excelência no atendimento, pró-atividade, bom senso e bom humor além da capacidade de transformar um imenso universo de dados em informações que colaborem para a agregação de valor à instituição e satisfação dos usuários.
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As competências humanas foram propostas com base em observações, mudanças e adequações dos funcionários, visando a criação de ambiente propício à criatividade e ao trabalho em equipe, por fim priorizou-se as habilidades básicas que o mercado espera encontrar nesses profissionais. Os resultados indicaram que pela longa lista de profissionais envolvidos com a gestão por competências humanas, pode-se concluir com facilidade tratar-se de atividade tipicamente multidisciplinar. A principal competência humana que se espera do profissional que trabalhe em bibliotecas universitárias é a excelência no atendimento, pró-atividade, bom senso e bom humor além da capacidade de transformar um imenso universo de dados em informações que colaborem para a agregação de valor à instituição e satisfação dos usuários.Despite the growth of research aimed at management proposals for human competences, this theme still needs more in-depth approaches that involve its wide dissemination, since there is a need for university library staff with specific skills in the area to develop effectively the your job. It was observed, then, the need to carry out such a study. The present work presents a proposal for the management by human competences in university libraries. The bibliographical and documentary research was carried out from data contained in books and scientific articles. Human competences were proposed based on observations, changes and adaptations of employees, aiming at creating an environment conducive to creativity and teamwork, finally, the basic skills that the market expects to find in these professionals were prioritized. The results indicated that due to the long list of professionals involved in the management by human competences, it can be easily concluded that this is a typically multidisciplinary activity. The main human competence expected from professionals working in university libraries is excellence in service, proactivity, common sense and good humor, as well as the ability to transform an immense universe of data into information that collaborates to add value to the institution. and user satisfaction.Universidade Gama Filho (UGF)Universidade Gama FilhoBrasilhttp://lattes.cnpq.br/8735968880504627Gonçalves, RogérioNahuz, Luciana dos Santos2020-03-16T17:10:56Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNAHUZ, Luciana dos Santos. Implantação da gestão de pessoas por competências humanas na biblioteca Therezinha Samways, campus norte do Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB: motivando o ambiente de trabalho. 2009. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração Pública – Gestão de Pessoas) – Universidade Gama Filho, Brasília, 2009.https://deposita.ibict.br/handle/deposita/103porBELLUZZO, Regina Célia Baptista. 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Gestão de competências e gestão de desempenho :tecnologias distintas ou instrumentos de um mesmo construto? RAE: Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 41, n. 1, p.8-15, jan./mar. 2001. BRASIL. Justiça Federal. Gestão de Competências – GESCOM. Dicionário de Gestão de pessoas por competências. Disponível em:<http://portal.cjf.jus.br/cjf/gestao-por-competencias>. Acesso em: 10 jun. 2009. CARBONE, Pedro Paulo et al. Gestão por competências e gestão do conhecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2006. 172 p. DAVIS, Keith; NEWSTROM, John W. Comportamento organizacional no trabalho: uma abordagem organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992. DEMO, Pedro. Educação pela pesquisa. Campinas- SP: Autores Associados, 1998. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 2. ed. 2. tir. Curitiba: Positivo, 2004. p. 1354 FLEURY, Maria Tereza Leme ; FLEURY, Afonso. Construindo o conceito de competência. 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