Letramento financeiro: perspectivas para bibliotecas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gabriel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/579
Resumo: Este estudo analisa documentos relacionados ao projeto de educação financeira de instituições do Brasil, Estados Unidos e Portugal, apresentando o conceito de competência informacional e o de letramento financeiro. Utiliza abordagem qualitativa como estudo comparativo e avalia os documentos produzidos por esses países em relação à educação financeira de seus cidadãos. Aponta para uma lacuna na promoção desse conhecimento entre os cidadãos. Apresenta os projetos já realizados pelos bibliotecários dos países analisados como alternativas de promoção do letramento financeiro no Brasil. Ressalta a escassez de pesquisas sobre o tema por parte dos acadêmicos brasileiros de Biblioteconomia e propõe o avanço das discussões a fim de aprimorar a contribuição das bibliotecas públicas para o letramento financeiro dos brasileiros. Revela que as bibliotecas públicas não recebem a devida atenção no programa brasileiro de educação financeira, diferente dos casos português e estadunidense.
id IBICT-1_c7b15e0e1421250c6f189dfb490ec7e8
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/579
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Letramento financeiro: perspectivas para bibliotecas públicasFinancial literacy: perspective for public librariesbibliotecas públicascompetência em informaçãoletramento financeiropolíticas públicaspublic librariesinformation literacyfinancial literacypublicy policiesbiblioteconomiaciência da informaçãoEste estudo analisa documentos relacionados ao projeto de educação financeira de instituições do Brasil, Estados Unidos e Portugal, apresentando o conceito de competência informacional e o de letramento financeiro. Utiliza abordagem qualitativa como estudo comparativo e avalia os documentos produzidos por esses países em relação à educação financeira de seus cidadãos. Aponta para uma lacuna na promoção desse conhecimento entre os cidadãos. Apresenta os projetos já realizados pelos bibliotecários dos países analisados como alternativas de promoção do letramento financeiro no Brasil. Ressalta a escassez de pesquisas sobre o tema por parte dos acadêmicos brasileiros de Biblioteconomia e propõe o avanço das discussões a fim de aprimorar a contribuição das bibliotecas públicas para o letramento financeiro dos brasileiros. Revela que as bibliotecas públicas não recebem a devida atenção no programa brasileiro de educação financeira, diferente dos casos português e estadunidense.This study examines documents related to the financial education initiatives of institutions in Brazil, the United States and Portugal, presenting the concepts of information literacy and financial literacy. It employs a qualitative approach as a comparative study and assesses the documents produced by these countries regarding the financial education of their citizens. Points to a lack in the promotion of this knowledge among the citzens. Presents projects already undertaken by librarians in the analysed countries as alternatives for promoting financial literacy in Brazil. Highlights the scarcity of research on the subject among Brazilian Library Science academics and proposes the advancing discussions to enhance the contribution of public libraries for the financial literacy of Brazilians. Reveals that public libraries do not recieve proper attention of the Brazilian program for financial education, diferent from the Portuguese and American cases.Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroEscola de BiblioteconomiaBrasilOkuzono, Simonehttp://lattes.cnpq.br/3728452144265973Oliveira, Gabriel2024-03-27T18:22:20Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/579porAMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Smart Investing @your library. [Chicago, 200-]. Disponível em: https://smartinvesting.ala.org. Acesso em: 06 maio 2023. AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION et al. Presidential Committee on Information Literacy: Final Report. Chicago: ALA, 1989. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 06 maio 2023 ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Políticas públicas: o que são, para que servem e como são construídas. [Belo Horizonte, 2010]. Disponível em: https://www.almg.gov.br/export/sites/default/educacao/parlamento_jovem/2010/docs/ politicas_publicas_almg.doc. Acesso em: 31 ago. 2023. ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO BRASIL. Relatório Anual 2018. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp content/uploads/2019/09/relatorio-anual-aefbrasil-2018.pdf. 2018. Acesso em: 20 jun. 2023. BOTELHO-FRANCISCO, R. E. Literacias emergentes em contextos digitais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 13, p. 4–26, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/653. Acesso em: 28 nov. 2022. BRASIL. Lei 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, DF: Presidência da República, [2010]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2010/lei 12244-24-maio-2010-606412-publicacaooriginal-127238-pl.html. Acesso em: 09 nov. 2023. BRUCE, Christine. The Seven Faces of Information. Adelaide: Auslib Press, 1997. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Brasil: Implementando a estratégia financeira nacional. [Brasília, DF], 2013. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_Nacional_Educacao_.Financeira_EN EF.pdf. Acesso em: 26 ago. 2023. CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. CARVALHO, F. L.; CARLO, M. I. S. Letramento Financeiro dos Estudantes Brasileiros: análise do PISA 2015. Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 2, p. 1-23, 2021. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/63385/letramento-financeiro-dos-estudantes brasileiros--analise-do-pisa-2015/i/pt-br. Acesso em: 02 ago. 2023. 66 CARVALHO, Glauce; Doca, Geralda. Brasileiros gastam quase um terço da renda familiar para pagar dívidas, maior percentual da série histórica do BC. Extra. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://extra.globo.com/economia-e financas/brasileiros-gastam-quase-um-terco-da-renda-familiar-para-pagar-dividas maior-percentual-da-serie-historica-do-bc-25617776.html. Acesso em: 30 nov. 2023 CONSELHO Nacional De Supervisores Financeiros. Plano Nacional de Formação Financeira 2021-2025. Portugal, 2021. Disponível em: https://www.todoscontam.pt/sites/default/files/2021- 11/plano_nacional_de_formacao_financeira_2021-2025.pdf. Acesso em: 25 maio 2023. CORRÊA, S. S.; GIBBON, C. de A.; SILVA, L. S. Promoção da competência em informação em mídias sociais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [s. l.], v. 17, n. 2, p. 1–19, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1610. Acesso em: 21 fev. 2023. DOYLE, Christina S. Information Literacy in an Information Society: A Concept for Information Age. Syracuse: ERIC Clearinghouse on Information & Technology, 1994. FAULKNER, Ash. Financial literacy around the world: What we can learn from the national strategies and contexts of the top ten most financially literate nations. The Reference Librarian,[s. l.], v. 63, n. 1-2, p. 1-28, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02763877.2021.2009955. Acesso em: 09 nov. 2023. FAULKNER, Ash E. Financial literacy literature in US public libraries: exploring common resources in our collections. The Reference Librarian, [s. l.], v. 62, n. 1, p. 59-80, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02763877.2021.1892010. Acesso em: 29 jun. 2023. FEDERAÇÃO Brasileira De Associações De Bibliotecários, Cientistas Da Informação E Instituições. Declaração de Maceió sobre a Competência em Informação. Maceió: 2011. Disponível em: http://febab.org.br/declaracao_maceio.pdf. Acesso em: 09 nov. 2023. FÓRUM Brasileiro De Educação Financeira. Relatório [...]. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/comunica dos/FBEF-Relatorio-2022.pdf. Acesso em: 26 ago. 2023. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010. GOMES, F. R. A Bolsa de Valores brasileira como fonte de informações financeiras. Perspectivas em Ciência da Informação, [s. l.], v. 2, n. 2, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23238. Acesso em: 09 nov. 2023. 67 GONZALÉZ, Jorge A. Digitalizados por decreto. Cibercultur@: inclusão forçada na América Latina. Matrizes, v. 2, n. 1, p. 113-138, 2008. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=143012788006. Acesso em: 26 jun. 2023. HULAGABALI, Santosh C.; SHOLLAPUR M.R.; KOLLE, Shankar Reddy. Global Research on Financial Literacy: A Bibliometric Analysis. Journal of Library & Information Technology, v. 43, n. 3, p. 157-163, 2023. Disponível em: 10.14429/djlit.43.3.18436. Acesso em: 13 ago. 2023. INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Declaração de Alexandria sobre competência informacional e aprendizado ao longo da vida. Alexandria, 2005. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/beacons-of-the-information-society-the-alexandria proclamation-on-information-literacy-and-lifelong-learning/. Acesso em: 09 nov. 2023. INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto da biblioteca pública IFLA-UNESCO 2022. [s. l.], 2022. Disponível em: https://repository.ifla.org/handle/123456789/2187. Acesso em: 09 nov. 2023 LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos. 1996. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. 1999. LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993. LIMA, Izabel França de. Bibliotecas Digitais: modelo metodológico para avaliação de usabilidade. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. LIMA, João Paulo Cavalcante et al. Estudos de caso e sua aplicação: proposta de um esquema teórico para pesquisas no campo da contabilidade. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 6, n. 14, p. 127-144, 2012. LIMA, Jussara Borges de; BEZERRA, Lucas; DIOMONDES, Simone; COUTINHO, Leandro. Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento. [s. l.] UFBA, 2013. LUSARDI, A. Household Saving Behavior: The Role of Financial Literacy, Information, and Financial Education Programs. NBER Working Paper. n. 13824, fevereiro 2008. Disponível em: https://www.nber.org/papers/w13824. Acesso em: 02 ago. 2023. MEDEIROS, Ana Ligia Silva. Biblioteca e cidadania. Sinais sociais, Rio de Janeiro, v.4, n.13, p. 10-45, maio/ ago. 2010. Disponível em: rubi.casaruibarbosa.gov.br Acesso em: 09 nov. 2023. MIT TECHNOLOGY REVIEW. Transformação acelerada: os impactos dos avanços tecnológicos no setor financeiro. [s. l., 2022]. Disponível em: 68 https://mittechreview.com.br/transformacao-acelerada-os-impactos-dos-avancos tecnologicos-no-setor-financeiro/. Acesso em: 04 maio 2023. NATIONAL FINANCIAL EDUCATORS COUNCIL. Financial Literacy definition. [Las Vegas, 201-]. Disponível em: https://www.financialeducatorscouncil.org/ financial-literacy-definition/. Acesso em: 05 maio 2023. OBAMA, Barack. Presidential Proclamation National Information Literacy Awareness Month. [Washington, 2009]. Disponível em: https://obamawhitehouse.archives.gov/the-press-office/presidential-proclamation national-information-literacy-awareness-month. Acesso em: 30 mar. 2023. ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. PISA 2015 Results (Volume IV): Student’s Financial Literacy. [s. l.], 2015 Disponível em: https://doi.org/10.1787/9789264270282-en. Acesso em: 10 ago. 2023. ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. PISA 2018 Results (Volume IV): Are Studentes Smart about Money? Paris: OECD Publishing, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1787/48ebd1ba-em. Disponível em: 23 ago. 2023. POTRICH, Ani Caroline Grigion; VIEIRA, Kelmara Mendes; KIRCH, Guilherme. Você é alfabetizado financeiramente? Descubra no termômetro de alfabetização financeira. Revista Base (Administração e Contabilidade) da Unisinos, [s. l.], v.13, n. 2, p. 153-170, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3372/337246777006/html/. Acesso em: 18 ago. 2023. PLANO DE FORMAÇÃO FINANCEIRA TODOS CONTAM. Plano dinamiza sessão de sensibilização para bibliotecas de todo o país. [Lisboa, 2023] Disponível em: https://www.todoscontam.pt/pt-pt/noticias/plano-dinamiza-sessao-de-sensibilizacao para-bibliotecas-de-todo-o-pais. Acesso em: 01 set. 2023. PLANO DE FORMAÇÃO FINANCEIRA TODOS CONTAM. Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e supervisores financeiros assinam Protocolo de Cooperação. [Lisboa, 2023]. Disponível em: https://www.todoscontam.pt/noticias/direcao-geral-do-livro-dos-arquivos-e-das bibliotecas-e-supervisores-financeiros-assinam. Acesso em: 01 set. 2023. REFERENCE AND USER SERVICES ASSOCIATION. Financial Literacy Education in Libraries: Guidelines and Best Practices for Service. [s. l.] 2014. Disponível em: https://www.ala.org/rusa/sites/ala.org.rusa/files/content/FLEGuidelines_Final_Septe mber_2014.pdf. Acesso em: 04 maio 2023. RUSTOMFRAM, Perveen; ROBINSON, Bess. Online government resources for financial literacy. Journal of Business & Finance Librarianship, [s. l.], v. 20, n. 1-2, p. 95-115, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08963568.2015.977083. Acesso em: 09 nov. 2023. 69 SERASA EXPERIAN. Brasileiros sofrem uma tentativa de fraude a cada 8 segundos, revela levantamento da Serasa Experian. São Paulo, 2021. Disponível em:https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/analise-de dados/brasileiros-sofrem-uma-tentativa-de-fraude-a-cada-8-segundos-revela levantamento-da-serasa-experian/. Acesso em: 07 dez. 2023. SILVA, R. S. da; OLIVEIRA, P. R. de; TEIXIERA, M. C.; COSTA, de F. O.; NUNES, V. Contribuições do Modelo de Carol Kuhlthau para a pesquisa sobre Comportamento Informacional e Competência em Informação no Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [s. l.], v. 25, p. 01–14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e65234. Acesso em: 24 abr. 2023. SPIRANEC, Sonja; ZORICA, Mihaela Banek; SIMONCIC, Gordana Stokic. Libraries and Financial Literacy: Perspectives From Emerging Markets. Journal of Business & Finance Librarianship, [s. l.], v. 17, n. 3, p. 262-278 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08963568.2012.686438. Acesso em: 09 nov. 2023. TOMÁEL, Maria Inês (org.). Fontes de Informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)instacron:IBICT2024-03-27T18:22:20Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/579Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582024-03-27T18:22:20Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento financeiro: perspectivas para bibliotecas públicas
Financial literacy: perspective for public libraries
title Letramento financeiro: perspectivas para bibliotecas públicas
spellingShingle Letramento financeiro: perspectivas para bibliotecas públicas
Oliveira, Gabriel
bibliotecas públicas
competência em informação
letramento financeiro
políticas públicas
public libraries
information literacy
financial literacy
publicy policies
biblioteconomia
ciência da informação
title_short Letramento financeiro: perspectivas para bibliotecas públicas
title_full Letramento financeiro: perspectivas para bibliotecas públicas
title_fullStr Letramento financeiro: perspectivas para bibliotecas públicas
title_full_unstemmed Letramento financeiro: perspectivas para bibliotecas públicas
title_sort Letramento financeiro: perspectivas para bibliotecas públicas
author Oliveira, Gabriel
author_facet Oliveira, Gabriel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Okuzono, Simone
http://lattes.cnpq.br/3728452144265973
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv bibliotecas públicas
competência em informação
letramento financeiro
políticas públicas
public libraries
information literacy
financial literacy
publicy policies
biblioteconomia
ciência da informação
topic bibliotecas públicas
competência em informação
letramento financeiro
políticas públicas
public libraries
information literacy
financial literacy
publicy policies
biblioteconomia
ciência da informação
description Este estudo analisa documentos relacionados ao projeto de educação financeira de instituições do Brasil, Estados Unidos e Portugal, apresentando o conceito de competência informacional e o de letramento financeiro. Utiliza abordagem qualitativa como estudo comparativo e avalia os documentos produzidos por esses países em relação à educação financeira de seus cidadãos. Aponta para uma lacuna na promoção desse conhecimento entre os cidadãos. Apresenta os projetos já realizados pelos bibliotecários dos países analisados como alternativas de promoção do letramento financeiro no Brasil. Ressalta a escassez de pesquisas sobre o tema por parte dos acadêmicos brasileiros de Biblioteconomia e propõe o avanço das discussões a fim de aprimorar a contribuição das bibliotecas públicas para o letramento financeiro dos brasileiros. Revela que as bibliotecas públicas não recebem a devida atenção no programa brasileiro de educação financeira, diferente dos casos português e estadunidense.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2024-03-27T18:22:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://deposita.ibict.br/handle/deposita/579
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. Smart Investing @your library. [Chicago, 200-]. Disponível em: https://smartinvesting.ala.org. Acesso em: 06 maio 2023. AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION et al. Presidential Committee on Information Literacy: Final Report. Chicago: ALA, 1989. Disponível em: https://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 06 maio 2023 ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Políticas públicas: o que são, para que servem e como são construídas. [Belo Horizonte, 2010]. Disponível em: https://www.almg.gov.br/export/sites/default/educacao/parlamento_jovem/2010/docs/ politicas_publicas_almg.doc. Acesso em: 31 ago. 2023. ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA DO BRASIL. Relatório Anual 2018. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp content/uploads/2019/09/relatorio-anual-aefbrasil-2018.pdf. 2018. Acesso em: 20 jun. 2023. BOTELHO-FRANCISCO, R. E. Literacias emergentes em contextos digitais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [S. l.], v. 13, p. 4–26, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/653. Acesso em: 28 nov. 2022. BRASIL. Lei 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, DF: Presidência da República, [2010]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2010/lei 12244-24-maio-2010-606412-publicacaooriginal-127238-pl.html. Acesso em: 09 nov. 2023. BRUCE, Christine. The Seven Faces of Information. Adelaide: Auslib Press, 1997. BANCO CENTRAL DO BRASIL. Brasil: Implementando a estratégia financeira nacional. [Brasília, DF], 2013. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/pre/pef/port/Estrategia_Nacional_Educacao_.Financeira_EN EF.pdf. Acesso em: 26 ago. 2023. CAMPELLO, Bernadete Santos. Letramento informacional: função educativa do bibliotecário na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. CARVALHO, F. L.; CARLO, M. I. S. Letramento Financeiro dos Estudantes Brasileiros: análise do PISA 2015. Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 2, p. 1-23, 2021. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/63385/letramento-financeiro-dos-estudantes brasileiros--analise-do-pisa-2015/i/pt-br. Acesso em: 02 ago. 2023. 66 CARVALHO, Glauce; Doca, Geralda. Brasileiros gastam quase um terço da renda familiar para pagar dívidas, maior percentual da série histórica do BC. Extra. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: https://extra.globo.com/economia-e financas/brasileiros-gastam-quase-um-terco-da-renda-familiar-para-pagar-dividas maior-percentual-da-serie-historica-do-bc-25617776.html. Acesso em: 30 nov. 2023 CONSELHO Nacional De Supervisores Financeiros. Plano Nacional de Formação Financeira 2021-2025. Portugal, 2021. Disponível em: https://www.todoscontam.pt/sites/default/files/2021- 11/plano_nacional_de_formacao_financeira_2021-2025.pdf. Acesso em: 25 maio 2023. CORRÊA, S. S.; GIBBON, C. de A.; SILVA, L. S. Promoção da competência em informação em mídias sociais. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, [s. l.], v. 17, n. 2, p. 1–19, 2021. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1610. Acesso em: 21 fev. 2023. DOYLE, Christina S. Information Literacy in an Information Society: A Concept for Information Age. Syracuse: ERIC Clearinghouse on Information & Technology, 1994. FAULKNER, Ash. Financial literacy around the world: What we can learn from the national strategies and contexts of the top ten most financially literate nations. The Reference Librarian,[s. l.], v. 63, n. 1-2, p. 1-28, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02763877.2021.2009955. Acesso em: 09 nov. 2023. FAULKNER, Ash E. Financial literacy literature in US public libraries: exploring common resources in our collections. The Reference Librarian, [s. l.], v. 62, n. 1, p. 59-80, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02763877.2021.1892010. Acesso em: 29 jun. 2023. FEDERAÇÃO Brasileira De Associações De Bibliotecários, Cientistas Da Informação E Instituições. Declaração de Maceió sobre a Competência em Informação. Maceió: 2011. Disponível em: http://febab.org.br/declaracao_maceio.pdf. Acesso em: 09 nov. 2023. FÓRUM Brasileiro De Educação Financeira. Relatório [...]. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/comunica dos/FBEF-Relatorio-2022.pdf. Acesso em: 26 ago. 2023. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010. GOMES, F. R. A Bolsa de Valores brasileira como fonte de informações financeiras. Perspectivas em Ciência da Informação, [s. l.], v. 2, n. 2, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23238. Acesso em: 09 nov. 2023. 67 GONZALÉZ, Jorge A. Digitalizados por decreto. Cibercultur@: inclusão forçada na América Latina. Matrizes, v. 2, n. 1, p. 113-138, 2008. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=143012788006. Acesso em: 26 jun. 2023. HULAGABALI, Santosh C.; SHOLLAPUR M.R.; KOLLE, Shankar Reddy. Global Research on Financial Literacy: A Bibliometric Analysis. Journal of Library & Information Technology, v. 43, n. 3, p. 157-163, 2023. Disponível em: 10.14429/djlit.43.3.18436. Acesso em: 13 ago. 2023. INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Declaração de Alexandria sobre competência informacional e aprendizado ao longo da vida. Alexandria, 2005. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/beacons-of-the-information-society-the-alexandria proclamation-on-information-literacy-and-lifelong-learning/. Acesso em: 09 nov. 2023. INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS AND INSTITUTIONS. Manifesto da biblioteca pública IFLA-UNESCO 2022. [s. l.], 2022. Disponível em: https://repository.ifla.org/handle/123456789/2187. Acesso em: 09 nov. 2023 LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos. 1996. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. 1999. LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. São Paulo: Editora 34, 1993. LIMA, Izabel França de. Bibliotecas Digitais: modelo metodológico para avaliação de usabilidade. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015. LIMA, João Paulo Cavalcante et al. Estudos de caso e sua aplicação: proposta de um esquema teórico para pesquisas no campo da contabilidade. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 6, n. 14, p. 127-144, 2012. LIMA, Jussara Borges de; BEZERRA, Lucas; DIOMONDES, Simone; COUTINHO, Leandro. Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento. [s. l.] UFBA, 2013. LUSARDI, A. Household Saving Behavior: The Role of Financial Literacy, Information, and Financial Education Programs. NBER Working Paper. n. 13824, fevereiro 2008. Disponível em: https://www.nber.org/papers/w13824. Acesso em: 02 ago. 2023. MEDEIROS, Ana Ligia Silva. Biblioteca e cidadania. Sinais sociais, Rio de Janeiro, v.4, n.13, p. 10-45, maio/ ago. 2010. Disponível em: rubi.casaruibarbosa.gov.br Acesso em: 09 nov. 2023. MIT TECHNOLOGY REVIEW. Transformação acelerada: os impactos dos avanços tecnológicos no setor financeiro. [s. l., 2022]. Disponível em: 68 https://mittechreview.com.br/transformacao-acelerada-os-impactos-dos-avancos tecnologicos-no-setor-financeiro/. Acesso em: 04 maio 2023. NATIONAL FINANCIAL EDUCATORS COUNCIL. Financial Literacy definition. [Las Vegas, 201-]. Disponível em: https://www.financialeducatorscouncil.org/ financial-literacy-definition/. Acesso em: 05 maio 2023. OBAMA, Barack. Presidential Proclamation National Information Literacy Awareness Month. [Washington, 2009]. Disponível em: https://obamawhitehouse.archives.gov/the-press-office/presidential-proclamation national-information-literacy-awareness-month. Acesso em: 30 mar. 2023. ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. PISA 2015 Results (Volume IV): Student’s Financial Literacy. [s. l.], 2015 Disponível em: https://doi.org/10.1787/9789264270282-en. Acesso em: 10 ago. 2023. ORGANIZATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. PISA 2018 Results (Volume IV): Are Studentes Smart about Money? Paris: OECD Publishing, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1787/48ebd1ba-em. Disponível em: 23 ago. 2023. POTRICH, Ani Caroline Grigion; VIEIRA, Kelmara Mendes; KIRCH, Guilherme. Você é alfabetizado financeiramente? Descubra no termômetro de alfabetização financeira. Revista Base (Administração e Contabilidade) da Unisinos, [s. l.], v.13, n. 2, p. 153-170, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3372/337246777006/html/. Acesso em: 18 ago. 2023. PLANO DE FORMAÇÃO FINANCEIRA TODOS CONTAM. Plano dinamiza sessão de sensibilização para bibliotecas de todo o país. [Lisboa, 2023] Disponível em: https://www.todoscontam.pt/pt-pt/noticias/plano-dinamiza-sessao-de-sensibilizacao para-bibliotecas-de-todo-o-pais. Acesso em: 01 set. 2023. PLANO DE FORMAÇÃO FINANCEIRA TODOS CONTAM. Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e supervisores financeiros assinam Protocolo de Cooperação. [Lisboa, 2023]. Disponível em: https://www.todoscontam.pt/noticias/direcao-geral-do-livro-dos-arquivos-e-das bibliotecas-e-supervisores-financeiros-assinam. Acesso em: 01 set. 2023. REFERENCE AND USER SERVICES ASSOCIATION. Financial Literacy Education in Libraries: Guidelines and Best Practices for Service. [s. l.] 2014. Disponível em: https://www.ala.org/rusa/sites/ala.org.rusa/files/content/FLEGuidelines_Final_Septe mber_2014.pdf. Acesso em: 04 maio 2023. RUSTOMFRAM, Perveen; ROBINSON, Bess. Online government resources for financial literacy. Journal of Business & Finance Librarianship, [s. l.], v. 20, n. 1-2, p. 95-115, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08963568.2015.977083. Acesso em: 09 nov. 2023. 69 SERASA EXPERIAN. Brasileiros sofrem uma tentativa de fraude a cada 8 segundos, revela levantamento da Serasa Experian. São Paulo, 2021. Disponível em:https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/analise-de dados/brasileiros-sofrem-uma-tentativa-de-fraude-a-cada-8-segundos-revela levantamento-da-serasa-experian/. Acesso em: 07 dez. 2023. SILVA, R. S. da; OLIVEIRA, P. R. de; TEIXIERA, M. C.; COSTA, de F. O.; NUNES, V. Contribuições do Modelo de Carol Kuhlthau para a pesquisa sobre Comportamento Informacional e Competência em Informação no Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [s. l.], v. 25, p. 01–14, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2019.e65234. Acesso em: 24 abr. 2023. SPIRANEC, Sonja; ZORICA, Mihaela Banek; SIMONCIC, Gordana Stokic. Libraries and Financial Literacy: Perspectives From Emerging Markets. Journal of Business & Finance Librarianship, [s. l.], v. 17, n. 3, p. 262-278 2012. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08963568.2012.686438. Acesso em: 09 nov. 2023. TOMÁEL, Maria Inês (org.). Fontes de Informação na Internet. Londrina: EDUEL, 2008.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Escola de Biblioteconomia
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Escola de Biblioteconomia
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1810554516751253504