A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boucher-Petrovic, Nathalie
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3098
Resumo: Como explicar que atores da educação popular se refiram a uma sociedade chamada "da informação", parecendo assim inserir-se nesse projeto de intenção federativa que é hoje promovido pelos empresários e pelo poder público? Resultante de uma história longa e plural, a educação popular não constitui um todo homogêneo. Mas sua marca é uma filosofia comum que trabalha para a emancipação social, cultural e política do povo. De fato, a referência à sociedade da informação seria o meio de reatualizar as problemáticas que interessam aos atores da educação popular, além de superar a crise de sentido que eles enfrentam. Enfim, se essa aproximação parece, à primeira vista, favorecer o consenso, os conflitos inerentes ao confronto de valores e identidades continuam vivos e revelam os verdadeiros desafios que tal encontro promete. Palavras-Chave: educação popular, sociedade da informação, ideologia, utopia, espaço público.
id IBICT-2_1a76bba3f75e6700a6f12275523f9db4
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3098
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades Como explicar que atores da educação popular se refiram a uma sociedade chamada "da informação", parecendo assim inserir-se nesse projeto de intenção federativa que é hoje promovido pelos empresários e pelo poder público? Resultante de uma história longa e plural, a educação popular não constitui um todo homogêneo. Mas sua marca é uma filosofia comum que trabalha para a emancipação social, cultural e política do povo. De fato, a referência à sociedade da informação seria o meio de reatualizar as problemáticas que interessam aos atores da educação popular, além de superar a crise de sentido que eles enfrentam. Enfim, se essa aproximação parece, à primeira vista, favorecer o consenso, os conflitos inerentes ao confronto de valores e identidades continuam vivos e revelam os verdadeiros desafios que tal encontro promete. Palavras-Chave: educação popular, sociedade da informação, ideologia, utopia, espaço público.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2006-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/309810.18617/liinc.v2i1.202Liinc em Revista; Vol. 2 No. 1 (2006): Changes in Learning in the Information SocietyLiinc em Revista; Vol. 2 Núm. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da InformaçãoLiinc em Revista; v. 2 n. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3098/2792Boucher-Petrovic, Nathalieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:21Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3098Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:22.091Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades
title A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades
spellingShingle A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades
Boucher-Petrovic, Nathalie
title_short A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades
title_full A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades
title_fullStr A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades
title_full_unstemmed A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades
title_sort A educação popular às voltas com a sociedade da informação: potencialidades, riscos e particularidades
author Boucher-Petrovic, Nathalie
author_facet Boucher-Petrovic, Nathalie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Boucher-Petrovic, Nathalie
dc.description.none.fl_txt_mv Como explicar que atores da educação popular se refiram a uma sociedade chamada "da informação", parecendo assim inserir-se nesse projeto de intenção federativa que é hoje promovido pelos empresários e pelo poder público? Resultante de uma história longa e plural, a educação popular não constitui um todo homogêneo. Mas sua marca é uma filosofia comum que trabalha para a emancipação social, cultural e política do povo. De fato, a referência à sociedade da informação seria o meio de reatualizar as problemáticas que interessam aos atores da educação popular, além de superar a crise de sentido que eles enfrentam. Enfim, se essa aproximação parece, à primeira vista, favorecer o consenso, os conflitos inerentes ao confronto de valores e identidades continuam vivos e revelam os verdadeiros desafios que tal encontro promete. Palavras-Chave: educação popular, sociedade da informação, ideologia, utopia, espaço público.
description Como explicar que atores da educação popular se refiram a uma sociedade chamada "da informação", parecendo assim inserir-se nesse projeto de intenção federativa que é hoje promovido pelos empresários e pelo poder público? Resultante de uma história longa e plural, a educação popular não constitui um todo homogêneo. Mas sua marca é uma filosofia comum que trabalha para a emancipação social, cultural e política do povo. De fato, a referência à sociedade da informação seria o meio de reatualizar as problemáticas que interessam aos atores da educação popular, além de superar a crise de sentido que eles enfrentam. Enfim, se essa aproximação parece, à primeira vista, favorecer o consenso, os conflitos inerentes ao confronto de valores e identidades continuam vivos e revelam os verdadeiros desafios que tal encontro promete. Palavras-Chave: educação popular, sociedade da informação, ideologia, utopia, espaço público.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3098
10.18617/liinc.v2i1.202
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3098
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v2i1.202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3098/2792
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 2 No. 1 (2006): Changes in Learning in the Information Society
Liinc em Revista; Vol. 2 Núm. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação
Liinc em Revista; v. 2 n. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1700924324234395648