Novos modelos de negócio, vigilância ubíqua e as transformações no desenvolvimento da internet | New business models, ubiquitous vigilance and transformations in internet development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Leonardo Ribeiro da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3724
Resumo: RESUMO Estamos acompanhando o crescimento em importância de um modelo de negócio assente na captura, processamento e comercialização de dados de navegação dos usuários de serviços na internet. Esse modelo tem se tornado hegemônico na valorização do acesso às informações e serviços na rede e está cada vez mas presente na nossa experiência cotidiana de navegação. Esse artigo tem como objetivo analisar como essa hegemonização pressupõe a imposição de um modelo centralizado de topologia de rede ao favorecer o controle do fluxo de dados que nela trafega, e como isso amplia as possibilidades de vigilância na vida cotidiana.Palavras-Chave: Internet; Vigilância; Privacidade; Marketing Comportamental; Controle.ABSTRACT We're now seeing the growth of a business model based on capturing, processing and commercialization of the user's navigation data on the internet. This model has become hegemonic in the valuation of access to information and services on the network and is increasingly present in our everyday experience in the internet. This article aims to analyze how this hegemony requires the imposition of a centralized model of network topology to facilitate the control of the flow of data that circulates in it and how it expands the possibilities of surveillance in everyday life.Keywords: Internet; Surveillance; Privacy; Behavioral Marketing.
id IBICT-2_2cb51d56ce06f99ae2559e2fe474df51
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3724
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Novos modelos de negócio, vigilância ubíqua e as transformações no desenvolvimento da internet | New business models, ubiquitous vigilance and transformations in internet developmentInternetVigilânciaPrivacidadeMarketing ComportamentalControle.RESUMO Estamos acompanhando o crescimento em importância de um modelo de negócio assente na captura, processamento e comercialização de dados de navegação dos usuários de serviços na internet. Esse modelo tem se tornado hegemônico na valorização do acesso às informações e serviços na rede e está cada vez mas presente na nossa experiência cotidiana de navegação. Esse artigo tem como objetivo analisar como essa hegemonização pressupõe a imposição de um modelo centralizado de topologia de rede ao favorecer o controle do fluxo de dados que nela trafega, e como isso amplia as possibilidades de vigilância na vida cotidiana.Palavras-Chave: Internet; Vigilância; Privacidade; Marketing Comportamental; Controle.ABSTRACT We're now seeing the growth of a business model based on capturing, processing and commercialization of the user's navigation data on the internet. This model has become hegemonic in the valuation of access to information and services on the network and is increasingly present in our everyday experience in the internet. This article aims to analyze how this hegemony requires the imposition of a centralized model of network topology to facilitate the control of the flow of data that circulates in it and how it expands the possibilities of surveillance in everyday life.Keywords: Internet; Surveillance; Privacy; Behavioral Marketing.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2016-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/372410.18617/liinc.v12i2.906Liinc em Revista; Vol. 12 No. 2 (2016): Privacy and Digital Media SurveillanceLiinc em Revista; Vol. 12 Núm. 2 (2016): Privacidade e vigilância nos meios digitaisLiinc em Revista; v. 12 n. 2 (2016): Privacidade e vigilância nos meios digitais1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3724/3142Cruz, Leonardo Ribeiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:33:35Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3724Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:33:36.932Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Novos modelos de negócio, vigilância ubíqua e as transformações no desenvolvimento da internet | New business models, ubiquitous vigilance and transformations in internet development
title Novos modelos de negócio, vigilância ubíqua e as transformações no desenvolvimento da internet | New business models, ubiquitous vigilance and transformations in internet development
spellingShingle Novos modelos de negócio, vigilância ubíqua e as transformações no desenvolvimento da internet | New business models, ubiquitous vigilance and transformations in internet development
Cruz, Leonardo Ribeiro da
Internet
Vigilância
Privacidade
Marketing Comportamental
Controle.
title_short Novos modelos de negócio, vigilância ubíqua e as transformações no desenvolvimento da internet | New business models, ubiquitous vigilance and transformations in internet development
title_full Novos modelos de negócio, vigilância ubíqua e as transformações no desenvolvimento da internet | New business models, ubiquitous vigilance and transformations in internet development
title_fullStr Novos modelos de negócio, vigilância ubíqua e as transformações no desenvolvimento da internet | New business models, ubiquitous vigilance and transformations in internet development
title_full_unstemmed Novos modelos de negócio, vigilância ubíqua e as transformações no desenvolvimento da internet | New business models, ubiquitous vigilance and transformations in internet development
title_sort Novos modelos de negócio, vigilância ubíqua e as transformações no desenvolvimento da internet | New business models, ubiquitous vigilance and transformations in internet development
author Cruz, Leonardo Ribeiro da
author_facet Cruz, Leonardo Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Leonardo Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Vigilância
Privacidade
Marketing Comportamental
Controle.
topic Internet
Vigilância
Privacidade
Marketing Comportamental
Controle.
dc.description.none.fl_txt_mv RESUMO Estamos acompanhando o crescimento em importância de um modelo de negócio assente na captura, processamento e comercialização de dados de navegação dos usuários de serviços na internet. Esse modelo tem se tornado hegemônico na valorização do acesso às informações e serviços na rede e está cada vez mas presente na nossa experiência cotidiana de navegação. Esse artigo tem como objetivo analisar como essa hegemonização pressupõe a imposição de um modelo centralizado de topologia de rede ao favorecer o controle do fluxo de dados que nela trafega, e como isso amplia as possibilidades de vigilância na vida cotidiana.Palavras-Chave: Internet; Vigilância; Privacidade; Marketing Comportamental; Controle.ABSTRACT We're now seeing the growth of a business model based on capturing, processing and commercialization of the user's navigation data on the internet. This model has become hegemonic in the valuation of access to information and services on the network and is increasingly present in our everyday experience in the internet. This article aims to analyze how this hegemony requires the imposition of a centralized model of network topology to facilitate the control of the flow of data that circulates in it and how it expands the possibilities of surveillance in everyday life.Keywords: Internet; Surveillance; Privacy; Behavioral Marketing.
description RESUMO Estamos acompanhando o crescimento em importância de um modelo de negócio assente na captura, processamento e comercialização de dados de navegação dos usuários de serviços na internet. Esse modelo tem se tornado hegemônico na valorização do acesso às informações e serviços na rede e está cada vez mas presente na nossa experiência cotidiana de navegação. Esse artigo tem como objetivo analisar como essa hegemonização pressupõe a imposição de um modelo centralizado de topologia de rede ao favorecer o controle do fluxo de dados que nela trafega, e como isso amplia as possibilidades de vigilância na vida cotidiana.Palavras-Chave: Internet; Vigilância; Privacidade; Marketing Comportamental; Controle.ABSTRACT We're now seeing the growth of a business model based on capturing, processing and commercialization of the user's navigation data on the internet. This model has become hegemonic in the valuation of access to information and services on the network and is increasingly present in our everyday experience in the internet. This article aims to analyze how this hegemony requires the imposition of a centralized model of network topology to facilitate the control of the flow of data that circulates in it and how it expands the possibilities of surveillance in everyday life.Keywords: Internet; Surveillance; Privacy; Behavioral Marketing.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3724
10.18617/liinc.v12i2.906
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3724
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v12i2.906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3724/3142
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 12 No. 2 (2016): Privacy and Digital Media Surveillance
Liinc em Revista; Vol. 12 Núm. 2 (2016): Privacidade e vigilância nos meios digitais
Liinc em Revista; v. 12 n. 2 (2016): Privacidade e vigilância nos meios digitais
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv Internet
Vigilância
Privacidade
Marketing Comportamental
Controle.
_version_ 1700924325863882752