Tecnologia, experiência e memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral Jr, Aécio
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3086
Resumo: O artigo investiga a estruturação de uma nova cultura de memória, a qual inverte a lógica metafísica com que se pensou a relação entre tecnologia e experiência nas ciências sociais. Com as recentes tecnologias da vida e da informação, a concepção do corpo humano como algo que se constitui à margem de um aparato tecnológico declina em credibilidade. Com isso, um dos principais projetos da metafísica ocidental, a saber, a estruturação de um campo de experiência e conhecimento livre de suportes técnicos, malogra em seu humanismo tecnofóbico. A partir de uma apreciação do conto Memento Mori, de Jonathan Nolan, e do filme Amnésia, de Christopher Nolan, analiso a relação entre memória e escritura, corpo e arquivo na contemporaneidade. O objetivo é perceber as tensões e oscilações implícitas na tentativa de instauração de uma mnemotécnica pretensamente pós-humana ou pós-orgânica. Palavras-chave: tecnologia; experiência; memória; humanismo; pós-humanismo.
id IBICT-2_3fedb4a65c3139c293a58f9a5988df84
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3086
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Tecnologia, experiência e memória O artigo investiga a estruturação de uma nova cultura de memória, a qual inverte a lógica metafísica com que se pensou a relação entre tecnologia e experiência nas ciências sociais. Com as recentes tecnologias da vida e da informação, a concepção do corpo humano como algo que se constitui à margem de um aparato tecnológico declina em credibilidade. Com isso, um dos principais projetos da metafísica ocidental, a saber, a estruturação de um campo de experiência e conhecimento livre de suportes técnicos, malogra em seu humanismo tecnofóbico. A partir de uma apreciação do conto Memento Mori, de Jonathan Nolan, e do filme Amnésia, de Christopher Nolan, analiso a relação entre memória e escritura, corpo e arquivo na contemporaneidade. O objetivo é perceber as tensões e oscilações implícitas na tentativa de instauração de uma mnemotécnica pretensamente pós-humana ou pós-orgânica. Palavras-chave: tecnologia; experiência; memória; humanismo; pós-humanismo.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2006-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/308610.18617/liinc.v1i2.190Liinc em Revista; Vol. 1 No. 2 (2005): Challenges of the Information SocietyLiinc em Revista; Vol. 1 Núm. 2 (2005): Desafios da Sociedade da InformaçãoLiinc em Revista; v. 1 n. 2 (2005): Desafios da Sociedade da Informação1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3086/2782Amaral Jr, Aécioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:21Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3086Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:21.855Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologia, experiência e memória
title Tecnologia, experiência e memória
spellingShingle Tecnologia, experiência e memória
Amaral Jr, Aécio
title_short Tecnologia, experiência e memória
title_full Tecnologia, experiência e memória
title_fullStr Tecnologia, experiência e memória
title_full_unstemmed Tecnologia, experiência e memória
title_sort Tecnologia, experiência e memória
author Amaral Jr, Aécio
author_facet Amaral Jr, Aécio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral Jr, Aécio
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo investiga a estruturação de uma nova cultura de memória, a qual inverte a lógica metafísica com que se pensou a relação entre tecnologia e experiência nas ciências sociais. Com as recentes tecnologias da vida e da informação, a concepção do corpo humano como algo que se constitui à margem de um aparato tecnológico declina em credibilidade. Com isso, um dos principais projetos da metafísica ocidental, a saber, a estruturação de um campo de experiência e conhecimento livre de suportes técnicos, malogra em seu humanismo tecnofóbico. A partir de uma apreciação do conto Memento Mori, de Jonathan Nolan, e do filme Amnésia, de Christopher Nolan, analiso a relação entre memória e escritura, corpo e arquivo na contemporaneidade. O objetivo é perceber as tensões e oscilações implícitas na tentativa de instauração de uma mnemotécnica pretensamente pós-humana ou pós-orgânica. Palavras-chave: tecnologia; experiência; memória; humanismo; pós-humanismo.
description O artigo investiga a estruturação de uma nova cultura de memória, a qual inverte a lógica metafísica com que se pensou a relação entre tecnologia e experiência nas ciências sociais. Com as recentes tecnologias da vida e da informação, a concepção do corpo humano como algo que se constitui à margem de um aparato tecnológico declina em credibilidade. Com isso, um dos principais projetos da metafísica ocidental, a saber, a estruturação de um campo de experiência e conhecimento livre de suportes técnicos, malogra em seu humanismo tecnofóbico. A partir de uma apreciação do conto Memento Mori, de Jonathan Nolan, e do filme Amnésia, de Christopher Nolan, analiso a relação entre memória e escritura, corpo e arquivo na contemporaneidade. O objetivo é perceber as tensões e oscilações implícitas na tentativa de instauração de uma mnemotécnica pretensamente pós-humana ou pós-orgânica. Palavras-chave: tecnologia; experiência; memória; humanismo; pós-humanismo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3086
10.18617/liinc.v1i2.190
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3086
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v1i2.190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3086/2782
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 1 No. 2 (2005): Challenges of the Information Society
Liinc em Revista; Vol. 1 Núm. 2 (2005): Desafios da Sociedade da Informação
Liinc em Revista; v. 1 n. 2 (2005): Desafios da Sociedade da Informação
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1700924324101226496