Redes sociais e educação: o que quer a geração alt+tab nas ruas? │ Social Networks and education: what does the alt+tab generation protesting on the streets want?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Liinc em Revista |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3498 |
Resumo: | RESUMO O artigo parte de uma breve descrição das recentes manifestações populares ocorridas no Brasil em protesto contra diversos aspectos da economia e da política brasileira. Partindo da diversidade de bandeiras de luta destes movimentos, analisa a concepção de ciência por trás das críticas feitas a eles. Descreve a apropriação das tecnologias de informação e comunicação pela juventude na cobertura destes eventos e a crise instalada na tradicional mídia de massa. O texto analisa os conceitos de educação que estão postos em debate, fazendo uma crítica à visão produtivista que toma conta da educação em todo o mundo. A partir destas considerações, propõe a implantação de um “ecossistema pedagógico de aprendizagem e de produção de culturas e conhecimento” como sendo uma das possibilidades para a escola enfrentar os desafios contemporâneos.Palavras-chave: Redes Sociais; Educação; Ativismo; Políticas Educacionais. ABSTRACT The paper begins with a brief description of recent demonstrations in Brazil against various economic and politics aspects. From the diversity of their demands the paper analyses the concept science used to criticize these demonstrations. The use of Information and Communication Technologies by youth in coverage of these events and the consequent by passing of the traditional mass media are examined. Education was one of the most common complaints and we ask what kind of education they want. Continuing the present system base on productivity approach will not solve the problem. We propose an “ecosystem of teaching and learning to promote the production of culture and knowledge” as a way for schools to face contemporary challenges.Keywords: Social Networks; Education; Activism; Educational Politics. |
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Redes sociais e educação: o que quer a geração alt+tab nas ruas? │ Social Networks and education: what does the alt+tab generation protesting on the streets want?Redes SociaisEducaçãoAtivismoPolíticas EducacionaisRESUMO O artigo parte de uma breve descrição das recentes manifestações populares ocorridas no Brasil em protesto contra diversos aspectos da economia e da política brasileira. Partindo da diversidade de bandeiras de luta destes movimentos, analisa a concepção de ciência por trás das críticas feitas a eles. Descreve a apropriação das tecnologias de informação e comunicação pela juventude na cobertura destes eventos e a crise instalada na tradicional mídia de massa. O texto analisa os conceitos de educação que estão postos em debate, fazendo uma crítica à visão produtivista que toma conta da educação em todo o mundo. A partir destas considerações, propõe a implantação de um “ecossistema pedagógico de aprendizagem e de produção de culturas e conhecimento” como sendo uma das possibilidades para a escola enfrentar os desafios contemporâneos.Palavras-chave: Redes Sociais; Educação; Ativismo; Políticas Educacionais. ABSTRACT The paper begins with a brief description of recent demonstrations in Brazil against various economic and politics aspects. From the diversity of their demands the paper analyses the concept science used to criticize these demonstrations. The use of Information and Communication Technologies by youth in coverage of these events and the consequent by passing of the traditional mass media are examined. Education was one of the most common complaints and we ask what kind of education they want. Continuing the present system base on productivity approach will not solve the problem. We propose an “ecosystem of teaching and learning to promote the production of culture and knowledge” as a way for schools to face contemporary challenges.Keywords: Social Networks; Education; Activism; Educational Politics.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2014-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionOpiniãoapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/349810.18617/liinc.v10i1.643Liinc em Revista; Vol. 10 No. 1 (2014): Networks, streets, media: revolt and reactionLiinc em Revista; Vol. 10 Núm. 1 (2014): Redes, ruas, mídias: revolta e reaçãoLiinc em Revista; v. 10 n. 1 (2014): Redes, ruas, mídias: revolta e reação1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3498/3021Pretto, Nelson De Lucainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:33:11Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3498Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:33:11.94Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
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RESUMO O artigo parte de uma breve descrição das recentes manifestações populares ocorridas no Brasil em protesto contra diversos aspectos da economia e da política brasileira. Partindo da diversidade de bandeiras de luta destes movimentos, analisa a concepção de ciência por trás das críticas feitas a eles. Descreve a apropriação das tecnologias de informação e comunicação pela juventude na cobertura destes eventos e a crise instalada na tradicional mídia de massa. O texto analisa os conceitos de educação que estão postos em debate, fazendo uma crítica à visão produtivista que toma conta da educação em todo o mundo. A partir destas considerações, propõe a implantação de um “ecossistema pedagógico de aprendizagem e de produção de culturas e conhecimento” como sendo uma das possibilidades para a escola enfrentar os desafios contemporâneos.Palavras-chave: Redes Sociais; Educação; Ativismo; Políticas Educacionais. ABSTRACT The paper begins with a brief description of recent demonstrations in Brazil against various economic and politics aspects. From the diversity of their demands the paper analyses the concept science used to criticize these demonstrations. The use of Information and Communication Technologies by youth in coverage of these events and the consequent by passing of the traditional mass media are examined. Education was one of the most common complaints and we ask what kind of education they want. Continuing the present system base on productivity approach will not solve the problem. We propose an “ecosystem of teaching and learning to promote the production of culture and knowledge” as a way for schools to face contemporary challenges.Keywords: Social Networks; Education; Activism; Educational Politics. |
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