A crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiani, Ronaldo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3198
Resumo: Resumo A digitalização das informações provocou uma crise na apropriação privada dos bens culturais como mercadorias. Paralelamente, movimentos políticos vêm se organizando internacionalmente, visando ao questionamento do tratamento dos bens culturais como mercadorias privadas. A análise do sentido e do papel desses movimentos exige uma revisão do conceito de mercadoria. Para questionar o conceito de mercadoria são revistos dois autores críticos do sistema capitalista, Karl Marx e Karl Polanyi, discutindo-se as possíveis contribuições de cada um para a compreensão desses movimentos políticos.Palavras-chave mercadoria, direitos de autor, Karl Marx, Karl PolanyiAbstract The digitalization of information provoked a crisis in the private appropriation of cultural goods. Simultaneously, political movements are being internationally organized aiming at criticizing cultural goods being treated as commodities. The analysis of the meaning and role of those political movements demands reviewing the concept of commodity. To question the concept of commodity two radical authors are reviewed: Karl Marx and Karl Polanyi, their possible contributions to the comprehension of those political movements being so evaluated.Keywords commodity, copyrights, Karl Marx, Karl Polanyi
id IBICT-2_58195bf7753c6c2318ad069301f44611
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3198
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling A crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandisemercadoriadireitos de autorKarl MarxKarl Polanyicommoditycopyrights | commoditycopyrightsResumo A digitalização das informações provocou uma crise na apropriação privada dos bens culturais como mercadorias. Paralelamente, movimentos políticos vêm se organizando internacionalmente, visando ao questionamento do tratamento dos bens culturais como mercadorias privadas. A análise do sentido e do papel desses movimentos exige uma revisão do conceito de mercadoria. Para questionar o conceito de mercadoria são revistos dois autores críticos do sistema capitalista, Karl Marx e Karl Polanyi, discutindo-se as possíveis contribuições de cada um para a compreensão desses movimentos políticos.Palavras-chave mercadoria, direitos de autor, Karl Marx, Karl PolanyiAbstract The digitalization of information provoked a crisis in the private appropriation of cultural goods. Simultaneously, political movements are being internationally organized aiming at criticizing cultural goods being treated as commodities. The analysis of the meaning and role of those political movements demands reviewing the concept of commodity. To question the concept of commodity two radical authors are reviewed: Karl Marx and Karl Polanyi, their possible contributions to the comprehension of those political movements being so evaluated.Keywords commodity, copyrights, Karl Marx, Karl PolanyiInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2009-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literaturaapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/319810.18617/liinc.v5i2.306Liinc em Revista; Vol. 5 No. 2 (2009): Cognitive Capitalism in DebateLiinc em Revista; Vol. 5 Núm. 2 (2009): Capitalismo cognitivo em debateLiinc em Revista; v. 5 n. 2 (2009): Capitalismo cognitivo em debate1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3198/2855Fiani, Ronaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:21Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3198Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:23.659Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv A crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandise
title A crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandise
spellingShingle A crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandise
Fiani, Ronaldo
mercadoria
direitos de autor
Karl Marx
Karl Polanyi
commodity
copyrights | commodity
copyrights
title_short A crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandise
title_full A crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandise
title_fullStr A crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandise
title_full_unstemmed A crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandise
title_sort A crise dos bens culturais como mercadorias | The crisis of cultural goods as merchandise
author Fiani, Ronaldo
author_facet Fiani, Ronaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiani, Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv mercadoria
direitos de autor
Karl Marx
Karl Polanyi
commodity
copyrights | commodity
copyrights
topic mercadoria
direitos de autor
Karl Marx
Karl Polanyi
commodity
copyrights | commodity
copyrights
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo A digitalização das informações provocou uma crise na apropriação privada dos bens culturais como mercadorias. Paralelamente, movimentos políticos vêm se organizando internacionalmente, visando ao questionamento do tratamento dos bens culturais como mercadorias privadas. A análise do sentido e do papel desses movimentos exige uma revisão do conceito de mercadoria. Para questionar o conceito de mercadoria são revistos dois autores críticos do sistema capitalista, Karl Marx e Karl Polanyi, discutindo-se as possíveis contribuições de cada um para a compreensão desses movimentos políticos.Palavras-chave mercadoria, direitos de autor, Karl Marx, Karl PolanyiAbstract The digitalization of information provoked a crisis in the private appropriation of cultural goods. Simultaneously, political movements are being internationally organized aiming at criticizing cultural goods being treated as commodities. The analysis of the meaning and role of those political movements demands reviewing the concept of commodity. To question the concept of commodity two radical authors are reviewed: Karl Marx and Karl Polanyi, their possible contributions to the comprehension of those political movements being so evaluated.Keywords commodity, copyrights, Karl Marx, Karl Polanyi
description Resumo A digitalização das informações provocou uma crise na apropriação privada dos bens culturais como mercadorias. Paralelamente, movimentos políticos vêm se organizando internacionalmente, visando ao questionamento do tratamento dos bens culturais como mercadorias privadas. A análise do sentido e do papel desses movimentos exige uma revisão do conceito de mercadoria. Para questionar o conceito de mercadoria são revistos dois autores críticos do sistema capitalista, Karl Marx e Karl Polanyi, discutindo-se as possíveis contribuições de cada um para a compreensão desses movimentos políticos.Palavras-chave mercadoria, direitos de autor, Karl Marx, Karl PolanyiAbstract The digitalization of information provoked a crisis in the private appropriation of cultural goods. Simultaneously, political movements are being internationally organized aiming at criticizing cultural goods being treated as commodities. The analysis of the meaning and role of those political movements demands reviewing the concept of commodity. To question the concept of commodity two radical authors are reviewed: Karl Marx and Karl Polanyi, their possible contributions to the comprehension of those political movements being so evaluated.Keywords commodity, copyrights, Karl Marx, Karl Polanyi
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3198
10.18617/liinc.v5i2.306
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3198
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v5i2.306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3198/2855
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 5 No. 2 (2009): Cognitive Capitalism in Debate
Liinc em Revista; Vol. 5 Núm. 2 (2009): Capitalismo cognitivo em debate
Liinc em Revista; v. 5 n. 2 (2009): Capitalismo cognitivo em debate
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv mercadoria
direitos de autor
Karl Marx
Karl Polanyi
commodity
copyrights | commodity
copyrights
_version_ 1700924324365467648