Educação superior a distância no Brasil: uma construção consorciada e em rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Liinc em Revista |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3101 |
Resumo: | Este artigo descreve a experiência de implantação da política de fomento aos cursos de Graduação a Distância (EAD) no Brasil adotada pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) a partir de 2004. Essa política prioriza a criação de cursos de licenciatura e a distância. Analisaremos essa experiência pioneira e ainda não consolidada, buscando interpretar os fatores que dificultam a institucionalização da EAD no ensino superior. Nesse trabalho analisaremos algumas alternativas de institucionalização apresentadas pelos oito consórcios participantes da Chamada Pública 001/2004 SEED/MEC na reunião de trabalho realizada em abril de 2005. As proposições dos consórcios, encaminhadas ao MEC pela UniRede, pretendem assegurar a continuidade da política pública de fomento à EAD no ensino superior público, garantindo a continuidade dos cursos oferecidos e a ampliação de vagas nos próximos anos. Palavras-chave: Políticas públicas, educação a distância, institucionalização da EAD. |
id |
IBICT-2_67a6dc0a48b79e85fc62b4adc55f14ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ibict.br:article/3101 |
network_acronym_str |
IBICT-2 |
network_name_str |
Liinc em Revista |
spelling |
Educação superior a distância no Brasil: uma construção consorciada e em rede Este artigo descreve a experiência de implantação da política de fomento aos cursos de Graduação a Distância (EAD) no Brasil adotada pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) a partir de 2004. Essa política prioriza a criação de cursos de licenciatura e a distância. Analisaremos essa experiência pioneira e ainda não consolidada, buscando interpretar os fatores que dificultam a institucionalização da EAD no ensino superior. Nesse trabalho analisaremos algumas alternativas de institucionalização apresentadas pelos oito consórcios participantes da Chamada Pública 001/2004 SEED/MEC na reunião de trabalho realizada em abril de 2005. As proposições dos consórcios, encaminhadas ao MEC pela UniRede, pretendem assegurar a continuidade da política pública de fomento à EAD no ensino superior público, garantindo a continuidade dos cursos oferecidos e a ampliação de vagas nos próximos anos. Palavras-chave: Políticas públicas, educação a distância, institucionalização da EAD.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2006-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/310110.18617/liinc.v2i1.205Liinc em Revista; Vol. 2 No. 1 (2006): Changes in Learning in the Information SocietyLiinc em Revista; Vol. 2 Núm. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da InformaçãoLiinc em Revista; v. 2 n. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3101/2795Rodrigues Martins, Luiz Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:21Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3101Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:22.155Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação superior a distância no Brasil: uma construção consorciada e em rede |
title |
Educação superior a distância no Brasil: uma construção consorciada e em rede |
spellingShingle |
Educação superior a distância no Brasil: uma construção consorciada e em rede Rodrigues Martins, Luiz Roberto |
title_short |
Educação superior a distância no Brasil: uma construção consorciada e em rede |
title_full |
Educação superior a distância no Brasil: uma construção consorciada e em rede |
title_fullStr |
Educação superior a distância no Brasil: uma construção consorciada e em rede |
title_full_unstemmed |
Educação superior a distância no Brasil: uma construção consorciada e em rede |
title_sort |
Educação superior a distância no Brasil: uma construção consorciada e em rede |
author |
Rodrigues Martins, Luiz Roberto |
author_facet |
Rodrigues Martins, Luiz Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Martins, Luiz Roberto |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo descreve a experiência de implantação da política de fomento aos cursos de Graduação a Distância (EAD) no Brasil adotada pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) a partir de 2004. Essa política prioriza a criação de cursos de licenciatura e a distância. Analisaremos essa experiência pioneira e ainda não consolidada, buscando interpretar os fatores que dificultam a institucionalização da EAD no ensino superior. Nesse trabalho analisaremos algumas alternativas de institucionalização apresentadas pelos oito consórcios participantes da Chamada Pública 001/2004 SEED/MEC na reunião de trabalho realizada em abril de 2005. As proposições dos consórcios, encaminhadas ao MEC pela UniRede, pretendem assegurar a continuidade da política pública de fomento à EAD no ensino superior público, garantindo a continuidade dos cursos oferecidos e a ampliação de vagas nos próximos anos. Palavras-chave: Políticas públicas, educação a distância, institucionalização da EAD. |
description |
Este artigo descreve a experiência de implantação da política de fomento aos cursos de Graduação a Distância (EAD) no Brasil adotada pela Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (SEED/MEC) a partir de 2004. Essa política prioriza a criação de cursos de licenciatura e a distância. Analisaremos essa experiência pioneira e ainda não consolidada, buscando interpretar os fatores que dificultam a institucionalização da EAD no ensino superior. Nesse trabalho analisaremos algumas alternativas de institucionalização apresentadas pelos oito consórcios participantes da Chamada Pública 001/2004 SEED/MEC na reunião de trabalho realizada em abril de 2005. As proposições dos consórcios, encaminhadas ao MEC pela UniRede, pretendem assegurar a continuidade da política pública de fomento à EAD no ensino superior público, garantindo a continuidade dos cursos oferecidos e a ampliação de vagas nos próximos anos. Palavras-chave: Políticas públicas, educação a distância, institucionalização da EAD. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3101 10.18617/liinc.v2i1.205 |
url |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3101 |
identifier_str_mv |
10.18617/liinc.v2i1.205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3101/2795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Liinc em Revista; Vol. 2 No. 1 (2006): Changes in Learning in the Information Society Liinc em Revista; Vol. 2 Núm. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação Liinc em Revista; v. 2 n. 1 (2006): Transformações da Aprendizagem na Sociedade da Informação 1808-3536 reponame:Liinc em Revista instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
reponame_str |
Liinc em Revista |
collection |
Liinc em Revista |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
repository.name.fl_str_mv |
Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1700924324238589952 |