Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela Varela, Aida
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Guimarães, Igor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3104
Resumo: Momento em que se focaliza a relação informação, conhecimento e desenvolvimento, faz-se necessária a discussão a respeito da situação de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, sob a ótica da Information Literacy e da Information Literacy Education, com foco na apreensão e na construção do conhecimento científico no Ensino Superior, numa sociedade cognitiva e tecnológica que desafia o sujeito a incluir-se socialmente e a realizar-se individualmente. Os suportes de análise do tema deste artigo são os estudos e as pesquisas de instituições nacionais e internacionais sobre a proficiência em Letramento. Palavras-chave: Information Literacy Education, Competências e Habilidades, Letramento, Conhecimento Científico.
id IBICT-2_6dd2d67437e010b77e8571d72a567f31
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3104
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico Momento em que se focaliza a relação informação, conhecimento e desenvolvimento, faz-se necessária a discussão a respeito da situação de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, sob a ótica da Information Literacy e da Information Literacy Education, com foco na apreensão e na construção do conhecimento científico no Ensino Superior, numa sociedade cognitiva e tecnológica que desafia o sujeito a incluir-se socialmente e a realizar-se individualmente. Os suportes de análise do tema deste artigo são os estudos e as pesquisas de instituições nacionais e internacionais sobre a proficiência em Letramento. Palavras-chave: Information Literacy Education, Competências e Habilidades, Letramento, Conhecimento Científico.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2006-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/310410.18617/liinc.v2i2.208Liinc em Revista; Vol. 2 No. 2 (2006): Communication and DevelopmentLiinc em Revista; Vol. 2 Núm. 2 (2006): Comunicação e DesenvolvimentoLiinc em Revista; v. 2 n. 2 (2006): Comunicação e Desenvolvimento1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3104/2798Varela Varela, AidaGuimarães, Igorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:21Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3104Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:22.195Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico
title Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico
spellingShingle Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico
Varela Varela, Aida
title_short Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico
title_full Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico
title_fullStr Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico
title_full_unstemmed Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico
title_sort Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico
author Varela Varela, Aida
author_facet Varela Varela, Aida
Guimarães, Igor
author_role author
author2 Guimarães, Igor
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela Varela, Aida
Guimarães, Igor
dc.description.none.fl_txt_mv Momento em que se focaliza a relação informação, conhecimento e desenvolvimento, faz-se necessária a discussão a respeito da situação de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, sob a ótica da Information Literacy e da Information Literacy Education, com foco na apreensão e na construção do conhecimento científico no Ensino Superior, numa sociedade cognitiva e tecnológica que desafia o sujeito a incluir-se socialmente e a realizar-se individualmente. Os suportes de análise do tema deste artigo são os estudos e as pesquisas de instituições nacionais e internacionais sobre a proficiência em Letramento. Palavras-chave: Information Literacy Education, Competências e Habilidades, Letramento, Conhecimento Científico.
description Momento em que se focaliza a relação informação, conhecimento e desenvolvimento, faz-se necessária a discussão a respeito da situação de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, sob a ótica da Information Literacy e da Information Literacy Education, com foco na apreensão e na construção do conhecimento científico no Ensino Superior, numa sociedade cognitiva e tecnológica que desafia o sujeito a incluir-se socialmente e a realizar-se individualmente. Os suportes de análise do tema deste artigo são os estudos e as pesquisas de instituições nacionais e internacionais sobre a proficiência em Letramento. Palavras-chave: Information Literacy Education, Competências e Habilidades, Letramento, Conhecimento Científico.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3104
10.18617/liinc.v2i2.208
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3104
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v2i2.208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3104/2798
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 2 No. 2 (2006): Communication and Development
Liinc em Revista; Vol. 2 Núm. 2 (2006): Comunicação e Desenvolvimento
Liinc em Revista; v. 2 n. 2 (2006): Comunicação e Desenvolvimento
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1700924324242784256