Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Liinc em Revista |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3104 |
Resumo: | Momento em que se focaliza a relação informação, conhecimento e desenvolvimento, faz-se necessária a discussão a respeito da situação de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, sob a ótica da Information Literacy e da Information Literacy Education, com foco na apreensão e na construção do conhecimento científico no Ensino Superior, numa sociedade cognitiva e tecnológica que desafia o sujeito a incluir-se socialmente e a realizar-se individualmente. Os suportes de análise do tema deste artigo são os estudos e as pesquisas de instituições nacionais e internacionais sobre a proficiência em Letramento. Palavras-chave: Information Literacy Education, Competências e Habilidades, Letramento, Conhecimento Científico. |
id |
IBICT-2_6dd2d67437e010b77e8571d72a567f31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ibict.br:article/3104 |
network_acronym_str |
IBICT-2 |
network_name_str |
Liinc em Revista |
spelling |
Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico Momento em que se focaliza a relação informação, conhecimento e desenvolvimento, faz-se necessária a discussão a respeito da situação de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, sob a ótica da Information Literacy e da Information Literacy Education, com foco na apreensão e na construção do conhecimento científico no Ensino Superior, numa sociedade cognitiva e tecnológica que desafia o sujeito a incluir-se socialmente e a realizar-se individualmente. Os suportes de análise do tema deste artigo são os estudos e as pesquisas de instituições nacionais e internacionais sobre a proficiência em Letramento. Palavras-chave: Information Literacy Education, Competências e Habilidades, Letramento, Conhecimento Científico.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2006-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/310410.18617/liinc.v2i2.208Liinc em Revista; Vol. 2 No. 2 (2006): Communication and DevelopmentLiinc em Revista; Vol. 2 Núm. 2 (2006): Comunicação e DesenvolvimentoLiinc em Revista; v. 2 n. 2 (2006): Comunicação e Desenvolvimento1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3104/2798Varela Varela, AidaGuimarães, Igorinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:21Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3104Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:22.195Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico |
title |
Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico |
spellingShingle |
Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico Varela Varela, Aida |
title_short |
Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico |
title_full |
Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico |
title_fullStr |
Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico |
title_full_unstemmed |
Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico |
title_sort |
Apreensão e construção do conhecimento científico: descompasso entre necessidades informacionais e pensamento crítico |
author |
Varela Varela, Aida |
author_facet |
Varela Varela, Aida Guimarães, Igor |
author_role |
author |
author2 |
Guimarães, Igor |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela Varela, Aida Guimarães, Igor |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Momento em que se focaliza a relação informação, conhecimento e desenvolvimento, faz-se necessária a discussão a respeito da situação de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, sob a ótica da Information Literacy e da Information Literacy Education, com foco na apreensão e na construção do conhecimento científico no Ensino Superior, numa sociedade cognitiva e tecnológica que desafia o sujeito a incluir-se socialmente e a realizar-se individualmente. Os suportes de análise do tema deste artigo são os estudos e as pesquisas de instituições nacionais e internacionais sobre a proficiência em Letramento. Palavras-chave: Information Literacy Education, Competências e Habilidades, Letramento, Conhecimento Científico. |
description |
Momento em que se focaliza a relação informação, conhecimento e desenvolvimento, faz-se necessária a discussão a respeito da situação de alunos do Ensino Médio e do Ensino Superior, sob a ótica da Information Literacy e da Information Literacy Education, com foco na apreensão e na construção do conhecimento científico no Ensino Superior, numa sociedade cognitiva e tecnológica que desafia o sujeito a incluir-se socialmente e a realizar-se individualmente. Os suportes de análise do tema deste artigo são os estudos e as pesquisas de instituições nacionais e internacionais sobre a proficiência em Letramento. Palavras-chave: Information Literacy Education, Competências e Habilidades, Letramento, Conhecimento Científico. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3104 10.18617/liinc.v2i2.208 |
url |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3104 |
identifier_str_mv |
10.18617/liinc.v2i2.208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3104/2798 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Liinc em Revista; Vol. 2 No. 2 (2006): Communication and Development Liinc em Revista; Vol. 2 Núm. 2 (2006): Comunicação e Desenvolvimento Liinc em Revista; v. 2 n. 2 (2006): Comunicação e Desenvolvimento 1808-3536 reponame:Liinc em Revista instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
reponame_str |
Liinc em Revista |
collection |
Liinc em Revista |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
repository.name.fl_str_mv |
Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1700924324242784256 |