A influência das agendas governamentais na produção multidisciplinar de conhecimento

Bibliographic Details
Main Author: Sobral, Fernanda
Publication Date: 2005
Other Authors: Freitas, Christiana
Format: Article
Language: por
Source: Liinc em Revista
Download full: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3085
Summary: A política científica e tecnológica recente indica a tendência à adoção de um modelo de desenvolvimento científico e tecnológico misto, no qual práticas acadêmicas e políticoinstitucionais tradicionais entrelaçam-se a novas. O modelo misto articula a demanda espontânea e a demanda induzida, a comunidade científica, o governo, setores empresariais e outros interessados no desenvolvimento científico e tecnológico. Esse modelo procura associar a lógica do campo científico, ou seja, as demandas da ciência às demandas econômicas e sociais, permitindo a articulação entre os campos mencionados. Percebe-se, com isso, a fluidez de fronteiras entre disciplinas sem que as diferenças deixem de existir. O artigo apresentado tem como objetivo refletir sobre a política científica e tecnológica em questão, focando mais especificamente no papel das agendas governamentais no estímulo ao desenvolvimento da produção do conhecimento multidisciplinar no Brasil. A análise do Plano Plurianual do Ministério da Ciência e Tecnologia (PPA-MCT) e das diretrizes e estratégias adotadas por algumas agências de fomento à pesquisa do Brasil, como a Capes e o CNPq, revelou estímulo desses programas à expansão e à consolidação da multidisciplinaridade. Concluímos que existem alguns mecanismos institucionais que terminam por estimular, propositadamente ou não, a multidisciplinaridade no processo de produção do conhecimento científico-tecnológico. Palavras-chave: Modelo misto de desenvolvimento científico e tecnológico; multidisciplinaridade; agendas governamentais.
id IBICT-2_80a4a77d04ed0c488b218d915ca69392
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3085
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling A influência das agendas governamentais na produção multidisciplinar de conhecimento A política científica e tecnológica recente indica a tendência à adoção de um modelo de desenvolvimento científico e tecnológico misto, no qual práticas acadêmicas e políticoinstitucionais tradicionais entrelaçam-se a novas. O modelo misto articula a demanda espontânea e a demanda induzida, a comunidade científica, o governo, setores empresariais e outros interessados no desenvolvimento científico e tecnológico. Esse modelo procura associar a lógica do campo científico, ou seja, as demandas da ciência às demandas econômicas e sociais, permitindo a articulação entre os campos mencionados. Percebe-se, com isso, a fluidez de fronteiras entre disciplinas sem que as diferenças deixem de existir. O artigo apresentado tem como objetivo refletir sobre a política científica e tecnológica em questão, focando mais especificamente no papel das agendas governamentais no estímulo ao desenvolvimento da produção do conhecimento multidisciplinar no Brasil. A análise do Plano Plurianual do Ministério da Ciência e Tecnologia (PPA-MCT) e das diretrizes e estratégias adotadas por algumas agências de fomento à pesquisa do Brasil, como a Capes e o CNPq, revelou estímulo desses programas à expansão e à consolidação da multidisciplinaridade. Concluímos que existem alguns mecanismos institucionais que terminam por estimular, propositadamente ou não, a multidisciplinaridade no processo de produção do conhecimento científico-tecnológico. Palavras-chave: Modelo misto de desenvolvimento científico e tecnológico; multidisciplinaridade; agendas governamentais.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2005-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/308510.18617/liinc.v1i1.189Liinc em Revista; Vol. 1 No. 1 (2005): New Roads of InterdisciplinarityLiinc em Revista; Vol. 1 Núm. 1 (2005): Novos Rumos da InterdisciplinaridadeLiinc em Revista; v. 1 n. 1 (2005): Novos Rumos da Interdisciplinaridade1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3085/2781Sobral, FernandaFreitas, Christianainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:21Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3085Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:21.832Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência das agendas governamentais na produção multidisciplinar de conhecimento
title A influência das agendas governamentais na produção multidisciplinar de conhecimento
spellingShingle A influência das agendas governamentais na produção multidisciplinar de conhecimento
Sobral, Fernanda
title_short A influência das agendas governamentais na produção multidisciplinar de conhecimento
title_full A influência das agendas governamentais na produção multidisciplinar de conhecimento
title_fullStr A influência das agendas governamentais na produção multidisciplinar de conhecimento
title_full_unstemmed A influência das agendas governamentais na produção multidisciplinar de conhecimento
title_sort A influência das agendas governamentais na produção multidisciplinar de conhecimento
author Sobral, Fernanda
author_facet Sobral, Fernanda
Freitas, Christiana
author_role author
author2 Freitas, Christiana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral, Fernanda
Freitas, Christiana
dc.description.none.fl_txt_mv A política científica e tecnológica recente indica a tendência à adoção de um modelo de desenvolvimento científico e tecnológico misto, no qual práticas acadêmicas e políticoinstitucionais tradicionais entrelaçam-se a novas. O modelo misto articula a demanda espontânea e a demanda induzida, a comunidade científica, o governo, setores empresariais e outros interessados no desenvolvimento científico e tecnológico. Esse modelo procura associar a lógica do campo científico, ou seja, as demandas da ciência às demandas econômicas e sociais, permitindo a articulação entre os campos mencionados. Percebe-se, com isso, a fluidez de fronteiras entre disciplinas sem que as diferenças deixem de existir. O artigo apresentado tem como objetivo refletir sobre a política científica e tecnológica em questão, focando mais especificamente no papel das agendas governamentais no estímulo ao desenvolvimento da produção do conhecimento multidisciplinar no Brasil. A análise do Plano Plurianual do Ministério da Ciência e Tecnologia (PPA-MCT) e das diretrizes e estratégias adotadas por algumas agências de fomento à pesquisa do Brasil, como a Capes e o CNPq, revelou estímulo desses programas à expansão e à consolidação da multidisciplinaridade. Concluímos que existem alguns mecanismos institucionais que terminam por estimular, propositadamente ou não, a multidisciplinaridade no processo de produção do conhecimento científico-tecnológico. Palavras-chave: Modelo misto de desenvolvimento científico e tecnológico; multidisciplinaridade; agendas governamentais.
description A política científica e tecnológica recente indica a tendência à adoção de um modelo de desenvolvimento científico e tecnológico misto, no qual práticas acadêmicas e políticoinstitucionais tradicionais entrelaçam-se a novas. O modelo misto articula a demanda espontânea e a demanda induzida, a comunidade científica, o governo, setores empresariais e outros interessados no desenvolvimento científico e tecnológico. Esse modelo procura associar a lógica do campo científico, ou seja, as demandas da ciência às demandas econômicas e sociais, permitindo a articulação entre os campos mencionados. Percebe-se, com isso, a fluidez de fronteiras entre disciplinas sem que as diferenças deixem de existir. O artigo apresentado tem como objetivo refletir sobre a política científica e tecnológica em questão, focando mais especificamente no papel das agendas governamentais no estímulo ao desenvolvimento da produção do conhecimento multidisciplinar no Brasil. A análise do Plano Plurianual do Ministério da Ciência e Tecnologia (PPA-MCT) e das diretrizes e estratégias adotadas por algumas agências de fomento à pesquisa do Brasil, como a Capes e o CNPq, revelou estímulo desses programas à expansão e à consolidação da multidisciplinaridade. Concluímos que existem alguns mecanismos institucionais que terminam por estimular, propositadamente ou não, a multidisciplinaridade no processo de produção do conhecimento científico-tecnológico. Palavras-chave: Modelo misto de desenvolvimento científico e tecnológico; multidisciplinaridade; agendas governamentais.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3085
10.18617/liinc.v1i1.189
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3085
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v1i1.189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3085/2781
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 1 No. 1 (2005): New Roads of Interdisciplinarity
Liinc em Revista; Vol. 1 Núm. 1 (2005): Novos Rumos da Interdisciplinaridade
Liinc em Revista; v. 1 n. 1 (2005): Novos Rumos da Interdisciplinaridade
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1700924324100177920