Informação de diagnóstico, democracia e inclusão digital | Diagnosis analysis, democracy and digital inclusion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rothberg, Danilo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3184
Resumo: Resumo Do ponto de vista da inclusão informacional e cognitiva, a informação deve apresentar certas características para servir ao aprofundamento democrático. O ambiente informacional de uma democracia precisa confrontar sistemas de crenças dogmáticos e dar suporte a análises de diagnóstico de compensações entre os efeitos de políticas públicas, que devem ser enquadradas nos aspectos de benefícios esperados e contrapartidas necessárias, com dados sobre antecedentes, alternativas, desafios, demandas, limites, possíveis desdobramentos, prazos e custos de implementação etc. Há evidências empíricas de que a internet pode ser um suporte eficiente para a expressão de quadros de informação de diagnóstico, conforme discute este artigo. Palavras-chave democracia; inclusão; informação de diagnóstico; internet; aprendizado. Abstract From the point of view of the cognitive and informational inclusion, information should have some present certain characteristics in order to serve the deepening of democracy. The informational environment of a democracy should confront dogmatic belief systems and support diagnosis analysis of tradeoffs among effects of public policies, which should be framed in their aspects of expected benefits and necessary complements, with data on antecedents, alternatives, challenges, demands, limits, possible consequences, time of delivery, implementation costs etc. There is empirical evidence to support the notion that the internet can be an efficient means for the expression of frames of information for.Keywords democracy; inclusion; information for diagnosis analysis; internet; learning.
id IBICT-2_90305ab70fe4d05c4097037c05d5d84e
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3184
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Informação de diagnóstico, democracia e inclusão digital | Diagnosis analysis, democracy and digital inclusiondemocraciainclusãoinformação de diagnósticointernetaprendizado | democracyinclusioninformation for diagnosis analysislearning Resumo Do ponto de vista da inclusão informacional e cognitiva, a informação deve apresentar certas características para servir ao aprofundamento democrático. O ambiente informacional de uma democracia precisa confrontar sistemas de crenças dogmáticos e dar suporte a análises de diagnóstico de compensações entre os efeitos de políticas públicas, que devem ser enquadradas nos aspectos de benefícios esperados e contrapartidas necessárias, com dados sobre antecedentes, alternativas, desafios, demandas, limites, possíveis desdobramentos, prazos e custos de implementação etc. Há evidências empíricas de que a internet pode ser um suporte eficiente para a expressão de quadros de informação de diagnóstico, conforme discute este artigo. Palavras-chave democracia; inclusão; informação de diagnóstico; internet; aprendizado. Abstract From the point of view of the cognitive and informational inclusion, information should have some present certain characteristics in order to serve the deepening of democracy. The informational environment of a democracy should confront dogmatic belief systems and support diagnosis analysis of tradeoffs among effects of public policies, which should be framed in their aspects of expected benefits and necessary complements, with data on antecedents, alternatives, challenges, demands, limits, possible consequences, time of delivery, implementation costs etc. There is empirical evidence to support the notion that the internet can be an efficient means for the expression of frames of information for.Keywords democracy; inclusion; information for diagnosis analysis; internet; learning.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2009-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/318410.18617/liinc.v5i1.292Liinc em Revista; Vol. 5 No. 1 (2009): Digital Inclusion: for What and for Whom?Liinc em Revista; Vol. 5 Núm. 1 (2009): Inclusão digital: para quê e para quem?Liinc em Revista; v. 5 n. 1 (2009): Inclusão digital: para quê e para quem?1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3184/2846Rothberg, Daniloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:21Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3184Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:23.312Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Informação de diagnóstico, democracia e inclusão digital | Diagnosis analysis, democracy and digital inclusion
title Informação de diagnóstico, democracia e inclusão digital | Diagnosis analysis, democracy and digital inclusion
spellingShingle Informação de diagnóstico, democracia e inclusão digital | Diagnosis analysis, democracy and digital inclusion
Rothberg, Danilo
democracia
inclusão
informação de diagnóstico
internet
aprendizado | democracy
inclusion
information for diagnosis analysis
learning
title_short Informação de diagnóstico, democracia e inclusão digital | Diagnosis analysis, democracy and digital inclusion
title_full Informação de diagnóstico, democracia e inclusão digital | Diagnosis analysis, democracy and digital inclusion
title_fullStr Informação de diagnóstico, democracia e inclusão digital | Diagnosis analysis, democracy and digital inclusion
title_full_unstemmed Informação de diagnóstico, democracia e inclusão digital | Diagnosis analysis, democracy and digital inclusion
title_sort Informação de diagnóstico, democracia e inclusão digital | Diagnosis analysis, democracy and digital inclusion
author Rothberg, Danilo
author_facet Rothberg, Danilo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rothberg, Danilo
dc.subject.por.fl_str_mv democracia
inclusão
informação de diagnóstico
internet
aprendizado | democracy
inclusion
information for diagnosis analysis
learning
topic democracia
inclusão
informação de diagnóstico
internet
aprendizado | democracy
inclusion
information for diagnosis analysis
learning
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo Do ponto de vista da inclusão informacional e cognitiva, a informação deve apresentar certas características para servir ao aprofundamento democrático. O ambiente informacional de uma democracia precisa confrontar sistemas de crenças dogmáticos e dar suporte a análises de diagnóstico de compensações entre os efeitos de políticas públicas, que devem ser enquadradas nos aspectos de benefícios esperados e contrapartidas necessárias, com dados sobre antecedentes, alternativas, desafios, demandas, limites, possíveis desdobramentos, prazos e custos de implementação etc. Há evidências empíricas de que a internet pode ser um suporte eficiente para a expressão de quadros de informação de diagnóstico, conforme discute este artigo. Palavras-chave democracia; inclusão; informação de diagnóstico; internet; aprendizado. Abstract From the point of view of the cognitive and informational inclusion, information should have some present certain characteristics in order to serve the deepening of democracy. The informational environment of a democracy should confront dogmatic belief systems and support diagnosis analysis of tradeoffs among effects of public policies, which should be framed in their aspects of expected benefits and necessary complements, with data on antecedents, alternatives, challenges, demands, limits, possible consequences, time of delivery, implementation costs etc. There is empirical evidence to support the notion that the internet can be an efficient means for the expression of frames of information for.Keywords democracy; inclusion; information for diagnosis analysis; internet; learning.
description Resumo Do ponto de vista da inclusão informacional e cognitiva, a informação deve apresentar certas características para servir ao aprofundamento democrático. O ambiente informacional de uma democracia precisa confrontar sistemas de crenças dogmáticos e dar suporte a análises de diagnóstico de compensações entre os efeitos de políticas públicas, que devem ser enquadradas nos aspectos de benefícios esperados e contrapartidas necessárias, com dados sobre antecedentes, alternativas, desafios, demandas, limites, possíveis desdobramentos, prazos e custos de implementação etc. Há evidências empíricas de que a internet pode ser um suporte eficiente para a expressão de quadros de informação de diagnóstico, conforme discute este artigo. Palavras-chave democracia; inclusão; informação de diagnóstico; internet; aprendizado. Abstract From the point of view of the cognitive and informational inclusion, information should have some present certain characteristics in order to serve the deepening of democracy. The informational environment of a democracy should confront dogmatic belief systems and support diagnosis analysis of tradeoffs among effects of public policies, which should be framed in their aspects of expected benefits and necessary complements, with data on antecedents, alternatives, challenges, demands, limits, possible consequences, time of delivery, implementation costs etc. There is empirical evidence to support the notion that the internet can be an efficient means for the expression of frames of information for.Keywords democracy; inclusion; information for diagnosis analysis; internet; learning.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3184
10.18617/liinc.v5i1.292
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3184
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v5i1.292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3184/2846
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 5 No. 1 (2009): Digital Inclusion: for What and for Whom?
Liinc em Revista; Vol. 5 Núm. 1 (2009): Inclusão digital: para quê e para quem?
Liinc em Revista; v. 5 n. 1 (2009): Inclusão digital: para quê e para quem?
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv democracia
inclusão
informação de diagnóstico
internet
aprendizado | democracy
inclusion
information for diagnosis analysis
learning
_version_ 1700924324342398976