A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca Rodrigues, Mara Elaine
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3296
Resumo: Resumo A presente pesquisa tem como desafio apresentar aos docentes envolvidos no processo educativo-formativo do profissional da informação caminhos alternativos para a formação desse profissional. Apoiada no referencial teórico do paradigma científico emergente propõe-se a investigar as experiências inovadoras adotadas no processo de formação dos profissionais da informação, tendo o ensino com pesquisa como principal indicador para caracterizar essas inovações. Para tanto, utiliza uma abordagem de predominância qualitativa o que possibilita análises mais detalhadas e significativas. Os resultados alcançados evidenciam que os professores, de maneira geral, demonstram preocupação em vincular e articular ensino e pesquisa, reconhecendo a pesquisa como a grande geradora da construção do conhecimento. Pelos depoimentos colhidos pode-se dizer que os professores favorecem a articulação do ensino com a pesquisa, fazem referências às pesquisas que realizam e se utilizam de seus resultados na sua metodologia de ensino.  No entanto, todo esse movimento não chega a representar uma ruptura paradigmática no processo de ensino-aprendizagem nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Palavras-chave formação profissional e inovação; profissional da informação; articulação ensino-pesquisaAbstract This research faces the challenge of presenting to teachers involved in education-training of information professionals alternative paths for the formation of this professional. Building on the theoretical framework of the emerging scientific paradigm it proposes to investigate the innovative projects adopted in the process of training of information professionals, and teaching with research as the main indicator to characterize such innovations. We also use a predominantly qualitative approach which enables more detailed and meaningful analysis. The results obtained show that teachers in general show concern and interest in linking teaching and research, recognizing research as a major generator of knowledge construction. Testimonies reveal that teachers favor the articulation of education through research, make references to the research they perform and their results are used in their teaching methodology. However, all this movement is not enough to represent a paradigmatic rupture in the process of teaching and learning in the areas of Library and Information Science.Keywords vocational training and innovation; information professionals; linking teaching and research
id IBICT-2_b551222f5dcc1bad6df4d5b1c89ada5b
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3296
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionalsformação profissional e inovaçãoprofissional da informaçãoarticulação ensino-pesquisavocational training and innovationinformation professionalslinking teaching and researchResumo A presente pesquisa tem como desafio apresentar aos docentes envolvidos no processo educativo-formativo do profissional da informação caminhos alternativos para a formação desse profissional. Apoiada no referencial teórico do paradigma científico emergente propõe-se a investigar as experiências inovadoras adotadas no processo de formação dos profissionais da informação, tendo o ensino com pesquisa como principal indicador para caracterizar essas inovações. Para tanto, utiliza uma abordagem de predominância qualitativa o que possibilita análises mais detalhadas e significativas. Os resultados alcançados evidenciam que os professores, de maneira geral, demonstram preocupação em vincular e articular ensino e pesquisa, reconhecendo a pesquisa como a grande geradora da construção do conhecimento. Pelos depoimentos colhidos pode-se dizer que os professores favorecem a articulação do ensino com a pesquisa, fazem referências às pesquisas que realizam e se utilizam de seus resultados na sua metodologia de ensino.  No entanto, todo esse movimento não chega a representar uma ruptura paradigmática no processo de ensino-aprendizagem nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Palavras-chave formação profissional e inovação; profissional da informação; articulação ensino-pesquisaAbstract This research faces the challenge of presenting to teachers involved in education-training of information professionals alternative paths for the formation of this professional. Building on the theoretical framework of the emerging scientific paradigm it proposes to investigate the innovative projects adopted in the process of training of information professionals, and teaching with research as the main indicator to characterize such innovations. We also use a predominantly qualitative approach which enables more detailed and meaningful analysis. The results obtained show that teachers in general show concern and interest in linking teaching and research, recognizing research as a major generator of knowledge construction. Testimonies reveal that teachers favor the articulation of education through research, make references to the research they perform and their results are used in their teaching methodology. However, all this movement is not enough to represent a paradigmatic rupture in the process of teaching and learning in the areas of Library and Information Science.Keywords vocational training and innovation; information professionals; linking teaching and researchInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2011-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/329610.18617/liinc.v7i1.410Liinc em Revista; Vol. 7 No. 1 (2011): XI Enancib: Information Science on FocusLiinc em Revista; Vol. 7 Núm. 1 (2011): XI Enancib: Ciência da Informação em focoLiinc em Revista; v. 7 n. 1 (2011): XI Enancib: Ciência da Informação em foco1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3296/2912Fonseca Rodrigues, Mara Elaineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:46Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3296Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:48.031Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals
title A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals
spellingShingle A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals
Fonseca Rodrigues, Mara Elaine
formação profissional e inovação
profissional da informação
articulação ensino-pesquisa
vocational training and innovation
information professionals
linking teaching and research
title_short A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals
title_full A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals
title_fullStr A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals
title_full_unstemmed A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals
title_sort A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals
author Fonseca Rodrigues, Mara Elaine
author_facet Fonseca Rodrigues, Mara Elaine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca Rodrigues, Mara Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv formação profissional e inovação
profissional da informação
articulação ensino-pesquisa
vocational training and innovation
information professionals
linking teaching and research
topic formação profissional e inovação
profissional da informação
articulação ensino-pesquisa
vocational training and innovation
information professionals
linking teaching and research
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo A presente pesquisa tem como desafio apresentar aos docentes envolvidos no processo educativo-formativo do profissional da informação caminhos alternativos para a formação desse profissional. Apoiada no referencial teórico do paradigma científico emergente propõe-se a investigar as experiências inovadoras adotadas no processo de formação dos profissionais da informação, tendo o ensino com pesquisa como principal indicador para caracterizar essas inovações. Para tanto, utiliza uma abordagem de predominância qualitativa o que possibilita análises mais detalhadas e significativas. Os resultados alcançados evidenciam que os professores, de maneira geral, demonstram preocupação em vincular e articular ensino e pesquisa, reconhecendo a pesquisa como a grande geradora da construção do conhecimento. Pelos depoimentos colhidos pode-se dizer que os professores favorecem a articulação do ensino com a pesquisa, fazem referências às pesquisas que realizam e se utilizam de seus resultados na sua metodologia de ensino.  No entanto, todo esse movimento não chega a representar uma ruptura paradigmática no processo de ensino-aprendizagem nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Palavras-chave formação profissional e inovação; profissional da informação; articulação ensino-pesquisaAbstract This research faces the challenge of presenting to teachers involved in education-training of information professionals alternative paths for the formation of this professional. Building on the theoretical framework of the emerging scientific paradigm it proposes to investigate the innovative projects adopted in the process of training of information professionals, and teaching with research as the main indicator to characterize such innovations. We also use a predominantly qualitative approach which enables more detailed and meaningful analysis. The results obtained show that teachers in general show concern and interest in linking teaching and research, recognizing research as a major generator of knowledge construction. Testimonies reveal that teachers favor the articulation of education through research, make references to the research they perform and their results are used in their teaching methodology. However, all this movement is not enough to represent a paradigmatic rupture in the process of teaching and learning in the areas of Library and Information Science.Keywords vocational training and innovation; information professionals; linking teaching and research
description Resumo A presente pesquisa tem como desafio apresentar aos docentes envolvidos no processo educativo-formativo do profissional da informação caminhos alternativos para a formação desse profissional. Apoiada no referencial teórico do paradigma científico emergente propõe-se a investigar as experiências inovadoras adotadas no processo de formação dos profissionais da informação, tendo o ensino com pesquisa como principal indicador para caracterizar essas inovações. Para tanto, utiliza uma abordagem de predominância qualitativa o que possibilita análises mais detalhadas e significativas. Os resultados alcançados evidenciam que os professores, de maneira geral, demonstram preocupação em vincular e articular ensino e pesquisa, reconhecendo a pesquisa como a grande geradora da construção do conhecimento. Pelos depoimentos colhidos pode-se dizer que os professores favorecem a articulação do ensino com a pesquisa, fazem referências às pesquisas que realizam e se utilizam de seus resultados na sua metodologia de ensino.  No entanto, todo esse movimento não chega a representar uma ruptura paradigmática no processo de ensino-aprendizagem nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Palavras-chave formação profissional e inovação; profissional da informação; articulação ensino-pesquisaAbstract This research faces the challenge of presenting to teachers involved in education-training of information professionals alternative paths for the formation of this professional. Building on the theoretical framework of the emerging scientific paradigm it proposes to investigate the innovative projects adopted in the process of training of information professionals, and teaching with research as the main indicator to characterize such innovations. We also use a predominantly qualitative approach which enables more detailed and meaningful analysis. The results obtained show that teachers in general show concern and interest in linking teaching and research, recognizing research as a major generator of knowledge construction. Testimonies reveal that teachers favor the articulation of education through research, make references to the research they perform and their results are used in their teaching methodology. However, all this movement is not enough to represent a paradigmatic rupture in the process of teaching and learning in the areas of Library and Information Science.Keywords vocational training and innovation; information professionals; linking teaching and research
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3296
10.18617/liinc.v7i1.410
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3296
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v7i1.410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3296/2912
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 7 No. 1 (2011): XI Enancib: Information Science on Focus
Liinc em Revista; Vol. 7 Núm. 1 (2011): XI Enancib: Ciência da Informação em foco
Liinc em Revista; v. 7 n. 1 (2011): XI Enancib: Ciência da Informação em foco
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv formação profissional e inovação
profissional da informação
articulação ensino-pesquisa
vocational training and innovation
information professionals
linking teaching and research
_version_ 1700924324782800896