A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Liinc em Revista |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3296 |
Resumo: | Resumo A presente pesquisa tem como desafio apresentar aos docentes envolvidos no processo educativo-formativo do profissional da informação caminhos alternativos para a formação desse profissional. Apoiada no referencial teórico do paradigma científico emergente propõe-se a investigar as experiências inovadoras adotadas no processo de formação dos profissionais da informação, tendo o ensino com pesquisa como principal indicador para caracterizar essas inovações. Para tanto, utiliza uma abordagem de predominância qualitativa o que possibilita análises mais detalhadas e significativas. Os resultados alcançados evidenciam que os professores, de maneira geral, demonstram preocupação em vincular e articular ensino e pesquisa, reconhecendo a pesquisa como a grande geradora da construção do conhecimento. Pelos depoimentos colhidos pode-se dizer que os professores favorecem a articulação do ensino com a pesquisa, fazem referências às pesquisas que realizam e se utilizam de seus resultados na sua metodologia de ensino. No entanto, todo esse movimento não chega a representar uma ruptura paradigmática no processo de ensino-aprendizagem nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Palavras-chave formação profissional e inovação; profissional da informação; articulação ensino-pesquisaAbstract This research faces the challenge of presenting to teachers involved in education-training of information professionals alternative paths for the formation of this professional. Building on the theoretical framework of the emerging scientific paradigm it proposes to investigate the innovative projects adopted in the process of training of information professionals, and teaching with research as the main indicator to characterize such innovations. We also use a predominantly qualitative approach which enables more detailed and meaningful analysis. The results obtained show that teachers in general show concern and interest in linking teaching and research, recognizing research as a major generator of knowledge construction. Testimonies reveal that teachers favor the articulation of education through research, make references to the research they perform and their results are used in their teaching methodology. However, all this movement is not enough to represent a paradigmatic rupture in the process of teaching and learning in the areas of Library and Information Science.Keywords vocational training and innovation; information professionals; linking teaching and research |
id |
IBICT-2_b551222f5dcc1bad6df4d5b1c89ada5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ibict.br:article/3296 |
network_acronym_str |
IBICT-2 |
network_name_str |
Liinc em Revista |
spelling |
A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionalsformação profissional e inovaçãoprofissional da informaçãoarticulação ensino-pesquisavocational training and innovationinformation professionalslinking teaching and researchResumo A presente pesquisa tem como desafio apresentar aos docentes envolvidos no processo educativo-formativo do profissional da informação caminhos alternativos para a formação desse profissional. Apoiada no referencial teórico do paradigma científico emergente propõe-se a investigar as experiências inovadoras adotadas no processo de formação dos profissionais da informação, tendo o ensino com pesquisa como principal indicador para caracterizar essas inovações. Para tanto, utiliza uma abordagem de predominância qualitativa o que possibilita análises mais detalhadas e significativas. Os resultados alcançados evidenciam que os professores, de maneira geral, demonstram preocupação em vincular e articular ensino e pesquisa, reconhecendo a pesquisa como a grande geradora da construção do conhecimento. Pelos depoimentos colhidos pode-se dizer que os professores favorecem a articulação do ensino com a pesquisa, fazem referências às pesquisas que realizam e se utilizam de seus resultados na sua metodologia de ensino. No entanto, todo esse movimento não chega a representar uma ruptura paradigmática no processo de ensino-aprendizagem nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Palavras-chave formação profissional e inovação; profissional da informação; articulação ensino-pesquisaAbstract This research faces the challenge of presenting to teachers involved in education-training of information professionals alternative paths for the formation of this professional. Building on the theoretical framework of the emerging scientific paradigm it proposes to investigate the innovative projects adopted in the process of training of information professionals, and teaching with research as the main indicator to characterize such innovations. We also use a predominantly qualitative approach which enables more detailed and meaningful analysis. The results obtained show that teachers in general show concern and interest in linking teaching and research, recognizing research as a major generator of knowledge construction. Testimonies reveal that teachers favor the articulation of education through research, make references to the research they perform and their results are used in their teaching methodology. However, all this movement is not enough to represent a paradigmatic rupture in the process of teaching and learning in the areas of Library and Information Science.Keywords vocational training and innovation; information professionals; linking teaching and researchInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2011-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/329610.18617/liinc.v7i1.410Liinc em Revista; Vol. 7 No. 1 (2011): XI Enancib: Information Science on FocusLiinc em Revista; Vol. 7 Núm. 1 (2011): XI Enancib: Ciência da Informação em focoLiinc em Revista; v. 7 n. 1 (2011): XI Enancib: Ciência da Informação em foco1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3296/2912Fonseca Rodrigues, Mara Elaineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:46Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3296Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:48.031Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals |
title |
A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals |
spellingShingle |
A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals Fonseca Rodrigues, Mara Elaine formação profissional e inovação profissional da informação articulação ensino-pesquisa vocational training and innovation information professionals linking teaching and research |
title_short |
A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals |
title_full |
A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals |
title_fullStr |
A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals |
title_full_unstemmed |
A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals |
title_sort |
A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação | Joint research and teaching as an indicator of innovation in education of information professionals |
author |
Fonseca Rodrigues, Mara Elaine |
author_facet |
Fonseca Rodrigues, Mara Elaine |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca Rodrigues, Mara Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação profissional e inovação profissional da informação articulação ensino-pesquisa vocational training and innovation information professionals linking teaching and research |
topic |
formação profissional e inovação profissional da informação articulação ensino-pesquisa vocational training and innovation information professionals linking teaching and research |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo A presente pesquisa tem como desafio apresentar aos docentes envolvidos no processo educativo-formativo do profissional da informação caminhos alternativos para a formação desse profissional. Apoiada no referencial teórico do paradigma científico emergente propõe-se a investigar as experiências inovadoras adotadas no processo de formação dos profissionais da informação, tendo o ensino com pesquisa como principal indicador para caracterizar essas inovações. Para tanto, utiliza uma abordagem de predominância qualitativa o que possibilita análises mais detalhadas e significativas. Os resultados alcançados evidenciam que os professores, de maneira geral, demonstram preocupação em vincular e articular ensino e pesquisa, reconhecendo a pesquisa como a grande geradora da construção do conhecimento. Pelos depoimentos colhidos pode-se dizer que os professores favorecem a articulação do ensino com a pesquisa, fazem referências às pesquisas que realizam e se utilizam de seus resultados na sua metodologia de ensino. No entanto, todo esse movimento não chega a representar uma ruptura paradigmática no processo de ensino-aprendizagem nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Palavras-chave formação profissional e inovação; profissional da informação; articulação ensino-pesquisaAbstract This research faces the challenge of presenting to teachers involved in education-training of information professionals alternative paths for the formation of this professional. Building on the theoretical framework of the emerging scientific paradigm it proposes to investigate the innovative projects adopted in the process of training of information professionals, and teaching with research as the main indicator to characterize such innovations. We also use a predominantly qualitative approach which enables more detailed and meaningful analysis. The results obtained show that teachers in general show concern and interest in linking teaching and research, recognizing research as a major generator of knowledge construction. Testimonies reveal that teachers favor the articulation of education through research, make references to the research they perform and their results are used in their teaching methodology. However, all this movement is not enough to represent a paradigmatic rupture in the process of teaching and learning in the areas of Library and Information Science.Keywords vocational training and innovation; information professionals; linking teaching and research |
description |
Resumo A presente pesquisa tem como desafio apresentar aos docentes envolvidos no processo educativo-formativo do profissional da informação caminhos alternativos para a formação desse profissional. Apoiada no referencial teórico do paradigma científico emergente propõe-se a investigar as experiências inovadoras adotadas no processo de formação dos profissionais da informação, tendo o ensino com pesquisa como principal indicador para caracterizar essas inovações. Para tanto, utiliza uma abordagem de predominância qualitativa o que possibilita análises mais detalhadas e significativas. Os resultados alcançados evidenciam que os professores, de maneira geral, demonstram preocupação em vincular e articular ensino e pesquisa, reconhecendo a pesquisa como a grande geradora da construção do conhecimento. Pelos depoimentos colhidos pode-se dizer que os professores favorecem a articulação do ensino com a pesquisa, fazem referências às pesquisas que realizam e se utilizam de seus resultados na sua metodologia de ensino. No entanto, todo esse movimento não chega a representar uma ruptura paradigmática no processo de ensino-aprendizagem nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Palavras-chave formação profissional e inovação; profissional da informação; articulação ensino-pesquisaAbstract This research faces the challenge of presenting to teachers involved in education-training of information professionals alternative paths for the formation of this professional. Building on the theoretical framework of the emerging scientific paradigm it proposes to investigate the innovative projects adopted in the process of training of information professionals, and teaching with research as the main indicator to characterize such innovations. We also use a predominantly qualitative approach which enables more detailed and meaningful analysis. The results obtained show that teachers in general show concern and interest in linking teaching and research, recognizing research as a major generator of knowledge construction. Testimonies reveal that teachers favor the articulation of education through research, make references to the research they perform and their results are used in their teaching methodology. However, all this movement is not enough to represent a paradigmatic rupture in the process of teaching and learning in the areas of Library and Information Science.Keywords vocational training and innovation; information professionals; linking teaching and research |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3296 10.18617/liinc.v7i1.410 |
url |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3296 |
identifier_str_mv |
10.18617/liinc.v7i1.410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3296/2912 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Liinc em Revista; Vol. 7 No. 1 (2011): XI Enancib: Information Science on Focus Liinc em Revista; Vol. 7 Núm. 1 (2011): XI Enancib: Ciência da Informação em foco Liinc em Revista; v. 7 n. 1 (2011): XI Enancib: Ciência da Informação em foco 1808-3536 reponame:Liinc em Revista instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
reponame_str |
Liinc em Revista |
collection |
Liinc em Revista |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
repository.name.fl_str_mv |
Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
formação profissional e inovação profissional da informação articulação ensino-pesquisa vocational training and innovation information professionals linking teaching and research |
_version_ |
1700924324782800896 |