Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Daniela Alves de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3350
Resumo: Resumo O presente artigo apresenta resultados de um diagnóstico das implicações das políticas públicas de inclusão digital nas escolas de ensino médio da microrregião de Viçosa. Analisamos a amplitude e os efeitos destas políticas para os jovens da referida região, explorando qualitativamente a dimensão da inclusão, especialmente através da análise dos usos da tecnologia por parte dos jovens considerados incluídos. Constatamos que a inserção dos jovens em políticas de inclusão digital através da escola é limitada e a internet tem sido usada pelos jovens entrevistados predominantemente como espaço de sociabilidade e de pesquisas escolares. O acesso à internet apresenta inúmeras desigualdades.Palavras-chave inclusão digital, internet, rede sociotécnica, jovens, políticas públicasAbstract This article presents results from the diagnosis of the implications of public policies for digital inclusion in secondary schools of the micro-region of Viçosa, Minas Gerais, Brazil. The amplitude and effect of these policies for the youngsters of this region were analyzed, exploring qualitatively the dimensions of the inclusion, especially through the analysis of the uses of technology by the teenagers considered. It could be verified that the insertion of these youngsters in digital inclusion policies at school is limited, and that the Internet has been used by the juveniles interviewed predominantly as a space for sociability and school research. Access to the Internet represents innumerable inequalities.Keywords digital inclusion, internet, socio-technical web, youngsters, public policies
id IBICT-2_cb51b636ad4f01b0be5c965a9a0b63ad
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3350
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensionsinclusão digitalinternetrede sociotécnicajovenspolíticas públicasResumo O presente artigo apresenta resultados de um diagnóstico das implicações das políticas públicas de inclusão digital nas escolas de ensino médio da microrregião de Viçosa. Analisamos a amplitude e os efeitos destas políticas para os jovens da referida região, explorando qualitativamente a dimensão da inclusão, especialmente através da análise dos usos da tecnologia por parte dos jovens considerados incluídos. Constatamos que a inserção dos jovens em políticas de inclusão digital através da escola é limitada e a internet tem sido usada pelos jovens entrevistados predominantemente como espaço de sociabilidade e de pesquisas escolares. O acesso à internet apresenta inúmeras desigualdades.Palavras-chave inclusão digital, internet, rede sociotécnica, jovens, políticas públicasAbstract This article presents results from the diagnosis of the implications of public policies for digital inclusion in secondary schools of the micro-region of Viçosa, Minas Gerais, Brazil. The amplitude and effect of these policies for the youngsters of this region were analyzed, exploring qualitatively the dimensions of the inclusion, especially through the analysis of the uses of technology by the teenagers considered. It could be verified that the insertion of these youngsters in digital inclusion policies at school is limited, and that the Internet has been used by the juveniles interviewed predominantly as a space for sociability and school research. Access to the Internet represents innumerable inequalities.Keywords digital inclusion, internet, socio-technical web, youngsters, public policiesInstituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2012-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/335010.18617/liinc.v8i1.470Liinc em Revista; Vol. 8 No. 1 (2012): Science, Technology, and Social InnovationLiinc em Revista; Vol. 8 Núm. 1 (2012): Ciência, tecnologia e inovação socialLiinc em Revista; v. 8 n. 1 (2012): Ciência, tecnologia e inovação social1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3350/2956Alves, Daniela Alves deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:47Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3350Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:49.06Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions
title Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions
spellingShingle Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions
Alves, Daniela Alves de
inclusão digital
internet
rede sociotécnica
jovens
políticas públicas
title_short Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions
title_full Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions
title_fullStr Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions
title_full_unstemmed Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions
title_sort Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions
author Alves, Daniela Alves de
author_facet Alves, Daniela Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Daniela Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão digital
internet
rede sociotécnica
jovens
políticas públicas
topic inclusão digital
internet
rede sociotécnica
jovens
políticas públicas
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo O presente artigo apresenta resultados de um diagnóstico das implicações das políticas públicas de inclusão digital nas escolas de ensino médio da microrregião de Viçosa. Analisamos a amplitude e os efeitos destas políticas para os jovens da referida região, explorando qualitativamente a dimensão da inclusão, especialmente através da análise dos usos da tecnologia por parte dos jovens considerados incluídos. Constatamos que a inserção dos jovens em políticas de inclusão digital através da escola é limitada e a internet tem sido usada pelos jovens entrevistados predominantemente como espaço de sociabilidade e de pesquisas escolares. O acesso à internet apresenta inúmeras desigualdades.Palavras-chave inclusão digital, internet, rede sociotécnica, jovens, políticas públicasAbstract This article presents results from the diagnosis of the implications of public policies for digital inclusion in secondary schools of the micro-region of Viçosa, Minas Gerais, Brazil. The amplitude and effect of these policies for the youngsters of this region were analyzed, exploring qualitatively the dimensions of the inclusion, especially through the analysis of the uses of technology by the teenagers considered. It could be verified that the insertion of these youngsters in digital inclusion policies at school is limited, and that the Internet has been used by the juveniles interviewed predominantly as a space for sociability and school research. Access to the Internet represents innumerable inequalities.Keywords digital inclusion, internet, socio-technical web, youngsters, public policies
description Resumo O presente artigo apresenta resultados de um diagnóstico das implicações das políticas públicas de inclusão digital nas escolas de ensino médio da microrregião de Viçosa. Analisamos a amplitude e os efeitos destas políticas para os jovens da referida região, explorando qualitativamente a dimensão da inclusão, especialmente através da análise dos usos da tecnologia por parte dos jovens considerados incluídos. Constatamos que a inserção dos jovens em políticas de inclusão digital através da escola é limitada e a internet tem sido usada pelos jovens entrevistados predominantemente como espaço de sociabilidade e de pesquisas escolares. O acesso à internet apresenta inúmeras desigualdades.Palavras-chave inclusão digital, internet, rede sociotécnica, jovens, políticas públicasAbstract This article presents results from the diagnosis of the implications of public policies for digital inclusion in secondary schools of the micro-region of Viçosa, Minas Gerais, Brazil. The amplitude and effect of these policies for the youngsters of this region were analyzed, exploring qualitatively the dimensions of the inclusion, especially through the analysis of the uses of technology by the teenagers considered. It could be verified that the insertion of these youngsters in digital inclusion policies at school is limited, and that the Internet has been used by the juveniles interviewed predominantly as a space for sociability and school research. Access to the Internet represents innumerable inequalities.Keywords digital inclusion, internet, socio-technical web, youngsters, public policies
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3350
10.18617/liinc.v8i1.470
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3350
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v8i1.470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3350/2956
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 8 No. 1 (2012): Science, Technology, and Social Innovation
Liinc em Revista; Vol. 8 Núm. 1 (2012): Ciência, tecnologia e inovação social
Liinc em Revista; v. 8 n. 1 (2012): Ciência, tecnologia e inovação social
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv inclusão digital
internet
rede sociotécnica
jovens
políticas públicas
_version_ 1700924324900241408