Informática nos tribunais e a teoria do risco global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fragale, Roberto
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: de Castro Fontainha, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3089
Resumo: O trabalho visa estabelecer uma interface entre as preocupações que envolvem os perigos inerentes à aplicação da informática nos tribunais e a moderna teoria social do risco. Admitindo a informatização dos tribunais brasileiros como um fenômeno do nosso tempo, pretende-se contextualizar o risco como muito mais que uma preocupação transversal, mas como paradigma da contemporaneidade, uma vez adotado o conceito de modernidade reflexiva formulado por Ulrich Beck, onde os laços de confiança e agregação social (notadamente nos sistemas peritos de Anthony Giddens) se liquefazem. Em especial é feita a análise acerca dos riscos globais aos quais nos expomos ao dedicar parte da administração de nossas relações coletivas a recursos computacionais, virtuais (com ênfase em artigo de Josh Van Loon). Palavras-chave: Ciência, técnica e modernidade - Sociedade do Risco Global – Informatização dos Tribunais - Ulrich Beck - Modernidade Reflexiva.
id IBICT-2_d25b6d0192b70ee2efa45c88dc5e399e
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3089
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Informática nos tribunais e a teoria do risco global O trabalho visa estabelecer uma interface entre as preocupações que envolvem os perigos inerentes à aplicação da informática nos tribunais e a moderna teoria social do risco. Admitindo a informatização dos tribunais brasileiros como um fenômeno do nosso tempo, pretende-se contextualizar o risco como muito mais que uma preocupação transversal, mas como paradigma da contemporaneidade, uma vez adotado o conceito de modernidade reflexiva formulado por Ulrich Beck, onde os laços de confiança e agregação social (notadamente nos sistemas peritos de Anthony Giddens) se liquefazem. Em especial é feita a análise acerca dos riscos globais aos quais nos expomos ao dedicar parte da administração de nossas relações coletivas a recursos computacionais, virtuais (com ênfase em artigo de Josh Van Loon). Palavras-chave: Ciência, técnica e modernidade - Sociedade do Risco Global – Informatização dos Tribunais - Ulrich Beck - Modernidade Reflexiva.Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2006-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/308910.18617/liinc.v1i2.193Liinc em Revista; Vol. 1 No. 2 (2005): Challenges of the Information SocietyLiinc em Revista; Vol. 1 Núm. 2 (2005): Desafios da Sociedade da InformaçãoLiinc em Revista; v. 1 n. 2 (2005): Desafios da Sociedade da Informação1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3089/2785Fragale, Robertode Castro Fontainha, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:21Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3089Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:21.992Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Informática nos tribunais e a teoria do risco global
title Informática nos tribunais e a teoria do risco global
spellingShingle Informática nos tribunais e a teoria do risco global
Fragale, Roberto
title_short Informática nos tribunais e a teoria do risco global
title_full Informática nos tribunais e a teoria do risco global
title_fullStr Informática nos tribunais e a teoria do risco global
title_full_unstemmed Informática nos tribunais e a teoria do risco global
title_sort Informática nos tribunais e a teoria do risco global
author Fragale, Roberto
author_facet Fragale, Roberto
de Castro Fontainha, Fernando
author_role author
author2 de Castro Fontainha, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fragale, Roberto
de Castro Fontainha, Fernando
dc.description.none.fl_txt_mv O trabalho visa estabelecer uma interface entre as preocupações que envolvem os perigos inerentes à aplicação da informática nos tribunais e a moderna teoria social do risco. Admitindo a informatização dos tribunais brasileiros como um fenômeno do nosso tempo, pretende-se contextualizar o risco como muito mais que uma preocupação transversal, mas como paradigma da contemporaneidade, uma vez adotado o conceito de modernidade reflexiva formulado por Ulrich Beck, onde os laços de confiança e agregação social (notadamente nos sistemas peritos de Anthony Giddens) se liquefazem. Em especial é feita a análise acerca dos riscos globais aos quais nos expomos ao dedicar parte da administração de nossas relações coletivas a recursos computacionais, virtuais (com ênfase em artigo de Josh Van Loon). Palavras-chave: Ciência, técnica e modernidade - Sociedade do Risco Global – Informatização dos Tribunais - Ulrich Beck - Modernidade Reflexiva.
description O trabalho visa estabelecer uma interface entre as preocupações que envolvem os perigos inerentes à aplicação da informática nos tribunais e a moderna teoria social do risco. Admitindo a informatização dos tribunais brasileiros como um fenômeno do nosso tempo, pretende-se contextualizar o risco como muito mais que uma preocupação transversal, mas como paradigma da contemporaneidade, uma vez adotado o conceito de modernidade reflexiva formulado por Ulrich Beck, onde os laços de confiança e agregação social (notadamente nos sistemas peritos de Anthony Giddens) se liquefazem. Em especial é feita a análise acerca dos riscos globais aos quais nos expomos ao dedicar parte da administração de nossas relações coletivas a recursos computacionais, virtuais (com ênfase em artigo de Josh Van Loon). Palavras-chave: Ciência, técnica e modernidade - Sociedade do Risco Global – Informatização dos Tribunais - Ulrich Beck - Modernidade Reflexiva.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3089
10.18617/liinc.v1i2.193
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3089
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v1i2.193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3089/2785
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 1 No. 2 (2005): Challenges of the Information Society
Liinc em Revista; Vol. 1 Núm. 2 (2005): Desafios da Sociedade da Informação
Liinc em Revista; v. 1 n. 2 (2005): Desafios da Sociedade da Informação
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1700924324105420800