Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Gustavo Grandini
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pacífico, Soraya Maria Romano, Romão, Lucília Maria Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Liinc em Revista
Texto Completo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238
Resumo: Resumo Postulamos que a biblioteca, ao legitimar e instaurar o silêncio em seu espaço impede de proporcionar aos leitores um espaço de possibilidades de construção de sentidos, de fuga e de contestação da ordem em que vivemos. Marcamos que, ainda mais pelo fato de trabalhar muito com alunos é complexo imaginar os mesmos se relacionando bem em um espaço tão sisudo. Ocorre ainda que quem comanda a biblioteca crê no silêncio como a ausência de sentido, ato vazio de qualquer rastro, buscando garantir uma ausência de quebrar uma segurança aparente, censurando o aluno, impedindo-o de enunciar outros sentidos além dos apresentados pelo professor, na sala de aula. Procuramos nesse trabalho, à luz da teoria discursiva, questionar e expor que o silêncio está longe de ser oco de sentidos e significados. Palavras-chave discurso; biblioteca escolar; silêncio; sentido; leitores Abstract We postulated that the library, when legitimating and to establish the silence in your space impedes of providing to the readers a space of possibilities of construction of senses, of escape and of reply of the order in that lived. We marked that, still more for the fact of working a lot with students is complex to imagine the same ones linking well in such a discerning space. It happens although who commands the library has faith in the silence as the sense absence, empty act of any trace, looking for to guarantee an absence of breaking an apparent safety, censuring the student, impeding him/it of enunciating other senses besides introduced them by the teacher, in the class room. We sought in that work, to the light of the discursive theory, to question and to expose that the silence is far away from being hollow of senses and meanings. Keywords discourse; school library; silence; sense; readers
id IBICT-2_e94841123a9de3ec38527371321eea17
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/3238
network_acronym_str IBICT-2
network_name_str Liinc em Revista
spelling Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibitiondiscursobiblioteca escolarsilênciosentidoleitores | discourseschool librarysilencesensereaders Resumo Postulamos que a biblioteca, ao legitimar e instaurar o silêncio em seu espaço impede de proporcionar aos leitores um espaço de possibilidades de construção de sentidos, de fuga e de contestação da ordem em que vivemos. Marcamos que, ainda mais pelo fato de trabalhar muito com alunos é complexo imaginar os mesmos se relacionando bem em um espaço tão sisudo. Ocorre ainda que quem comanda a biblioteca crê no silêncio como a ausência de sentido, ato vazio de qualquer rastro, buscando garantir uma ausência de quebrar uma segurança aparente, censurando o aluno, impedindo-o de enunciar outros sentidos além dos apresentados pelo professor, na sala de aula. Procuramos nesse trabalho, à luz da teoria discursiva, questionar e expor que o silêncio está longe de ser oco de sentidos e significados. Palavras-chave discurso; biblioteca escolar; silêncio; sentido; leitores Abstract We postulated that the library, when legitimating and to establish the silence in your space impedes of providing to the readers a space of possibilities of construction of senses, of escape and of reply of the order in that lived. We marked that, still more for the fact of working a lot with students is complex to imagine the same ones linking well in such a discerning space. It happens although who commands the library has faith in the silence as the sense absence, empty act of any trace, looking for to guarantee an absence of breaking an apparent safety, censuring the student, impeding him/it of enunciating other senses besides introduced them by the teacher, in the class room. We sought in that work, to the light of the discursive theory, to question and to expose that the silence is far away from being hollow of senses and meanings. Keywords discourse; school library; silence; sense; readers Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2011-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa História; Análise de Dadosapplication/pdfimage/pjpegimage/pjpegimage/pjpegimage/pjpeghttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/323810.18617/liinc.v7i2.347Liinc em Revista; Vol. 7 No. 2 (2011): Who Owns Knowledge and Culture?Liinc em Revista; Vol. 7 Núm. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura?Liinc em Revista; v. 7 n. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura?1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/2878http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4734http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4735http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4736http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4737Bastos, Gustavo GrandiniPacífico, Soraya Maria RomanoRomão, Lucília Maria Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:46Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3238Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:47.176Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition
title Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition
spellingShingle Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition
Bastos, Gustavo Grandini
discurso
biblioteca escolar
silêncio
sentido
leitores | discourse
school library
silence
sense
readers
title_short Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition
title_full Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition
title_fullStr Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition
title_full_unstemmed Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition
title_sort Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition
author Bastos, Gustavo Grandini
author_facet Bastos, Gustavo Grandini
Pacífico, Soraya Maria Romano
Romão, Lucília Maria Sousa
author_role author
author2 Pacífico, Soraya Maria Romano
Romão, Lucília Maria Sousa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bastos, Gustavo Grandini
Pacífico, Soraya Maria Romano
Romão, Lucília Maria Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv discurso
biblioteca escolar
silêncio
sentido
leitores | discourse
school library
silence
sense
readers
topic discurso
biblioteca escolar
silêncio
sentido
leitores | discourse
school library
silence
sense
readers
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo Postulamos que a biblioteca, ao legitimar e instaurar o silêncio em seu espaço impede de proporcionar aos leitores um espaço de possibilidades de construção de sentidos, de fuga e de contestação da ordem em que vivemos. Marcamos que, ainda mais pelo fato de trabalhar muito com alunos é complexo imaginar os mesmos se relacionando bem em um espaço tão sisudo. Ocorre ainda que quem comanda a biblioteca crê no silêncio como a ausência de sentido, ato vazio de qualquer rastro, buscando garantir uma ausência de quebrar uma segurança aparente, censurando o aluno, impedindo-o de enunciar outros sentidos além dos apresentados pelo professor, na sala de aula. Procuramos nesse trabalho, à luz da teoria discursiva, questionar e expor que o silêncio está longe de ser oco de sentidos e significados. Palavras-chave discurso; biblioteca escolar; silêncio; sentido; leitores Abstract We postulated that the library, when legitimating and to establish the silence in your space impedes of providing to the readers a space of possibilities of construction of senses, of escape and of reply of the order in that lived. We marked that, still more for the fact of working a lot with students is complex to imagine the same ones linking well in such a discerning space. It happens although who commands the library has faith in the silence as the sense absence, empty act of any trace, looking for to guarantee an absence of breaking an apparent safety, censuring the student, impeding him/it of enunciating other senses besides introduced them by the teacher, in the class room. We sought in that work, to the light of the discursive theory, to question and to expose that the silence is far away from being hollow of senses and meanings. Keywords discourse; school library; silence; sense; readers
description Resumo Postulamos que a biblioteca, ao legitimar e instaurar o silêncio em seu espaço impede de proporcionar aos leitores um espaço de possibilidades de construção de sentidos, de fuga e de contestação da ordem em que vivemos. Marcamos que, ainda mais pelo fato de trabalhar muito com alunos é complexo imaginar os mesmos se relacionando bem em um espaço tão sisudo. Ocorre ainda que quem comanda a biblioteca crê no silêncio como a ausência de sentido, ato vazio de qualquer rastro, buscando garantir uma ausência de quebrar uma segurança aparente, censurando o aluno, impedindo-o de enunciar outros sentidos além dos apresentados pelo professor, na sala de aula. Procuramos nesse trabalho, à luz da teoria discursiva, questionar e expor que o silêncio está longe de ser oco de sentidos e significados. Palavras-chave discurso; biblioteca escolar; silêncio; sentido; leitores Abstract We postulated that the library, when legitimating and to establish the silence in your space impedes of providing to the readers a space of possibilities of construction of senses, of escape and of reply of the order in that lived. We marked that, still more for the fact of working a lot with students is complex to imagine the same ones linking well in such a discerning space. It happens although who commands the library has faith in the silence as the sense absence, empty act of any trace, looking for to guarantee an absence of breaking an apparent safety, censuring the student, impeding him/it of enunciating other senses besides introduced them by the teacher, in the class room. We sought in that work, to the light of the discursive theory, to question and to expose that the silence is far away from being hollow of senses and meanings. Keywords discourse; school library; silence; sense; readers
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa História; Análise de Dados
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238
10.18617/liinc.v7i2.347
url http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238
identifier_str_mv 10.18617/liinc.v7i2.347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/2878
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4734
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4735
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4736
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4737
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/pjpeg
image/pjpeg
image/pjpeg
image/pjpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)
dc.source.none.fl_str_mv Liinc em Revista; Vol. 7 No. 2 (2011): Who Owns Knowledge and Culture?
Liinc em Revista; Vol. 7 Núm. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura?
Liinc em Revista; v. 7 n. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura?
1808-3536
reponame:Liinc em Revista
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
reponame_str Liinc em Revista
collection Liinc em Revista
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv
subject_por_txtF_mv discurso
biblioteca escolar
silêncio
sentido
leitores | discourse
school library
silence
sense
readers
_version_ 1700924324676894720