Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Liinc em Revista |
Texto Completo: | http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238 |
Resumo: | Resumo Postulamos que a biblioteca, ao legitimar e instaurar o silêncio em seu espaço impede de proporcionar aos leitores um espaço de possibilidades de construção de sentidos, de fuga e de contestação da ordem em que vivemos. Marcamos que, ainda mais pelo fato de trabalhar muito com alunos é complexo imaginar os mesmos se relacionando bem em um espaço tão sisudo. Ocorre ainda que quem comanda a biblioteca crê no silêncio como a ausência de sentido, ato vazio de qualquer rastro, buscando garantir uma ausência de quebrar uma segurança aparente, censurando o aluno, impedindo-o de enunciar outros sentidos além dos apresentados pelo professor, na sala de aula. Procuramos nesse trabalho, à luz da teoria discursiva, questionar e expor que o silêncio está longe de ser oco de sentidos e significados. Palavras-chave discurso; biblioteca escolar; silêncio; sentido; leitores Abstract We postulated that the library, when legitimating and to establish the silence in your space impedes of providing to the readers a space of possibilities of construction of senses, of escape and of reply of the order in that lived. We marked that, still more for the fact of working a lot with students is complex to imagine the same ones linking well in such a discerning space. It happens although who commands the library has faith in the silence as the sense absence, empty act of any trace, looking for to guarantee an absence of breaking an apparent safety, censuring the student, impeding him/it of enunciating other senses besides introduced them by the teacher, in the class room. We sought in that work, to the light of the discursive theory, to question and to expose that the silence is far away from being hollow of senses and meanings. Keywords discourse; school library; silence; sense; readers |
id |
IBICT-2_e94841123a9de3ec38527371321eea17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revista.ibict.br:article/3238 |
network_acronym_str |
IBICT-2 |
network_name_str |
Liinc em Revista |
spelling |
Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibitiondiscursobiblioteca escolarsilênciosentidoleitores | discourseschool librarysilencesensereaders Resumo Postulamos que a biblioteca, ao legitimar e instaurar o silêncio em seu espaço impede de proporcionar aos leitores um espaço de possibilidades de construção de sentidos, de fuga e de contestação da ordem em que vivemos. Marcamos que, ainda mais pelo fato de trabalhar muito com alunos é complexo imaginar os mesmos se relacionando bem em um espaço tão sisudo. Ocorre ainda que quem comanda a biblioteca crê no silêncio como a ausência de sentido, ato vazio de qualquer rastro, buscando garantir uma ausência de quebrar uma segurança aparente, censurando o aluno, impedindo-o de enunciar outros sentidos além dos apresentados pelo professor, na sala de aula. Procuramos nesse trabalho, à luz da teoria discursiva, questionar e expor que o silêncio está longe de ser oco de sentidos e significados. Palavras-chave discurso; biblioteca escolar; silêncio; sentido; leitores Abstract We postulated that the library, when legitimating and to establish the silence in your space impedes of providing to the readers a space of possibilities of construction of senses, of escape and of reply of the order in that lived. We marked that, still more for the fact of working a lot with students is complex to imagine the same ones linking well in such a discerning space. It happens although who commands the library has faith in the silence as the sense absence, empty act of any trace, looking for to guarantee an absence of breaking an apparent safety, censuring the student, impeding him/it of enunciating other senses besides introduced them by the teacher, in the class room. We sought in that work, to the light of the discursive theory, to question and to expose that the silence is far away from being hollow of senses and meanings. Keywords discourse; school library; silence; sense; readers Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict)2011-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa História; Análise de Dadosapplication/pdfimage/pjpegimage/pjpegimage/pjpegimage/pjpeghttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/323810.18617/liinc.v7i2.347Liinc em Revista; Vol. 7 No. 2 (2011): Who Owns Knowledge and Culture?Liinc em Revista; Vol. 7 Núm. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura?Liinc em Revista; v. 7 n. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura?1808-3536reponame:Liinc em Revistainstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/2878http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4734http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4735http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4736http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4737Bastos, Gustavo GrandiniPacífico, Soraya Maria RomanoRomão, Lucília Maria Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-27T11:32:46Zoai:ojs.revista.ibict.br:article/3238Revistahttp://revista.ibict.br/liincPUBhttp://revista.ibict.br/liinc/oai1808-35361808-3536opendoar:null2021-05-27 11:32:47.176Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition |
title |
Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition |
spellingShingle |
Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition Bastos, Gustavo Grandini discurso biblioteca escolar silêncio sentido leitores | discourse school library silence sense readers |
title_short |
Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition |
title_full |
Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition |
title_fullStr |
Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition |
title_full_unstemmed |
Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition |
title_sort |
Biblioteca escolar: espaço de silêncio e interdição | School library: a place of silence and prohibition |
author |
Bastos, Gustavo Grandini |
author_facet |
Bastos, Gustavo Grandini Pacífico, Soraya Maria Romano Romão, Lucília Maria Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Pacífico, Soraya Maria Romano Romão, Lucília Maria Sousa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Gustavo Grandini Pacífico, Soraya Maria Romano Romão, Lucília Maria Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discurso biblioteca escolar silêncio sentido leitores | discourse school library silence sense readers |
topic |
discurso biblioteca escolar silêncio sentido leitores | discourse school library silence sense readers |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo Postulamos que a biblioteca, ao legitimar e instaurar o silêncio em seu espaço impede de proporcionar aos leitores um espaço de possibilidades de construção de sentidos, de fuga e de contestação da ordem em que vivemos. Marcamos que, ainda mais pelo fato de trabalhar muito com alunos é complexo imaginar os mesmos se relacionando bem em um espaço tão sisudo. Ocorre ainda que quem comanda a biblioteca crê no silêncio como a ausência de sentido, ato vazio de qualquer rastro, buscando garantir uma ausência de quebrar uma segurança aparente, censurando o aluno, impedindo-o de enunciar outros sentidos além dos apresentados pelo professor, na sala de aula. Procuramos nesse trabalho, à luz da teoria discursiva, questionar e expor que o silêncio está longe de ser oco de sentidos e significados. Palavras-chave discurso; biblioteca escolar; silêncio; sentido; leitores Abstract We postulated that the library, when legitimating and to establish the silence in your space impedes of providing to the readers a space of possibilities of construction of senses, of escape and of reply of the order in that lived. We marked that, still more for the fact of working a lot with students is complex to imagine the same ones linking well in such a discerning space. It happens although who commands the library has faith in the silence as the sense absence, empty act of any trace, looking for to guarantee an absence of breaking an apparent safety, censuring the student, impeding him/it of enunciating other senses besides introduced them by the teacher, in the class room. We sought in that work, to the light of the discursive theory, to question and to expose that the silence is far away from being hollow of senses and meanings. Keywords discourse; school library; silence; sense; readers |
description |
Resumo Postulamos que a biblioteca, ao legitimar e instaurar o silêncio em seu espaço impede de proporcionar aos leitores um espaço de possibilidades de construção de sentidos, de fuga e de contestação da ordem em que vivemos. Marcamos que, ainda mais pelo fato de trabalhar muito com alunos é complexo imaginar os mesmos se relacionando bem em um espaço tão sisudo. Ocorre ainda que quem comanda a biblioteca crê no silêncio como a ausência de sentido, ato vazio de qualquer rastro, buscando garantir uma ausência de quebrar uma segurança aparente, censurando o aluno, impedindo-o de enunciar outros sentidos além dos apresentados pelo professor, na sala de aula. Procuramos nesse trabalho, à luz da teoria discursiva, questionar e expor que o silêncio está longe de ser oco de sentidos e significados. Palavras-chave discurso; biblioteca escolar; silêncio; sentido; leitores Abstract We postulated that the library, when legitimating and to establish the silence in your space impedes of providing to the readers a space of possibilities of construction of senses, of escape and of reply of the order in that lived. We marked that, still more for the fact of working a lot with students is complex to imagine the same ones linking well in such a discerning space. It happens although who commands the library has faith in the silence as the sense absence, empty act of any trace, looking for to guarantee an absence of breaking an apparent safety, censuring the student, impeding him/it of enunciating other senses besides introduced them by the teacher, in the class room. We sought in that work, to the light of the discursive theory, to question and to expose that the silence is far away from being hollow of senses and meanings. Keywords discourse; school library; silence; sense; readers |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa História; Análise de Dados |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238 10.18617/liinc.v7i2.347 |
url |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238 |
identifier_str_mv |
10.18617/liinc.v7i2.347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/2878 http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4734 http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4735 http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4736 http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3238/4737 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/pjpeg image/pjpeg image/pjpeg image/pjpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Liinc em Revista; Vol. 7 No. 2 (2011): Who Owns Knowledge and Culture? Liinc em Revista; Vol. 7 Núm. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura? Liinc em Revista; v. 7 n. 2 (2011): A quem pertencem Conhecimento e Cultura? 1808-3536 reponame:Liinc em Revista instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) instacron:IBICT |
reponame_str |
Liinc em Revista |
collection |
Liinc em Revista |
instname_str |
Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
instacron_str |
IBICT |
institution |
IBICT |
repository.name.fl_str_mv |
Liinc em Revista - Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia (IBICT) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
subject_por_txtF_mv |
discurso biblioteca escolar silêncio sentido leitores | discourse school library silence sense readers |
_version_ |
1700924324676894720 |