APROPRIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO: análise a partir de perfis de empresas startups

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Rodrigo Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Paulo Ricardo Silva, Santa Rita, Luciana Peixoto, Bittencourt, Ibsen Mateus, Souza, Edivanio Duarte de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: P2P e Inovação
Texto Completo: http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5163
Resumo: O processo de globalização atrelado ao avanço tecnológico e à popularização de novas ferramentas de informação e comunicação provocou mudanças no contexto socioeconômico. O conhecimento passou a assumir papel fundamental nos processos inovadores organizacionais. A apropriação e a gestão de dados e informações de tornaram-se essenciais na definição de estratégias de inovação. O presente artigo visa abordar a apropriação e a gestão da informação como estratégias de inovação a partir de perfis de empresas startups. A pesquisa de campo, com caráter descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada junto a vinte e seis startups, que participaram do Demoday, realizado no período de 26 a 28 de junho de 2019, na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas. Essas empresas se caracterizam pela atuação em diferentes segmentos, pelo atendimento a diferentes públicos-alvo e pelos diferentes estágios de desenvolvimento. Os achados científicos revelam que as startups buscam, a partir da apropriação e gestão de informações, alcançar os diferentes segmentos de mercado, estabelecer relação com o seu público-alvo e manter contínuo desenvolvimento. Considera-se que o acesso a dados e informações oportuniza aos empreendedores melhorar seus negócios e desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades de seu público.Palavras-chave: Apropriação da informação. Inovação organizacional. Startups.
id IBICT-4_bf40c9ba8801cc4ea0225c407e98e303
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/5163
network_acronym_str IBICT-4
network_name_str P2P e Inovação
spelling APROPRIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO: análise a partir de perfis de empresas startupsO processo de globalização atrelado ao avanço tecnológico e à popularização de novas ferramentas de informação e comunicação provocou mudanças no contexto socioeconômico. O conhecimento passou a assumir papel fundamental nos processos inovadores organizacionais. A apropriação e a gestão de dados e informações de tornaram-se essenciais na definição de estratégias de inovação. O presente artigo visa abordar a apropriação e a gestão da informação como estratégias de inovação a partir de perfis de empresas startups. A pesquisa de campo, com caráter descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada junto a vinte e seis startups, que participaram do Demoday, realizado no período de 26 a 28 de junho de 2019, na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas. Essas empresas se caracterizam pela atuação em diferentes segmentos, pelo atendimento a diferentes públicos-alvo e pelos diferentes estágios de desenvolvimento. Os achados científicos revelam que as startups buscam, a partir da apropriação e gestão de informações, alcançar os diferentes segmentos de mercado, estabelecer relação com o seu público-alvo e manter contínuo desenvolvimento. Considera-se que o acesso a dados e informações oportuniza aos empreendedores melhorar seus negócios e desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades de seu público.Palavras-chave: Apropriação da informação. Inovação organizacional. Startups.IBICTFerreira, João Rodrigo SantosLima, Paulo Ricardo SilvaSanta Rita, Luciana PeixotoBittencourt, Ibsen MateusSouza, Edivanio Duarte de2020-03-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdftext/htmlhttp://revista.ibict.br/p2p/article/view/516310.21721/p2p.2020v6n2.p59-78P2P & INOVAÇÃO; v. 6, n. 2 (2020): P2P & INOVAÇÃO; 59-78P2P E INOVAÇÃO; v. 6, n. 2 (2020): P2P & INOVAÇÃO; 59-782358-7814reponame:P2P e Inovaçãoinstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologiainstacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/p2p/article/view/5163/4424http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5163/4425Direitos autorais 2020 P2P E INOVAÇÃOhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-21T22:40:48Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv APROPRIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO: análise a partir de perfis de empresas startups
title APROPRIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO: análise a partir de perfis de empresas startups
spellingShingle APROPRIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO: análise a partir de perfis de empresas startups
Ferreira, João Rodrigo Santos
title_short APROPRIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO: análise a partir de perfis de empresas startups
title_full APROPRIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO: análise a partir de perfis de empresas startups
title_fullStr APROPRIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO: análise a partir de perfis de empresas startups
title_full_unstemmed APROPRIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO: análise a partir de perfis de empresas startups
title_sort APROPRIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO COMO ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO: análise a partir de perfis de empresas startups
author Ferreira, João Rodrigo Santos
author_facet Ferreira, João Rodrigo Santos
Lima, Paulo Ricardo Silva
Santa Rita, Luciana Peixoto
Bittencourt, Ibsen Mateus
Souza, Edivanio Duarte de
author_role author
author2 Lima, Paulo Ricardo Silva
Santa Rita, Luciana Peixoto
Bittencourt, Ibsen Mateus
Souza, Edivanio Duarte de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, João Rodrigo Santos
Lima, Paulo Ricardo Silva
Santa Rita, Luciana Peixoto
Bittencourt, Ibsen Mateus
Souza, Edivanio Duarte de
dc.description.none.fl_txt_mv O processo de globalização atrelado ao avanço tecnológico e à popularização de novas ferramentas de informação e comunicação provocou mudanças no contexto socioeconômico. O conhecimento passou a assumir papel fundamental nos processos inovadores organizacionais. A apropriação e a gestão de dados e informações de tornaram-se essenciais na definição de estratégias de inovação. O presente artigo visa abordar a apropriação e a gestão da informação como estratégias de inovação a partir de perfis de empresas startups. A pesquisa de campo, com caráter descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada junto a vinte e seis startups, que participaram do Demoday, realizado no período de 26 a 28 de junho de 2019, na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas. Essas empresas se caracterizam pela atuação em diferentes segmentos, pelo atendimento a diferentes públicos-alvo e pelos diferentes estágios de desenvolvimento. Os achados científicos revelam que as startups buscam, a partir da apropriação e gestão de informações, alcançar os diferentes segmentos de mercado, estabelecer relação com o seu público-alvo e manter contínuo desenvolvimento. Considera-se que o acesso a dados e informações oportuniza aos empreendedores melhorar seus negócios e desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades de seu público.Palavras-chave: Apropriação da informação. Inovação organizacional. Startups.
description O processo de globalização atrelado ao avanço tecnológico e à popularização de novas ferramentas de informação e comunicação provocou mudanças no contexto socioeconômico. O conhecimento passou a assumir papel fundamental nos processos inovadores organizacionais. A apropriação e a gestão de dados e informações de tornaram-se essenciais na definição de estratégias de inovação. O presente artigo visa abordar a apropriação e a gestão da informação como estratégias de inovação a partir de perfis de empresas startups. A pesquisa de campo, com caráter descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada junto a vinte e seis startups, que participaram do Demoday, realizado no período de 26 a 28 de junho de 2019, na cidade de Maceió, no Estado de Alagoas. Essas empresas se caracterizam pela atuação em diferentes segmentos, pelo atendimento a diferentes públicos-alvo e pelos diferentes estágios de desenvolvimento. Os achados científicos revelam que as startups buscam, a partir da apropriação e gestão de informações, alcançar os diferentes segmentos de mercado, estabelecer relação com o seu público-alvo e manter contínuo desenvolvimento. Considera-se que o acesso a dados e informações oportuniza aos empreendedores melhorar seus negócios e desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades de seu público.Palavras-chave: Apropriação da informação. Inovação organizacional. Startups.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5163
10.21721/p2p.2020v6n2.p59-78
url http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5163
identifier_str_mv 10.21721/p2p.2020v6n2.p59-78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5163/4424
http://revista.ibict.br/p2p/article/view/5163/4425
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 P2P E INOVAÇÃO
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 P2P E INOVAÇÃO
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv P2P & INOVAÇÃO; v. 6, n. 2 (2020): P2P & INOVAÇÃO; 59-78
P2P E INOVAÇÃO; v. 6, n. 2 (2020): P2P & INOVAÇÃO; 59-78
2358-7814
reponame:P2P e Inovação
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia
instacron:IBICT
reponame_str P2P e Inovação
collection P2P e Inovação
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1662114155104043008