A representatividade das mulheres na gestão das universidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kátia Elaine de Vasconcelos e
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Presser, Nadi Helena, Silva, Eli Lopes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: P2P e Inovação
Texto Completo: http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4366
Resumo: Esta pesquisa analisa o alcance e as condições do acesso das mulheres, servidoras públicas de uma Universidade Federal, aos cargos de gestão instituídos na instituição. Pesquisa exploratória e descritiva, as análises se fundamentaram numa abordagem qualiquantitativa. A análise qualitativa examinou as barreiras e discriminação de gênero utilizando as metáforas teto de vidro e firewall como recursos heurísticos. O estudo constatou que, do ponto de vista do cômputo geral de servidores, a situação se mantém favorável às mulheres. Todavia, o estudo apontou que os homens, na área da docência, assumem mais cargos de gestão que as docentes do sexo feminino, incluindo as posições mais altas na hierarquia e, por conseguinte, recebem valores mais altos relativos à gratificação pelos cargos ocupados, bem como ascendem aos cargos em menor tempo que as mulheres. No desfecho, este estudo de gênero mostrou que as mulheres, de um modo geral, ainda que presentes em número crescente, não se distribuem de modo uniforme pelos diferentes cargos para gerir a universidade.
id IBICT-4_f85294495bbc5d224496f7b415104f7f
oai_identifier_str oai:ojs.revista.ibict.br:article/4366
network_acronym_str IBICT-4
network_name_str P2P e Inovação
spelling A representatividade das mulheres na gestão das universidadesEsta pesquisa analisa o alcance e as condições do acesso das mulheres, servidoras públicas de uma Universidade Federal, aos cargos de gestão instituídos na instituição. Pesquisa exploratória e descritiva, as análises se fundamentaram numa abordagem qualiquantitativa. A análise qualitativa examinou as barreiras e discriminação de gênero utilizando as metáforas teto de vidro e firewall como recursos heurísticos. O estudo constatou que, do ponto de vista do cômputo geral de servidores, a situação se mantém favorável às mulheres. Todavia, o estudo apontou que os homens, na área da docência, assumem mais cargos de gestão que as docentes do sexo feminino, incluindo as posições mais altas na hierarquia e, por conseguinte, recebem valores mais altos relativos à gratificação pelos cargos ocupados, bem como ascendem aos cargos em menor tempo que as mulheres. No desfecho, este estudo de gênero mostrou que as mulheres, de um modo geral, ainda que presentes em número crescente, não se distribuem de modo uniforme pelos diferentes cargos para gerir a universidade.IBICTSilva, Kátia Elaine de Vasconcelos ePresser, Nadi HelenaSilva, Eli Lopes da2018-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://revista.ibict.br/p2p/article/view/436610.21721/p2p.2018v5n1.p120-140P2P & INOVAÇÃO; v. 5, n. 1 (2018): P2P & INOVAÇÃO; 120-140P2P E INOVAÇÃO; v. 5, n. 1 (2018): P2P & INOVAÇÃO; 120-1402358-7814reponame:P2P e Inovaçãoinstname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologiainstacron:IBICTporhttp://revista.ibict.br/p2p/article/view/4366/3756Direitos autorais 2018 P2P E INOVAÇÃOhttps://creativecommons.org/licenses/by/3.0/info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-11T18:21:55Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv A representatividade das mulheres na gestão das universidades
title A representatividade das mulheres na gestão das universidades
spellingShingle A representatividade das mulheres na gestão das universidades
Silva, Kátia Elaine de Vasconcelos e
title_short A representatividade das mulheres na gestão das universidades
title_full A representatividade das mulheres na gestão das universidades
title_fullStr A representatividade das mulheres na gestão das universidades
title_full_unstemmed A representatividade das mulheres na gestão das universidades
title_sort A representatividade das mulheres na gestão das universidades
author Silva, Kátia Elaine de Vasconcelos e
author_facet Silva, Kátia Elaine de Vasconcelos e
Presser, Nadi Helena
Silva, Eli Lopes da
author_role author
author2 Presser, Nadi Helena
Silva, Eli Lopes da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kátia Elaine de Vasconcelos e
Presser, Nadi Helena
Silva, Eli Lopes da
dc.description.none.fl_txt_mv Esta pesquisa analisa o alcance e as condições do acesso das mulheres, servidoras públicas de uma Universidade Federal, aos cargos de gestão instituídos na instituição. Pesquisa exploratória e descritiva, as análises se fundamentaram numa abordagem qualiquantitativa. A análise qualitativa examinou as barreiras e discriminação de gênero utilizando as metáforas teto de vidro e firewall como recursos heurísticos. O estudo constatou que, do ponto de vista do cômputo geral de servidores, a situação se mantém favorável às mulheres. Todavia, o estudo apontou que os homens, na área da docência, assumem mais cargos de gestão que as docentes do sexo feminino, incluindo as posições mais altas na hierarquia e, por conseguinte, recebem valores mais altos relativos à gratificação pelos cargos ocupados, bem como ascendem aos cargos em menor tempo que as mulheres. No desfecho, este estudo de gênero mostrou que as mulheres, de um modo geral, ainda que presentes em número crescente, não se distribuem de modo uniforme pelos diferentes cargos para gerir a universidade.
description Esta pesquisa analisa o alcance e as condições do acesso das mulheres, servidoras públicas de uma Universidade Federal, aos cargos de gestão instituídos na instituição. Pesquisa exploratória e descritiva, as análises se fundamentaram numa abordagem qualiquantitativa. A análise qualitativa examinou as barreiras e discriminação de gênero utilizando as metáforas teto de vidro e firewall como recursos heurísticos. O estudo constatou que, do ponto de vista do cômputo geral de servidores, a situação se mantém favorável às mulheres. Todavia, o estudo apontou que os homens, na área da docência, assumem mais cargos de gestão que as docentes do sexo feminino, incluindo as posições mais altas na hierarquia e, por conseguinte, recebem valores mais altos relativos à gratificação pelos cargos ocupados, bem como ascendem aos cargos em menor tempo que as mulheres. No desfecho, este estudo de gênero mostrou que as mulheres, de um modo geral, ainda que presentes em número crescente, não se distribuem de modo uniforme pelos diferentes cargos para gerir a universidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4366
10.21721/p2p.2018v5n1.p120-140
url http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4366
identifier_str_mv 10.21721/p2p.2018v5n1.p120-140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.ibict.br/p2p/article/view/4366/3756
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 P2P E INOVAÇÃO
https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 P2P E INOVAÇÃO
https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv P2P & INOVAÇÃO; v. 5, n. 1 (2018): P2P & INOVAÇÃO; 120-140
P2P E INOVAÇÃO; v. 5, n. 1 (2018): P2P & INOVAÇÃO; 120-140
2358-7814
reponame:P2P e Inovação
instname:Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia
instacron:IBICT
reponame_str P2P e Inovação
collection P2P e Inovação
instname_str Instituto Brasileiro de Informação Ciência e Tecnologia
instacron_str IBICT
institution IBICT
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1633520620181389312